Daily Scrum Meeting: como fazer a reunião na sua equipe de trabalho?

Tempo de leitura: 5 minutos

Reuniões são sempre momentos importantes dentro de uma equipe, independente de qual seja a finalidade, é preciso organização, assertividade e direcionar as temáticas ali abordadas.

 

Você já ouviu falar sobre a Daily Scrum, ou, Daily? Essa é uma das formas mais adotadas dentro de várias empresas, assim, confira abaixo mais sobre como iniciar esse “ritual” em sua companhia.

 

O que é uma Daily Scrum?

A Daily Scrum é uma reunião feita todos os dias, onde alinhamentos e pontuações específicos são realizados para entender mais sobre as tarefas de cada funcionário.

 

Nesse caso, alguns pontos primordiais são abordados:

Quais são as dificuldades de execução;
Quando há a necessidade de ajuda;
Quem pode ajudar nesse processo;
Se está tudo decorrendo normalmente.

Essa metodologia é conhecida por facilitar a vida dos colaboradores, principalmente porque é feita logo no início do dia, melhorando a comunicação entre a equipe.

 

Antigamente era adotada principalmente por equipes presenciais, porém, com a popularização do home office, agora é uma ótima opção para unificar times, além de facilitar a prestação de atividades para a gerência.

 

Para que serve Daily Scrum?

A reunião Daily possui vários benefícios para ser implementada ainda hoje mesmo em seu negócio.

 

Alguns deles, são:

Comunicação mais assertiva entre os colaboradores;
Engajamento dos trabalhadores;
Correção de erros rapidamente;
Entender as dificuldades presentes na execução de uma tarefa;
Facilidade na tomada de decisões;
Maior senso de responsabilidade de cada indivíduo;
Colaboração entre os membros do mesmo time.

Pode ser que essa seja aquela pequena questão que está faltando dentro de sua companhia para “escoar” com mais facilidade as atividades.

 

Portanto, tenha atenção e experimente tentar a aplicação da Daily Scrum em sua empresa durante certo tempo, com certeza os resultados serão muito positivos!

 

Estrutura da Daily Scrum Meeting 

Quer saber como funciona a estrutura de uma Daily Scrum Meeting para que possa reproduzi-la com maestria em seu time?

 

Confira abaixo mais sobre como iniciar e siga o passo a passo.

 

O que foi feito no dia anterior

Primeiro, é preciso que todos os envolvidos, um de cada vez, digam o que foi feito no dia anterior a reunião.

 

Assim, pode-se ter um panorama mais específico do que já está em andamento e até mesmo do que pode estar pendente, unindo forças para a resolução antes que se torne uma grande bola de neve.

 

O que consta na programação do dia

Agora, é o momento de falar o que será feito no dia da reunião, abrangendo a rotina esperada e as atividades que o tempo comportará.

 

Impedimentos

Por fim, caso existam problemas que podem estar impedindo a conclusão das atividades, esse é o momento de expô-las, onde demais colegas podem se ajudar ou reduzir os problemas em questão.

 

É nesse momento que se dá vazão para que as questões sejam resolvidas com facilidade, com direcionamento e implementando o senso de equipe de todos.

 

Importância da reunião Daily Scrum 

A importância de aplicar a Daily Scrum é inquestionável.

 

Confira abaixo quais são os principais benefícios que essa ação diária e simples pode incentivar em seu time:

Unificação do time;
Desenvolver o senso de dono das tarefas de cada um;
Contribuir na integração dos colaboradores;
Maior organização da companhia;
Redução e antecipação de problemas;
Entrega de resultados conforme o esperado.

Além de tantos outras vantagens que podem surgir especificamente em sua equipe, portanto, é o momento de começar a aplicar essa ação o quanto antes!

 

Como fazer uma Daily Scrum na empresa?

Quer começar a fazer a Daily Scrum? Confira abaixo um guia simples para que possa executá-la com sucesso!

 

1. Agende o horário da daily scrum para o mesmo horário

É preciso que a daily scrum esteja sempre no radar e na rotina de todos os funcionários, assim, será parte do dia a dia.

 

Além disso, há tempo de preparação para esclarecer as ideias, informar eventuais problemas e manter a equipe informada sobre os próximos passos.

 

2. Inicie pontualmente

Outro ponto que pode passar despercebido é a obrigatoriedade de que a reunião aconteça no horário que foi determinado.

 

Isso mostra responsabilidade e importância por parte de todos os colaboradores e principalmente do líder do time, além de não atrasar os demais afazeres e compromissos dos indivíduos.

 

3. Todos os colaboradores falam 

É importante que todos os trabalhadores de um mesmo time exponham seus afazeres tanto do dia anterior, do dia em questão e os problemas que podem estar implicando na execução das atividades.

 

Assim, você promove a integração de todo o time, além de acentuar de que os afazeres de cada um importam para o movimento e desenvolvimento do setor em questão.

 

4. O líder finaliza 

Por fim, é trabalho do líder do time finalizar a reunião, onde novamente deve perguntar se existe algum assunto ou questão que precisa ser discutida em particular ou posteriormente.

 

Dicas para uma daily scrum meeting

Veja abaixo dicas essenciais para que seu daily meeting seja o mais saudável e proveitoso possível.

 

Se a daily scrum foi online deixe os links gerados e agendados

Esse é uma pequena questão que pode ser esquecida pelos líderes ou gestores, principalmente quando a empresa possui trabalhadores em modelo remoto.

 

Nesse caso, é essencial enviar os convites com o link para o encontro online, onde todos devem estar no horário combinado para poupar e otimizar o tempo de todos.

 

Cogite uma stand up meeting

A stand up meeting pode ser uma opção para agilizar mais ainda a daily scrum, onde, literalmente, os funcionários ficam em pé.

 

Dessa forma, têm-se mais urgência na resolução e expressão dos afazeres, principalmente pelo maior desconforto de se estar em pé.

 

Seja rápido

A principal premissa da daily scrum é de que seja rápida e direta, principalmente para que todos os envolvidos não se enrolem e tenham mais tempo para “por a mão na massa”.

 

Dicas de reuniões para uma equipe autogerenciável

Você já conhece o canal do EAG no Youtube? Por lá, você recebe várias dicas para que sua equipe se torne cada vez mais autogerenciável, além de muitas informações para tirar sua empresa do caos.

 

Por meio de conteúdos dinâmicos, explicados tanto por Marcelo Germano quanto pelos membros da empresa, você fica sempre bem informado sobre o que pode fazer para melhorar seus processos internos e externos.

 

Confira abaixo mais sobre 3 reuniões de equipes que são extremamente eficazes para otimizar as atividades diárias e unificar cada vez mais seu time!

Conclusão

Com esse artigo, comandante, você conseguiu entender mais sobre a daily scrum, uma ação simples, porém extremamente poderosa dentro de um time.

 

Aqui no EAG você recebe muitos conteúdos completamente gratuitos que possuem impactos indescritíveis dentro de sua equipe e empresa, portanto, é a hora de considerar realizar o programa EAG.

 

Por meio de métodos específicos e comprovados, ajudamos com que sua empresa saia do caos e você pare de focar em apagar incêndios, direcionando o operacional e batendo as metas estabelecidas.

 

Ficou curioso? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas e garanta a sua vaga para resultados surpreendentes em seu negócio!

O post Daily Scrum Meeting: como fazer a reunião na sua equipe de trabalho? apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 5 minutos Daily Scrum Meeting é um tipo de reunião para otimizar o tempo da sua equipe na empresa. Aprenda para que serve, importância e como fazer!
O post Daily Scrum Meeting: como fazer a reunião na sua equipe de trabalho? apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário