Universidade corporativa: o que é e quais são as vantagens

Tempo de leitura: 5 minutos

A cultura de estudar e conseguir alcançar novas metas é algo que deve ser inserido dentro de seu negócio se quer obter funcionários cada vez mais engajados e sempre atualizados.

 

Você já ouviu falar em como funciona a universidade corporativa? Essa é uma prática da qual nós mesmos, aqui do EAG, temos aplicado em nossa empresa.

 

Confira abaixo mais sobre como funciona, quais são os principais pontos para aplicar dentro de sua corporação e comece o quanto antes!

 

O que é uma universidade corporativa?

De uma maneira simples e direcionada, uma universidade corporativa é composta de várias ferramentas, métodos e ações voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos dos funcionários.

 

O objetivo é qualificar cada vez mais a equipe naquelas atividades que já executam diariamente, assim como aquelas que tem interesse em se tornarem cada vez mais capacitados.

 

Ou seja, ela é um caminho desenvolvido pela empresa para que o colaborador possa ter acesso a cursos, aulas, workshops e demais possibilidades de autodesenvolvimento e maior capacitação.

 

Qual a diferença entre uma universidade corporativa e a tradicional?

A maior diferença entre a universidade corporativa e a tradicional é de que a primeira costumar ter cursos voltados para a área de negócios e do nicho de atuação empresarial.

 

Além disso, há o uso de visitas em campo, dinâmicas entre o time e claro, algumas aplicações de gamification, por exemplo.

 

Enquanto isso, a comum possui várias possibilidades e matérias que condizem com o curso selecionado.

 

Ou seja, a universidade corporativa é um ambiente específico da empresa onde estudos são aplicados para compreender mais da realidade da empresa, assim como o mercado de atuação.

 

Confira no vídeo abaixo um guia completo para conseguir contratar e treinar colaboradores com maior direcionamento e com mais sucesso dentro de sua companhia!

Como funciona a universidade corporativa?

A universidade corporativa é um centro de estudos criado pela empresa, alinhando os valores, ensinamentos, cultura organizacional e nicho de atuação da companhia.

 

Tudo isso acontece para que o colaborador possa se desenvolver tanto de forma pessoal, profissional e claro, com a própria companhia.

 

Essa é uma das maneiras mais indicadas para empresas que querem reter talentos e conseguir grandes profissionais dentro do quadro de colaboradores por muitos anos.

 

Confira no vídeo abaixo mais sobre como funciona a Universidade Corporativa da EAG e inspire-se para criar aquela que melhor comporta os pontos de sua companhia!

Qual é a importância de uma universidade corporativa?

Não sabe ainda qual é a importância da aplicação de uma universidade corporativa dentro de sua empresa? Confira abaixo alguns dos motivos para criá-la o quanto antes:

Aumento de engajamento do time;
Retenção de talentos;
Desenvolvimento dos funcionários;
Formação de equipes mais capacitadas;
Ampliação e revisão de processos.

São apenas vantagens que serão inseridas no dia a dia de sua companhia, portanto, trace o quanto antes essa implementação dentro de seu negócio.

 

Quais objetivos da universidade corporativa?

Os principais objetivos de uma universidade corporativa dentro de sua empresa, incluem:

Desenvolvimento de novas habilidades do time;
Ampliação da atuação da empresa;
Verificação e atualização de processos empresariais;
Criação de novos processos;
Fidelização de funcionários cada vez mais talentosos e engajados.

Por isso, é interessante que avalie todos esses pontos e a necessidade da aplicação de tudo isso dentro de sua companhia.

 

Lembre-se que esse é um investimento para quem deseja ter uma equipe cada vez mais autogerenciável e pronta para atingir metas nunca vistas antes.

 

Por que investir em uma universidade corporativa?

Ainda em dúvidas do porque sua empresa deve ter uma universidade corporativa? Confira abaixo algumas das principais vantagens que vão te convencer a executar essa aplicação o quanto antes:

Capacitação personalizada: ensine para seus colaboradores exatamente aquilo que é condizente ao cargo executado, além de implementar os conhecimentos dentro de seu time;
Equipe de alta performance: com funcionários cada vez mais capacitados, você tem como consequência o tão esperado “dream team”;
Difusão de conhecimento: é natural que as pessoas conversem sobre o que estão aprendendo, onde o conhecimento fica cada vez mais palpável e assim, a troca de conhecimento flui de maneira natural por entre todos;
Melhore a imagem da empresa: sua companhia será reconhecida tanto pelos funcionários ali já afiliados, pelos compradores e interessados, assim como aqueles que desejam integrar equipes de sucesso, ampliando o employer branding de seu negócio;
Reduza os custos: com a maioria das aplicações executada de forma online, sua empresa terá custos menores com treinamentos, alimentação e até deslocamento.

Esses são alguns dos pontos de maior destaque para que comece o quanto antes a aplicar uma universidade corporativa dentro de seu negócio!

 

Está em dúvida se precisa incluir todos os funcionários dentro desses treinamentos? Confira no vídeo abaixo o que Marcelo Germano tem a te dizer sobre esse assunto!

Como criar uma universidade corporativa?

Ficou interessado e quer saber como criar uma universidade corporativa dentro de seu negócio?

 

Veja abaixo alguns dos pontos principais que devem ser levados em consideração para que tenha uma aplicação positiva e direcionada:

 

Analise o negócio e os objetivos

Primeiramente, você deve visualizar mais sobre onde e como sua organização está inserida, verificando as metas de negócio, além de como estruturará sua empresa.

 

Por isso, avalie:

Quantidade de funcionários envolvidos;
Cargos existentes;
O que precisa ser desenvolvido;
Orçamento disponível;
Retorno esperado;
Necessidade de treinamento;
Tipo de conteúdo aplicado.

Tenha planejamento

Depois de compreender os pontos abordados acima, é a hora de aplicar um planejamento estratégico condizente, onde as seguintes questões devem ser verificadas:

Quais serão os treinamentos e cursos aplicados;
Qual será a estrutura dessa universidade corporativa;
Quais serão as linhas de aprendizagem inseridas;
Se os conteúdos serão aplicados de forma online, presencial ou de forma híbrida;
Os conteúdos serão produzidos pela equipe interna ou terceirizados.

Lembre-se de verificar com cuidado mais sobre cada uma dessas questões, afinal, tudo isso vai interferir na qualidade e aplicação do projeto.

 

Tenha uma plataforma funcional

Para que tudo fique centralizado e com mais direcionamento, é preciso escolher uma plataforma funcional e que seja intuitiva por todos os colaboradores.

 

Por lá, é preciso que seja possível:

Assistir aulas online;
Acessar documentos virtuais em qualquer momento;
Ampliar o conhecimento em diferentes temáticas;
Emitir certificados após a finalização de cada curso ou estudo.

Compartilhar conhecimento

É primordial que todos os envolvidos tenham a oportunidade de compartilhar conhecimento entre si, assim, é importante aplicar reuniões de forma contínua.

 

Lembre-se de alinhar com todos os colaboradores do mesmo time para que tenham essa oportunidade de contarem suas experiências e como acreditam que podem implementar e otimizar processos.

 

Esse é um ensino que deve retornar para sua empresa, portanto, não hesite em incentivar essa interação.

 

Aplique avaliações técnicas

Por fim, é importante que você, comandante, aplique avaliações técnicas para compreender o aprendizado de todos os envolvidos, verificando se realmente foi uma ação efetiva.

 

Assim, você também pode verificar mais sobre o índice de produtividade de seu time, compreender se o investimento está sendo válido e prever como será esse retorno.

 

Exemplos de universidade corporativa

Muitas empresas possuem a aplicação de uma universidade corporativa, veja alguns dos exemplos de maior sucesso para se inspirar e ter maior convencimento de que essa é uma boa ideia!

 

GooglePlex

Do próprio Google, ela possui tanto credibilidade e sucesso que é comumente comparada a universidades no modelo tradicional.

 

Por lá, os colaboradores conseguem melhorar as interações entre si, além da aplicabilidade de 20% da carga horária em projetos estudantis. Legal, né?

 

Universidade Pixar

A Universidade da Pixar oferece a chance de crescimento profissional pelo uso de cursos em vários campos, onde o foco é aumentar a atuação dentro da área escolhida.

 

Isso tudo influencia na sensação de pertencimento e na retenção de colaboradores dentro do negócio.

 

UniEAG

Por fim, aqui na UniEAG incentivamos com que nossos EAGênios estejam sempre um passo a frente de todos os seus aprendizados, alçando e alcançando conhecimento muito além do imaginável.

 

Tudo isso serve para auxiliar no crescimento pessoal, empresarial e claro, dentro da própria empresa.

 

Esse pode ser o momento de começar a traçar os planos e ter uma universidade corporativa dentro de seu negócio. Com certeza os frutos serão muito positivos e cada vez mais correspondentes a sua empresa!

O post Universidade corporativa: o que é e quais são as vantagens apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 5 minutos A cultura de estudar e conseguir alcançar novas metas é algo que deve ser inserido …
Leia Mais
O post Universidade corporativa: o que é e quais são as vantagens apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário