Metas empresariais: como determinar e obter resultados

Tempo de leitura: 4 minutos

Estabelecer metas empresariais é um dos primeiros pontos que empresas de sucessos devem realizar para que assim, possam ir além do esperado e aumentarem grandemente os números de vendas e lucro.

 

Porém, para que esses objetivos sejam traçados com sucesso e objetividade, é preciso ter um planejamento estratégico bem definido, entender o que precisa ser feito com cuidado e observar tantos outros pontos.

 

Quer começar essa aplicação dentro de sua empresa, porém, não sabe exatamente como ou quando? Confira aqui no artigo mais sobre como funciona, quais são os conceitos e dicas únicas!

 

Definição de meta

A meta nada mais é do que definir um ponto de chegada dentro de sua empresa, onde algumas das possibilidades podem ser:

Valor x até o final do semestre;
Contratação de 10 novos funcionários em um ano;
Aumento de determinada quantidade no final do faturamento trimestral.

E tudo aquilo que for de extrema importância para o futuro de sua empresa.

 

Quer saber como aplicar um planejamento estratégico empresarial dentro de sua companhia? Confira mais abaixo no vídeo do EAG o que deve ser feito!

Conceito de metas empresariais

As metas de um negócio são alvos escolhidos de forma prévia por uma empresa, estabelecendo assim qual será o dia final para que seja verificado se foi alcançado ou não.

 

Geralmente as metas são divididas entre curto e médio prazo, além das subdivisões internas para que possa ser melhor planejada.

 

Veja no vídeo abaixo mais sobre o planejamento mais indicado para alcançar metas, onde há um plano de ação, execução e assim, o resultado angariado.

Importância das metas empresariais

Está se perguntando sobre qual é a importância das metas empresariais? Alguns dos principais pontos que são decorrentes da aplicação de objetivos, são:

Aumento da produtividade da equipe: todos os funcionários começam a trabalhar em prol da mesma conquista;
Determinação do que é prioridade: sabe-se o que se deseja de forma inicial, articulando todos da equipe para que o objetivo seja atingido;
Unificação da equipe: tenha um time mais engajado ao determinar uma questão que precisa ser alcançada por todos os indivíduos;
Maior assertividade: com essa determinação do que precisa ser feito, menos tempo é desperdiçado, focando no que é prioridade.

Quer saber como fazemos aqui no EAG para atingir metas difíceis? Confira abaixo no vídeo como faturamos 21 milhões com 36 pessoas na equipe!

Por que estipular metas empresariais?

O principal ponto de estipular metas empresariais é de conseguir com que planos e ações que são importantes para a empresa, sejam executados com mais facilidade e direcionamento.

 

Portanto, se existem questões específicas que precisam ser executadas em sua empresa, é a hora de definir isso como meta e assim, trabalhar com todos os envolvidos para que isso aconteça.

 

Lembre-se que meta precisa:

Ser importante e relevante para o setor de atuação;
Encantar os envolvidos;
Ter tempo estipulado para que seja concluída;
Trazer benefícios significativos para os envolvidos.

Tudo isso ajudará com que todos os colaboradores sintam-se envolvidos e participativos dessa questão, atuando em prol da questão final.

 

Como determinar metas empresariais?

Existem muitas formas de conseguir determinar algumas metas empresariais, principalmente porque existem várias metodologias designadas para que isso aconteça.

 

Um dos mais utilizados é o OKRs – Objectives and Key Results -, usado por grandes empresas ao redor do mundo.

 

A ideia principal é a definição de um objetivo e como ele será mensurado, incluindo assim fatos importantes para que tenha-se direcionamento e cuidado no que será feito.

 

Além disso, geralmente são incluídos prazos curtos para a conclusão, permitindo assim com que existem avaliações de tempos em tempos.

 

É preciso que uma meta seja definida, afinal, nada será prioridade se tudo é importante da mesma forma!

 

Assim, vale a pena definir um objetivo para a empresa de forma geral, uma para cada equipe e até mesmo uma para cada pessoa de forma individual, permitindo com que todos tenham objetivos individuais e em comum.

 

As metas precisam ser realistas e condizentes com o que é possível de ser alcançado, do contrário, só vão gerar insatisfação e frustração com todos os envolvidos.

 

Como alcançar as metas empresariais?

Quer saber o que deve ser feito para que as metas empresariais estipuladas sejam alcançadas?

 

Veja abaixo algumas dicas para começar a aplicar o quanto antes dentro de sua companhia e assim, visualizar os primeiros resultados o quanto antes esperar:

Defina a meta: saiba o que deseja-se atingir, seja certo valor de faturamento, contratação de novos funcionários ou demais variações;
Verifique a situação da empresa: é nesse momento que você deve compreender o cenário atual do negócio, se essa meta é possível de ser aplicada, quais são as consequências financeiras, se existem pessoas suficientes para que seja executada e muito mais;
Seja realista: como dito anteriormente, essa meta precisa ser condizente e possível de ser aplicada, do contrário, apenas maiores problemas serão gerados;
Selecione os indicadores: você precisará ter indicadores claros para que possa fazer o acompanhamento próximo dos planos de sua empresa, medindo assim o que está correto e o que precisa ser revisto;
Tenha um plano de ação: crie ações e o que deve ser feito para que o objetivo seja atingido no final das contas, do contrário, de nada adianta ter uma belíssima meta e não começar a trabalhar para que seja realizada.

No final, quando o objetivo for atingido, é a hora de criar outra meta e assim, recomeçar todo o processo.

 

Sua empresa está com dificuldades em atingir metas empresariais? Confira abaixo mais sobre o que é aplicado aqui no EAG e inspire-se!

Exemplos de metas empresariais

Metas são questões muito pessoais para cada empresa, por isso, é preciso fazer uma análise interna primeiramente para que assim, possa escolher a melhor para seu negócio.

 

Algumas das mais comumente estipuladas dentro das empresas, são:

Adquirir novos clientes;
Ampliar o faturamento;
Aumentar a produtividade;
Reduzir os custos operacionais;
Crescer de forma exponencial;
Inovar os processos internos;
Ter maior fidelização de clientes;
Ter um melhor fluxo financeiro;
Melhorar a retenção de talentos;
Ter mais competitividade dentro do mercado de atuação.

Depois disso, tenha atenção em todos os detalhes e como irá comandar o time para que o objetivo seja atingido.

 

Confira abaixo mais sobre como funciona o pregão de guerra, um dos métodos de vendas aplicados por grandes empresas para o alcance de metas grandiosas!

Continue acompanhando os conteúdos do blog EAG e fique sempre por dentro de dicas super importantes para seu negócio.

 

Além disso, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais para que fique sempre bem informado sobre o programa EAG e como isso pode mudar o rumo de seu negócio!

O post Metas empresariais: como determinar e obter resultados apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos Estabelecer metas empresariais é um dos primeiros pontos que empresas de sucessos devem realizar para …
Leia Mais
O post Metas empresariais: como determinar e obter resultados apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário