Empreendedor e empresário: será que existe diferença? Confira! 

Tempo de leitura: 4 minutos

Muito se debate sobre como funciona o empreendedorismo no Brasil, afinal, essa é uma modalidade e um estilo de vida que tem conquistado muitas pessoas ao redor do país.

 

Mas, você sabe bem ao certo qual é a diferença entre empreendedor e empresário? Essa é uma temática que pode gerar muitas dúvidas e questões, principalmente porque são similares, mas, bem diferentes entre si.

 

Confira abaixo mais sobre o que cada uma significa, quais são as especificações e detalhes de cada uma.

 

O que é ser empresário?

O empresário é aquela pessoa que opera e dirige uma empresa, onde é o responsável por tomar as principais decisões e direcionamentos do negócio.

 

Ademais, nessa posição está engloba também a administração da companhia, onde é preciso uma visão mais analítica de tudo que será aplicado, desde ideias até planejamento.

 

O que é ser empreendedor?

O empreendedor é aquele que geralmente toma o primeiro passo para começar algo novo ou inovador, assim, tem ligação com o perfil de comportamento e não a abertura de uma empresa propriamente dita.

 

Você com certeza conhece alguém que já teve uma ideia inovadora, diferenciada e que aproveitou oportunidades que nem sabia que existiam, sendo assim, isso é ser empreendedor.

 

É importante destacar que essa pessoa ela não somente tem essa ideia exclusiva, mas, também coloca a mesma em prática, saindo do mundo das ideias.

 

As principais diferenças entre empresário e empreendedor

Com os dois pontos abordados anteriormente, você já tem uma noção sobre a diferença entre o empreendedor e o empresário. São elas:

Empreendedor é criativo e tem uma visão fora da curva, enquanto o empresário tem mais aptidão para gerenciar e comandar negócios;
O empresário é aquele que é dono de empresa, enquanto para ser empreendedor, não é necessário ter um negócio;
O empresário assume um papel que engloba gestão, finanças e planejamento estratégico, enquanto o empreendedor é mais ousado, criativo e nem sempre possui uma companhia para chamar de sua.

Os dois podem ser muito parecidos, porém, como visto acima, possuem diferenciais primordiais entre um e outro.

 

É possível ser empresário e empreendedor ao mesmo tempo?

Sim, é possível ser empresário e empreendedor ao mesmo tempo!

 

Mas, é importante destacar que um não tem ligação nenhuma com a outra, porém, são complementares em sua função e aplicabilidade.

 

Um empresário que possui características de empreendedorismo tende a ganhar muita notoriedade, afinal, tem o diferencial da ideia e sabe lidar com a administração do negócio.

 

Enquanto isso, o empreendedor que não possui uma empresa, pode contribuir para outros negócios, mas, sempre estará submetido ao funcionamento de demais empresas.

 

E você, comandante, qual dos dois estilos você se encaixa? Você conhece alguém que consegue ser inserido em ambas as possibilidades?

 

Quais as características de um empresário?

Agora que você já sabe de maneira mais precisa e direcionada a diferença entre um empresário de um empreendedor, confira abaixo mais sobre suas as características específicas:

Coragem: esse profissional não tem medo de correr riscos, enfrentando todas as adversidades e focando no aumento da receita da companhia;
Liderança: é preciso que todos os demais trabalhadores e colaboradores confiem em sua intuição, garantindo assim o melhor desempenho e entrega de todos os envolvidos;
Iniciativa: outro ponto é de sempre tomar a frente da equipe em situações que exigem mais estômago, isso é papel crucial do empresário, principalmente em momentos de dificuldade;
Comunicação: informar e tirar as dúvidas é parte primordial do comando do empresário, deixando assim todos a par do que está acontecendo;
Confiança: muitas vezes os planos vão sair do esperado, nesse momento, é preciso ter uma liderança que não deixará com que os demais sintam-se abalados.

Comandante, você tem essas características para poder se classificar como um empresário de sucesso?

 

Características de um empreendedor

Enquanto isso, as características de um bom empreendedor também incluem as citadas anteriormente, porém, com o acréscimo de:

Iniciativa: afinal, o diferencial entre um empresário e um empreendedor é a novidade, aquilo que ainda não foi descoberto ou aquilo que pode ser diferenciado;
Persistência: nem sempre essa ideia “fora da caixa” vai deslanchar de forma rápida e direcionada, na verdade, é preciso insistência e estar pronto para todos os cenários possíveis;
Correr riscos: a ousadia também vem acompanhada da possibilidade de quebrar a cara, portanto, é preciso coragem;
Qualidade: tenha sempre em mente de que o produto ou serviço lançado deve estar em uma constância de melhoria e implementação, somente assim conquistará novos públicos e nichos;
Comprometimento: negócios de sucesso tem ligação direta com o comprometimento de seus donos, assim como suas ideias;
Atualizações: estar sempre de olho no que é tendência e novidade no mercado também é papel do empreendedor, modificando e testando tudo aquilo que pode “pegar” na companhia;
Metas: acompanhar e analisar os indicadores é essencial para que possa verificar se aconteceu o crescimento ou não diante do esperado;
Rede de contatos: crie conexão com clientes antigos, aqueles que já não compram há algum tempo ou aqueles que podem se interessar pelo seu negócio;
Invista em parcerias: ainda de encontro ao ponto anterior, é seu dever criar parcerias interessantes para divulgar seu negócio, seja no nicho de atuação ou não!

Agora que você já sabe mais sobre a diferença entre um e outro, que tal deixar nos comentários em qual dos dois você melhor se encaixa, comandante?

 

Vale a pena pensar em como você pode mesclar ambos os pontos positivos dos dois e tornar-se um super profissional para sua empresa!

 

Continue acompanhando informações aqui no blog EAG, além de nos seguir em nossas redes sociais para receber informações quentinhas sobre como inovar em sua empresa!

O post Empreendedor e empresário: será que existe diferença? Confira!  apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos Muito se debate sobre como funciona o empreendedorismo no Brasil, afinal, essa é uma modalidade …
Leia Mais
O post Empreendedor e empresário: será que existe diferença? Confira!  apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário