Equipe desmotivada? Aprenda como reverter esse cenário!

Tempo de leitura: 6 minutos

Manter uma equipe funcionando no seu máximo de performance é uma meta que pode ser um problema ou apenas uma questão para muitas empresas, mas, sempre exigirá muita atenção!

 

Um dos pontos que merecem muito cuidado é quando a equipe está desmotivada, onde é primordial que tenha-se atenção e muito foco para a resolução.

 

Quer saber o que deve ser feito nesse caso? Confira mais abaixo sobre alguns dos principais sinais de que isso está acontecendo, o que fazer para sanar o problema e muitas outras questões aqui no blog EAG!

 

5 Indícios de uma equipe desmotivada

Você sabia que existem alguns sinais claros de que sua equipe está cada vez mais desmotivada e com menos vontade de executar as ações acordadas?

 

Confira abaixo alguns dos principais indícios para identificar dentro de seu time e fique de olho em quando iniciar as implementações necessárias para reverter esse cenário.

 

Falta e atrasos no trabalho

Sua equipe ou algum membro específico está negligenciando os horários acordados ou até mesmo não comparecendo ao expediente?

 

Esse pode ser um dos sinais de baixa produtividade, afinal, simboliza falta de comprometimento com a empresa.

 

Baixa qualidade e produtividade

Quase que autoexplicativa, quando é possível visualizar a queda da qualidade e entrega dos funcionários, é um grande sinal de que alguma coisa não está indo bem.

 

Nesse caso, vale a pena ter mais atenção e documentar a diferença usando os indicadores de desempenho, apresentando posteriormente para o colaborador em questão ou o time designado.

 

Ausência de foco

É fácil de perceber quando aquele seu funcionário exemplar está fora de foco! Nesse caso, vale a pena chamá-lo para uma conversa pessoal e assim, entender o que está acontecendo.

 

Pode ser que seja apenas uma questão momentânea, problemas pessoais ou até mesmo razões mais simples do que você imagina.

 

Comportamento ruim

Se um colaborador tem apresentado um comportamento ruim e até mesmo desrespeitoso com os demais membros do time, é um grande sinal de que algo não está indo bem.

 

Nesse caso, vale a pena uma conversa pessoal e até mesmo uma advertência caso os limites sejam ultrapassados.

 

Desentendimentos frequentes entre o time

Por fim, quando os problemas vão além da forma individual, é preciso mais cuidado ainda para que uma conversa envolvendo demais funcionários aconteça, sem constranger ninguém em específico.

 

Aqui, vale a pena investigar o que cada um dos colaboradores tem a dizer, quais são os pontos que precisam ser revisitados e apresentar novamente a cultura organizacional da companhia.

 

Confira no vídeo abaixo quais são as táticas utilizadas dentro do EAG para ter uma equipe motivada por meio da liderança ideal!

Por que a equipe está desmotivada?

Existem várias razões que podem influenciar com que a equipe esteja desmotivada. Veja alguns dos principais pontos e observe se algum deles está acontecendo dentro de sua companhia.

Excesso de trabalho: trabalhar além do normal, em horários fora do expediente ou muito mais do que a carga acordada não é nenhum pouco positivo, gerando uma grande insatisfação para o colaborador;
Salário aquém do mercado: ninguém fica feliz em saber que pessoas que possuem o mesmo cargo em outras empresas estão ganhando mais, nesse caso, é natural que a procura por outra companhia aconteça quanto menos você esperar;
Falta de reconhecimento dos pares e liderança: um trabalhador que não é reconhecido, consequentemente ficará desmotivado com sua atuação dentro da empresa. É essencial investir em feedback, bonificações e benefícios extras;
Não há perspectiva de crescimento profissional: é natural que os trabalhadores desejem crescem dentro do cargo e da carreira. Se sua empresa não possui um plano de carreira bem definido, pode ser o momento de inseri-lo o quanto antes!
Falta de feedback dos líderes: a falta de reconhecimento é um dos principais motivos para que funcionários procurem outras oportunidades, assim, não peque com o uso dessa simples ferramenta e retorno daqueles que lhe são essenciais;
Ausência de clareza e transparência das metas empresariais: definir e realizar o acompanhamento das metas é essencial para que todos os colaboradores sintam-se envolvidos, engajados e trabalhando em prol do crescimento da companhia;
Ambiente insalubre: um clima tóxico e com pessoas que estão querendo “puxar o tapete” do outro só prejudicará o time. Invista em um espaço saudável, confortável e acolhedor para todos os envolvidos;
Falta de confiança na gestão: o líder é quem dita o ritmo de todos os trabalhadores, portanto, é preciso que seja firme, repasse confiança e escute seus liderados.

Comandante, você conseguiu identificar algumas dessas questões no dia a dia de seu negócio? Pode ser a hora de parar e compreender o que deve ser feito para mudar esse cenário!

 

Consequências de uma equipe desmotivada

Mas afinal, agora após ler todas essas questões, você sabe quais são as consequências de ter uma equipe desmotivada para sua empresa?

 

Algumas das principais resultantes que podem ser visualizadas, são:

Produtividade em baixa: com uma motivação ruim, é comum que os funcionários produzam o mínimo e até menos que isso, se distraindo com facilidade e atrapalhando a produção do time. Com isso, o time se sente inteiro sobrecarregado, afetando o clima organizacional da companhia;
Falta de soluções: é natural que aconteça o acúmulo de problemas, ocasionando maiores problemas do que os comumente enfrentados no dia a dia;
Atendimento péssimo: não somente com o cliente, mas também ao lidar com todos os outros envolvidos da equipe, o que ampliará o clima de insucesso interno para todas as pessoas, até mesmo de forma externa.

Por isso, pode ser a hora de verificar o que deve ser feito, quais são os pontos que merecem atenção em sua equipe e até como demitir funcionário que não está rendendo.

 

A responsabilidade do líder na equipe desmotivada

Afinal, o que o líder de uma equipe tem de responsabilidade diante desse cenário? A resposta é: tudo!

 

É importante que você, comandante, saiba que sua equipe é o reflexo da liderança que está sendo aplicada e como o ambiente de trabalho está influenciando na produção – tanto positivo e negativa!

 

Por isso, é preciso saber bem ao certo quais são os líderes que devem ser escolhidos e que alguns hábitos sejam adotados – sempre condizentes com a cultura organizacional da equipe, como:

Reuniões de alinhamento: seja um 1:1 ou um daily meeting, mantenha a equipe sempre próxima e com todos os quesitos alinhados – seja ela online ou presencial -, incentivando o trabalho em grupo e colaboração de todos;
Feedback: é primordial que o líder incentive com que a rotina de feedbacks seja constante, tanto os negativos, quanto os positivos, servindo como base para uma melhoria e para motivar o trabalhador quando este está no trabalho certo;
Reconhecimento: sempre que um colaborador estiver desempenhando um trabalho positivo, não deixe de dizer para o mesmo ou bonificá-lo, seja com uma lembrancinha, com um aumento no salário, com um jantar pago pela empresa;
Dinâmicas: existem várias dinâmicas que podem ser executadas para melhorar cada vez mais o trabalho em equipe, unificando a equipe e todos os envolvidos, por isso, encontre aquela que faz mais sentido para seu negócio!

Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo do podcast EAG como uma equipe engajada consegue sempre bater as metas que são aplicadas e como inserir isso dentro de sua organização!

Como engajar uma equipe desmotivada

Sua equipe já está desmotivada, então, o que deve ser feito para que esse cenário seja modificado?

Seja observador: tente entender qual é o motivo ou questão que pode estar ocasionando em um membro em específico ou em todo o grupo;
Converse com todos de forma individual: o próximo passo é tentar compreender o que está acontecendo com mais detalhes, acolhendo e entendendo a situação de forma completa;
Reúna a equipe: chame todos os colaboradores para uma conversa e com delicadeza, peça para que conversem e até mesmo deem sugestões sobre o que deve ser feito;
Aplique melhorias: de nada adianta realizar toda essa mobilização e nada ser feito de forma posterior, por isso, anote todas os levantamentos e procure soluções para que seja modificado;
Verifique constantemente: é preciso sempre fazer reuniões recorrentes e observações sobre questões do dia a dia, evitando assim com que um possível clima caótico se instale dentro do time e a desmotivação surja.

Essas são apenas algumas das dicas mais interessantes, você como comandante ou líder de sua equipe deve promover as melhores ações para que todos sintam-se prontos para lidar com os desafios colaborativos.

 

Confira abaixo mais sobre 12 dicas matadoras de Marcelo Germano sobre o que deve ser feito dentro de uma equipe que está desmotivada e comece a aplicar o quanto antes!

Estratégias para motivar a equipe

Por fim, quais são as estratégias mais indicadas para conseguir motivar uma equipe? Segundo Marcelo Germano:

70% do engajamento do time, depende do líder!

Por isso, você, comandante, é o próprio responsável por esse cenário. Dessa maneira, saiba algumas das principais ações que devem ser aplicadas e inicie hoje mesmo!

Faça avaliações de desempenho com os funcionários;
Saiba o que o funcionário em questão gosta e sabe fazer bem;
Aplique 1:1 e conversas de alinhamento de expectativa;
Entenda se algo está atrapalhando o desempenho e o encaminhamento das atividades.

Tudo isso é preciso para criar uma conexão com o seu colaborador e também uma cultura de alto desempenho, demonstrando para esse funcionário mais sobre:

O que a empresa faz;
O porque faz isso;
Quais são os objetivos que se deseja alcançar;
Como isso melhora a vida das pessoas,

Você, como líder, deve motivá-las para que façam muito mais do que o esperado de maneira natural, incentivando e ampliando o sentimento de pertencimento dentro de sua empresa!

 

Veja mais abaixo no podcast EAG sobre como conseguir engajar uma equipe desmotivada, quais são os principais pontos que merecem atenção dentro desse negócio e muito mais!

Quer mudar o rumo de sua empresa, ter uma equipe autogerenciável e modificar o cenário do caos? É a hora de fazer o programa EAG! Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

O post Equipe desmotivada? Aprenda como reverter esse cenário! apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 6 minutos Manter uma equipe funcionando no seu máximo de performance é uma meta que pode ser …
Leia Mais
O post Equipe desmotivada? Aprenda como reverter esse cenário! apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário