Pontos a desenvolver em um funcionário: veja 5 exemplos

Tempo de leitura: 4 minutos

O desenvolvimento de funcionários dentro de uma empresa é uma ação comumente executada em negócios que tem a intenção de ir além, investindo em uma equipe cada vez mais autogerenciável.

 

Quer começar a desenvolver seus funcionários, porém, não sabe bem ao certo como começar essa ação? Confira abaixo algumas dicas essenciais para conseguir sair da inércia!

 

Esse é o ponto de virada para quem deseja ter uma companhia de alta performance, assim como colaboradores da mesma intensidade!

 

Qual a importância de desenvolver um funcionário?

Uma empresa da qual valoriza e desenvolve seus funcionários possui uma grande vantagem competitiva em suas mãos, atingindo vários setores dentro de uma companhia. São eles:

 

Recrutamento de novos colaboradores

O processo de seleção fica muito mais direcionado, onde o responsável poderá avaliar os fatores muito além das habilidades técnicas, mas, também o perfil do indivíduo.

 

Assim, é possível entender se há compatibilidade com os valores e parâmetros aplicados na empresa, o que torna a contratação desse novo indivíduo muito mais assertiva e direcionada.

 

Retenção de talentos

Se a sua empresa possui foco em pessoas, é natural que estratégias de desenvolvimento e de valorização sejam implementados, assim, você terá uma maior probabilidade de retenção de talentos.

 

Esse será um trabalho de desenvolvimento que impacta tanto o desenvolvimento pessoal, quanto profissional, além do engajamento do time com a própria empresa e redução de turnover.

 

Crescimento na empresa

Com esse desenvolvimento de novas habilidades, é natural que o impacto seja cada vez mais positivo dentro da companhia, ampliando o conhecimento e atuação.

 

Tudo isso poderá auxiliar na promoção dentro do setor de atuação, remanejamento para outras áreas possíveis, além do melhor aproveitamento dos talentos do indivíduo.

 

Além disso, é natural que a empresa possua um retorno cada vez mais positivo dentro do negócio, onde os processos, produtos e serviços ficam cada vez mais otimizados e com alto padrão de qualidade.

 

Melhora do employer branding

Todos os pontos anteriores acabam influenciando diretamente na melhoria do employer branding da empresa, atraindo cada vez mais clientes e mais potenciais talentos.

 

Já imaginou ter uma grande quantidade de pessoas qualificados querendo compor o seu time? Tudo isso pe resultado de uma cultura organizacional forte, fortalecimento dos funcionários e foco no desenvolvimento.

Quais são os pontos a desenvolver em um funcionário?

 

Comandante, você sabe quais são os pontos que realmente precisa desenvolver em um funcionário? Confira abaixo alguns dos principais e tenha um planejamento estratégico específico para cada um deles!

 

Capacidade crítica

Seja na área financeira, no comercial ou no marketing, é preciso que os colaboradores estejam sempre atualizados e constantemente aprendendo mais sobre o setor de atuação.

 

Dessa forma, poderão:

Saber como se posicionar;
Ter mais argumentação;
Apresentar posicionamentos únicos;
Ter maior consciência de seus atos;
Apresentar um trabalho com mais credibilidade.

Habilidade de relacionamento

É importante que todos os colaboradores de sua empresa tenham uma ótima capacidade de se comunicarem com todos os tipos de profissionais.

 

Assim, poderão transmitir informações com muito mais credibilidade, transparência e convencimento, além de ampliar a relação com seus colegas e demais envolvidos na companhia.

 

Estudos técnicos

Assim como as questões de relacionamento com os outros membros da equipe, com compradores e demais possibilidades precisam ser ampliados, os estudos da área de atuação também.

 

Por isso, é preciso investir em estudos multidisciplinares, desenvolver uma visão mais ampla das situações, além do conhecimento necessário e preciso para a atualização de processos e necessidades da empresa.

 

Inovação constante

Assim como as importâncias dos pontos anteriores, é preciso que a inovação constante também aconteça, tanto dentro dos afazeres, dos processos da companhia e daquilo que ainda não existe.

 

Sem inovação dentro de uma empresa é quase impossível que novos patamares e objetivos sejam alcançados, por isso, é precisa estar sempre de olho nas tendências e nos concorrentes!

 

Inteligência emocional

É preciso que o indivíduo saiba lidar com suas emoções pessoais, habilitando novas visões e mudanças de seu desenvolvimento pessoal e consequentemente, profissional.

 

Isso é de suma importância devido aos momentos difíceis, onde é preciso ter autocontrole e confiança para “dar a volta por cima”.

 

Ter a capacidade de resolver e sanar problemas é um dos pontos que merecem atenção para todos os membros de seu time, tanto de forma individual, quanto em grandes grupos.

 

Confira no vídeo abaixo de Marcelo Germano algumas dicas de como desenvolver e qualificar os funcionários por meio do método Cumbuca!

Como trabalhar pontos a desenvolver em um funcionário?

Existem várias formas que podem ser usadas para trabalhar o desenvolvimento de um funcionário dentro de uma companhia.

 

Alguns dos mais indicados e praticados pelas grandes empresas, são:

Cursos online: são vários os portais, universidades online (e até mesmo a sua própria universidade corporativa, cursos gratuitos e muitos outros meios de ensino;
Workshops: que tal inscrever aqueles seus funcionários em um curso rápido que seja do interesse e ampliação da temática dentro da empresa?
Método cumbuca: aplicado aqui no EAG e tantas outras empresas, você desenvolve os envolvidos dentro de uma temática empresarial, além de promover a interação entre todos os colaboradores;
Feedback: outro ponto importante é de sempre investir no contato direto com o funcionário por meio das reuniões de feedback, tanto para apontar o que precisa ser melhorado, quanto aquilo que precisa ser implementado;
Dinâmicas empresariais: que tal envolver seu time cada vez mais em questões importantes e relevantes para o crescimento da equipe? Tudo isso é essencial para que os processos sejam atualizados e tenha-se maior produtividade;
Leitura de livros: incentive o estudo de todos os envolvidos por meio da leitura de conteúdos específicos e ricos, destacando questões que são importantes para o negócio e a cultura organizacional implementada;
Cursos de extensão: caso o colaborador tenha o interesse e seja vantajoso para a empresa, que tal investir e presentar aquele funcionário exemplo com um curso de extensão?

Tudo isso será de suma importância para que sua equipe sinta-se cada vez mais engajada, produtiva e sempre alcançando novos resultados, elevando as metas e os padrões desenvolvidos.

 

Confira abaixo mais sobre como desenvolver funcionários de forma cada vez mais proveitosa e aplique o quanto antes!

Gostou desse conteúdo? Continue sempre acompanhando o blog EAG para receber mais informações relevantes para sua empresa e comece a aplicá-las o quanto antes em seu negócio!

O post Pontos a desenvolver em um funcionário: veja 5 exemplos apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos O desenvolvimento de funcionários dentro de uma empresa é uma ação comumente executada em negócios …
Leia Mais
O post Pontos a desenvolver em um funcionário: veja 5 exemplos apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário