Como engajar equipe de vendas em 10 passos infalíveis

Tempo de leitura: 6 minutos

Comandante, você sabia que ter um time de vendas engajado é uma das partes principais para que sua empresa tenha uma maior quantidade de lucro e clientes interessados em seu produto?

 

Mas, é função do líder manter toda essa motivação e energia sempre em alta, afinal, somente com a liderança correta é possível apresentar resultados indiscutíveis e singulares.

 

Confira abaixo algumas dicas do que fazer em sua equipe para conseguir elevar o nível de compromisso com as vendas e aplique tudo isso o quanto antes em seu time!

 

Como identificar uma equipe de vendas desmotivada?

Está em dúvidas se sua equipe realmente está empenhada no propósito de sua empresa? Confira abaixo alguns dos pontos principais que demonstram que algo está errado com seu time:

Aumento de faltas ou atrasos no expediente;
Falta de foco ou precisão nas entregas;
Mudança de humor repentina dos envolvidos;
Queda de produtividade e qualidade nas entregas;
Problemas constantes entre os envolvidos no time.

Se você está vivenciando vários desses quesitos dentro de sua equipe, é o momento de parar e começar a trabalhar para que esse cenário seja modificado o quanto antes.

 

O que é uma equipe de vendas motivada?

Agora, você sabe identificar exatamente se sua equipe de vendas está motivada e compromissada com os valores e metas traçados em sua companhia?

 

Veja abaixo alguns dos principais sinais que demonstram que você tem o time dos sonhos de muitas empresas:

Time engajado e sempre disposto a ajudar os demais companheiros;
Produções em alta escala;
Resultados e entregas além do esperado;
Boa convivência entre os trabalhadores;
Metas e resultados sempre alcançados.

Identificou seu time dentro das descrições citadas acima? Isso significa que você, como líder, tem feito um ótimo trabalho, portanto, continue sempre ampliando seus esforços e ações!

 

Como engajar uma equipe de vendas em 10 passos? 

Se você quer investir em uma equipe que tenha mais engajamento e trabalhe sempre em prol dos melhores resultados, confira abaixo 10 dicas que fazemos aqui no EAG para que possa reproduzir em seu time!

 

Além disso, não deixe de saber quais são os 12 passos da Gallup para engajar colaboradores, tutorial do qual está presente no livro 12 passos para uma Gestão de Sucesso.

 

1. Estabeleça uma meta smart

Estabelecer uma meta smart é o primeiro passo para que sua companhia possa saber para onde ir, iniciando assim o planejamento estratégico conforme a meta desejada.

 

Confira abaixo o que é preciso para que você possa ter uma meta SMART condizente e precisa:

S – Specific – Específica: mostra o que precisa ser alcançado e quais as ações que devem ser aplicadas para chegar até lá;
M – Measurable – Mensurável: aqui deve ser feito o acompanhamento dos indicadores para que entenda-se como essa meta está andando;
A – Attainable – Atribuível: uma pessoa é quem será a responsável pelo alcance dessa meta;
R – Relevant – Relevante: é preciso que as metas que foram definidas possam ser alcançadas, sempre com o foco no que há disponível para dar continuidade ao processo;
T – Time Based – Temporal: por fim, deve-se definir um prazo limite para que a meta seja concluída ou não.

Assim, ao se basear nessas questões, fique muito mais fácil e simples de direcionar os próximos passos para que possa criar uma meta condizente e relevante.

 

2. Crie uma comissão

Que tal premiar seus funcionários da maneira que merecem? Estabelecer uma comissão no caso de atingimento de metas e objetivos é uma das melhores maneiras de conseguir engajar as pessoas do seu time.

 

Por isso, procure deixar todas essas questões bem estabelecidas e concordadas por todos da equipe, assim, todos podem trabalhar em prol de construir um objetivo e uma meta em comum no final do ano.

 

Confira no vídeo abaixo mais sobre o depoimento de Christhine Cechinel, onde por meio do programa EAG iniciou uma grande máquina de vendas em sua empresa!

É claro que é importante destacar a importância de que não somente um bom salário garante o engajamento dos envolvidos, na verdade, há muito mais na equação que influenciará no bom desempenho das pessoas.

 

Um bom clima organizacional, benefícios empresariais e boa convivência são o mínimo para que seu time sinta-se engajado e pronto para topar todos os desafios de sua companhia!

 

Confira no vídeo abaixo algumas dicas de como conseguir engajar colaboradores indo muito além do pagamento!

3. Faça gestão à vista

Comandante, você tem feito a gestão à vista da maneira mais correta dentro de seu negócio?

 

Essa ação nada mais é do que deixar todos os colaboradores de sua equipe a par dos resultados que estão acontecendo dentro de sua companhia, atuando para atingir os resultados dentro do tempo esperado.

 

4. Comemore as vendas

Não deixe de comemorar as vendas com sua equipe! Nesse caso, vale a pena aplicar algumas ações como:

Sair para almoçar com os envolvidos;
Dar um presentinho para cada um;
Tocar um sino ou ter um grito de guerra como comemoração.

Ações simples podem ser essenciais para que você aumente o senso de engajamento de seu time.

 

5. Tenha um plano de carreira claro

Outra ação é ter um plano de carreira claro para todos aqueles que já estão dentro de sua empresa, assim como para aqueles que tem interesse em adentrarem em sua companhia.

 

Assim, além de ampliar o engajamento, você também trabalha o employer branding de sua marca, angariando cada vez mais talentos e colaboradores de sucesso em seu negócio.

 

6. Fortaleça suas lideranças

Outro passo importante é de trabalhar a liderança por entre aqueles que já estão a frente dessa função, ou, para aqueles que tem potencial de serem desenvolvidos em sua equipe.

 

Nesse caso, é preciso aplicar:

Cursos de desenvolvimento de cada individualidade;
Aplicar a gestão do time;
Saber definir, acompanhar e incentivar as metas aplicadas.

Quer saber como aumentar a motivação de sua equipe? Confira no vídeo abaixo dicas exclusivas do EAG e saiba como aplicá-las dentro de seu negócio o quanto antes!

7. Crie dinâmicas que geram energia

É seu dever como líder ou comandante criar estratégias para que sua equipe consiga sentir-se engajada e disposta para enfrentar os próximos desafios que estão por vir.

 

Dessa maneira, você pode aplicar várias dinâmicas para que tenham mais unificação e parceria. Uma das que aplicamos dentro do EAG é o método Cumbuca.

 

Basicamente, ele é um desafio onde todos os membros de uma equipe toda semana devem ler um capítulo de um livro semanalmente.

 

No dia acordado, uma pessoa é sorteada e deve explicar o que compreendeu sobre essa leitura. Caso não tenha realizado a leitura, todos os demais membros não continuam com o processo.

 

Assim, cria-se o senso de responsabilidade entre todos os membros do time, onde é preciso que estejam em uma mesma sintonia para que o andamento do time continue.

 

Quer saber mais sobre como aumentar a energia do seu time? Confira no vídeo abaixo como conseguir desenvolver esse senso em seu time e fique ligado!

8. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Quer ter uma equipe sempre disposta e pronta para ir além do que você imagina? Investir no desenvolvimento dos colaboradores é um dos passos essenciais.

 

Por isso, é interessante que você sempre fique de olho nos seguintes processos dentro de sua companhia:

Leitura de ebooks;
Cursos online;
Workshop;
Palestras;
Cursos presenciais.

Ao capacitar a sua equipe, você está investindo não somente nas pessoas, mas também em todo o funcionamento do seu time, ampliando o conhecimento de todos e as atualizações relacionadas.

 

9. Tenha um bom processo de vendas

Estabelecer um bom processo de vendas é o primeiro passo para que você consiga ter uma equipe de sucesso e sempre motivada.

 

Com um planejamento bem definido e criado, sua empresa consegue formar vendedores sempre prontos para efetuar qualquer venda.

 

Além disso, sua companhia não fica refém de nenhum vendedor em específico, formando bons funcionários com uma base forte e bem estabelecida, gerando bons resultados com um time de alta performance.

 

10. Não deixe a energia do time ser contaminada

Por fim, é de suma importância que você como comandante, não permita que sua equipe seja contaminada com a negatividade de funcionários específicos.

 

Além de dificultar o trabalho das outras pessoas, sua equipe terá uma baixa produtividade, problemas de desempenho e claro, é natural que a convivência seja prejudicada também.

 

Quer saber como engajar seus colaboradores da maneira correta? Confira no vídeo abaixo várias dicas de Marcelo Germano e comece a aplicação dos métodos o quanto antes!

Impacto de uma equipe de vendas motivada nos resultados da empresa 

Ter uma equipe de sucesso e que sabe vender o seu produto é o básico para quem deseja ter uma empresa de alta performance e sempre bater metas.

 

Os benefícios envolvido em todo esse processo, são:

Maior capacidade de vendas;
Time mais unificado e que bate metas;
Maior lucratividade em sua empresa;
Fortalecimento do employer branding.

Quer saber mais sobre como o programa EAG pode ajudar a sua empresa nessa missão?

 

Confira nos vídeos abaixo o depoimento de Diogo Goulart, onde por meio dos nossos ensinamentos, conseguiu estabelecer uma equipe de sucesso e bater meta como nunca antes!

Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com nosso time e saiba como o programa EAG pode ser a diretriz que você precisa para que sua empresa possa decolar o quanto antes!

O post Como engajar equipe de vendas em 10 passos infalíveis apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 6 minutos Como engajar uma equipe de vendas desmotivada? Gestão à vista, metas, comissões. Que estratégia realmente funciona? Aplique estes 10 passos e tenha mais resultados com o time comercial rapidamente!
O post Como engajar equipe de vendas em 10 passos infalíveis apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário