Rádio peão: 3 dicas de como combatê-la na sua empresa!

Tempo de leitura: 4 minutos

Fofocas dentro do ambiente de trabalho são mais do que naturais, onde uma simples fala pode se tornar uma grande tempestade em um copo d’água, muito além do que foi dito inicialmente.

 

Chamada também de rádio peão, essa é uma questão muito ruim, tanto para os funcionários e colaboradores, quanto para o clima organizacional da companhia.

 

Segundo dados publicados pela Gallup, os comandantes que tem uma comunicação efetiva e clara, tem muito mais estabilidade e positividade para seus funcionários.

 

Confira abaixo mais sobre o que é a rádio peão, como evitar isso dentro de sua empresa e o que fazer caso esteja acontecendo dentro do ambiente de trabalho!

 

Rádio peão: o que significa? 

A rádio peão é uma expressão comumente usada para definir fofocas, fatos distorcidos ou boatos dos quais são disseminados dentro de uma companhia.

 

Esse é um acontecimento muito comum dentro das empresas, principalmente aquelas que não uma cultura organizacional forte ou uma equipe unida.

 

Uma das principais consequências desse acontecimento dentro das companhias são as fofocas e notícias falsas, das quais podem prejudicar a produtividade dos trabalhadores e consequentemente, os resultados da empresa.

 

Para que ela não aconteça dentro de seu negócio, é preciso trabalhar a comunicação interna de forma concreta, transparente e eficiente, onde não se terão dúvidas sobre o que está sendo dito.

 

De onde surgiu a expressão? 

A origem desse termo advém das movimentações dos sindicatos durante os anos 70, principalmente no estado de São Paulo.

 

Esse vocábulo é referente ao pessoal que costuma trabalhar no setor de “chão de fábrica”, ou seja, os peões, onde costumavam ser muito mais fofoqueiros e maior audiência para argumentos falsos antigamente.

 

Como a rádio peão se forma dentro das empresas? 

A rádio peão não possui uma origem única, onde sua origem pode ser variada e de diferentes canais.

 

Geralmente acontece devido a falhas na comunicação organizacional da companhia, seja um comentário que foi mal emitido, mal interpretado e assim, é repassado para frente de forma errônea.

 

Por isso, é preciso que a companhia sempre esteja atenta e faça comunicados oficiais, evitando assim com que o clima organizacional seja prejudicado, interferindo no trabalho em equipe.

 

Quer saber o que deve ser feito para acabar de vez com a rádio peão dentro de sua empresa? Confira no vídeo abaixo quais são as dicas aplicadas aqui no EAG e inspire-se!

Problemas gerados pela rádio peão

Você sabe identificar quais são os problemas mais comuns gerados pela rádio peão dentro de uma empresa? Confira quais são eles abaixo e fique de olho para “cortar o mal pela raiz”.

 

Conflitos e desavenças

É natural que com fofocas e mal entendidos, muitos colaboradores sintam-se ofendidos e tentem tirar satisfação com quem acreditam que fez a fofoca.

 

Nesse caso, as desavenças tornam-se mais do que comuns nesse espaço, degradando o clima organizacional de todos os membros de um setor ou da empresa como um todo.

 

Queda na produtividade e nos resultados

Ainda de encontro ao cenário anterior, é esperado que aconteça uma grande queda na produtividade dos trabalhadores e assim, consequentemente, nos resultados da companhia.

 

Desmotivação dos colaboradores

Por fim, a desmotivação também está atrelada aos dois pontos citados acima, onde o trabalhador não se sente com vontade de fazer acontecer, trabalhando somente de forma mínima e fazendo o básico pela companhia.

 

3 dicas para combater a rádio peão na empresa

Quer saber o que deve ser feito para que a rádio peão não aconteça dentro de sua companhia? Confira abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas em seu negócio e comece hoje mesmo!

 

1- Faça reuniões periódicas

Tenha um dia específico na semana em que você reúne todos os colaboradores do setor e assim, realiza a checagem se está tudo certo, se há algum problema na execução das atividades ou demais possibilidades.

 

Chamada de Daily Scrum, ela é muito usada nas empresas para reduzir os problemas que podem estar impedindo as atividades de serem concluídas.

 

Além disso, você fica atento no clima organizacional da companhia, o que pode estar atrapalhando o trabalho dos trabalhadores e muito mais.

 

2- Seja ágil na comunicação

É seu dever como líder ou comandante de uma empresa, estar sempre atento as possíveis fofocas e comentários maldosos que estão sendo disseminados dentro do ambiente de trabalho.

 

No primeiro momento em que souber algum deles, é seu trabalho chamar os envolvidos e colocar tudo em panos limpos, impedindo com que o clima seja prejudicado e o trabalho das demais pessoas.

 

É também uma boa ideia sempre emitir comunicados oficiais para todo o time, assim, há maiores chances de redução de problemas de comunicação e da tão temida “rádio peão”.

 

3- Estabeleça uma boa comunicação entre gestores e equipe

Por fim, crie uma boa comunicação entre o líder do time e os colaboradores envolvidos, onde é preciso ter conforto e transparência para conversar sobre eventuais problemas ou desentendimentos que estão acontecendo.

 

Isso também se aplica aos desejos, expectativas e soluções tanto da empresa, quanto do próprio trabalhador, deixando todos na mesma página e no mesmo ponto sobre o que está acontecendo.

 

Uma das aplicações que podem ser feitas é a reunião 1:1, onde costuma ser feita de 15 em 15 dias entre o gestor do time e o colaborador, realizando um feedback sobre o que está acontecendo o que espera-se para os próximos meses.

 

Quer saber como acabar com a rádio peão dentro de sua empresa? Veja no vídeo abaixo algumas das dicas de Marcelo Germano para que você possa aplicar dentro de sua empresa e sanar de uma vez essa questão!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de enviá-lo para demais empresários que podem estar precisando dessas dicas tão importantes para serem aplicadas dentro de uma companhia.

 

Além disso, acompanhe nossas redes sociais para estar sempre por dentro das novidades, saber mais sobre o que é o programa EAG e como podemos ajudar a sua empresa a sair do caos e se tornar autogerenciável!

O post Rádio peão: 3 dicas de como combatê-la na sua empresa! apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos Fofocas dentro do ambiente de trabalho são mais do que naturais, onde uma simples fala …
Leia Mais
O post Rádio peão: 3 dicas de como combatê-la na sua empresa! apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário