10 habilidades que irão te transformar em um grande líder

Tempo de leitura: 4 minutos

Para executar o papel de liderança de forma satisfatória e ser um grande líder, algumas habilidades são fundamentais. Porém não há com o que se preocupar, pois elas podem ser adquiridas e desenvolvidas. Afinal, habilidades não são inatas, ou seja, não nascem com a pessoa.

 

Neste conteúdo, elencamos 10 habilidades de um líder que são consideradas de extrema importância para quem atua neste cargo.

 

O que é ser um bom líder?

 

Ser um bom líder não significa apenas cobrar resultados. A posição vai muito além disso, sendo algo desafiador para qualquer profissional.

 

Nesse sentido, ser um bom líder significa ter a capacidade de motivar, orientar e inspirar pessoas para que elas cumpram seus objetivos da melhor forma possível.

 

Isto é, um bom líder precisa se preocupar com questões muito mais amplas do que apenas estar em cima de prazos e cobrar empenho dos funcionários.

 

E executar ou não uma liderança positiva e que gere bons frutos vai depender das habilidades que o líder possui.

 

10 habilidades de um grande líder

 

As habilidades de um líder devem variar de acordo com o ambiente profissional no qual ele está inserido, uma vez que cada empresa tem uma cultura organizacional. Além disso, cada equipe enfrenta desafios diferentes e, portanto, exige competências diferentes dos líderes.

 

Contudo existem algumas habilidades que a liderança sempre deve ter e que independem do ambiente de trabalho. Por isso listamos 10 habilidades principais de um líder de sucesso, confira:

 

1. Autoconfiança

 

Uma das atividades que o líder vai realizar com frequência é tomar decisões. Para isso, ele deve ter autoconfiança para transmitir segurança aos liderados.

 

Isso é importante para que todos tenham certeza de que estão seguindo o melhor caminho para atingir determinado objetivo.

 

2. Capacidade de delegar

 

Saber delegar é mais uma habilidade essencial para um bom líder. Isso é essencial para construir uma equipe que seja eficiente e bem organizada.

 

Além disso, delegar tarefas é uma das formas de o líder demonstrar que confia nos colaboradores. E mais, essa prática permite que ele tenha mais tempo para focar em atividades que realmente dependem dele.

 

3. Comunicação

 

Outra habilidade importante é a de comunicação. Isso envolve tanto a parte de delegar e transmitir informações claras quanto ouvir.

 

A comunicação deve sempre ser democrática. Ou seja, não é apenas o líder que deve ter voz dentro de uma organização. Todos da equipe precisam ter espaço para opinar, sugerir soluções e compartilhar ideias.

 

4. Confiar no outro

 

Assim como a autoconfiança é essencial, o líder deve demonstrar que confia nos colaboradores. Isso influencia no desenvolvimento profissional e é importante para que eles tenham mais responsabilidade.

 

A partir do momento em que os liderados percebem que o líder confia neles individualmente, desenvolvem mais dedicação e empenho nas atividades para merecer essa confiança.

 

A confiança mútua também é indispensável para que, nos momentos de dúvida ou de problemas, haja uma comunicação clara em busca da melhor solução.

 

5. Comprometimento

 

Entre as habilidades básicas de um líder está o comprometimento. Não basta apenas delegar as atividades, é preciso se envolver no processo.

 

Um líder comprometido consegue gerar melhores resultados com as equipes, pois acompanha o andamento dos processos. Então, mesmo que ele próprio não execute, participou da construção.

 

6. Habilidades técnicas

 

A parte técnica também é fundamental para uma liderança de qualidade. Para isso, a realização de cursos e treinamentos é o melhor caminho.

 

Quem está no comando deve sempre se atualizar e se aperfeiçoar, acompanhando as novidades que o mercado tem a oferecer ao setor.

 

Com isso, o líder terá sempre algo produtivo para ensinar e repassar à equipe, refletindo nos resultados da empresa.

 

7. Empatia

 

Ter empatia é indispensável para quem deseja ser um bom líder. E ser empático significa saber se colocar no lugar da outra pessoa e ouvi-la.

 

Lembre-se: é importante sentir a dor e participar do problema do outro para ajudar na busca por uma solução.

 

8. Dar feedback

 

Muitas pessoas quando ouvem essa palavra têm uma impressão negativa. Porém, se isso acontece, é porque associam a prática a um mural de culpados.

 

No entanto, dar feedbacks não é apontar erros ou estabelecer culpados. Muito pelo contrário, é elencar os pontos que precisam ser melhorados, fazendo isso com empatia e cuidado.

 

Além disso, o feedback também pode ser positivo. Inclusive, é importante que as pequenas vitórias sejam comemoradas.

 

Tanto as vitórias quanto os pontos de melhorias só se tornam de conhecimento da equipe quando o líder indica por meio de feedback. Assim, essa é uma habilidade essencial.

 

Veja também: Aprenda a identificar e a desenvolver estilos de liderança

 

9. Consistência

 

Mais acima falamos em clima organizacional, e a consistência contribui para um clima positivo.

 

Líderes instáveis, ou seja, que não têm equilíbrio emocional para demonstrar consistência, deixam o ambiente de trabalho desagradável.

 

Imprevisibilidade e inconstância são fatores prejudiciais à equipe, desmotivando os colaboradores e causando estresse. Por isso, trabalhar o equilíbrio emocional para ser um líder estável é algo imprescindível para uma boa gestão.

 

10. Coerência

 

Por fim, um líder também deve ser coerente. Isto é, aquilo que ele fala deve condizer com suas atitudes.

 

Isso transmite confiança para o time, que é a base para o sucesso do trabalho em equipe.

 

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Começamos este conteúdo lembrando a você que as habilidades de um bom líder não nascem com ele, mas são construídas. Por isso você precisa se empenhar para desenvolvê-las.

 

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