Os 7 benefícios de treinar seus funcionários!

Tempo de leitura: 4 minutos

O treinamento de funcionários é uma ação que pode despertar muitas dúvidas em vários comandantes de empresas, afinal, porque vale a pena investir no treinamento de uma pessoa que você nem sabe se continuará em seu negócio?

 

O pensamento já começou errado! Na verdade, você tem que pensar se você deseja ter funcionários que vão ficar estagnados e sem nenhum tipo de desenvolvimento em sua companhia!

 

Para complementar esse pensamento, uma pesquisa da ATD – Association for Talent Development -, mostra que 40% das pessoas que não recebem nenhum tipo de incentivo da empresa, tendem a deixar seus cargos logo no primeiro ano de trabalho.

 

Esse é um péssimo cenário de imaginar em sua empresa, não é mesmo? Então, já está mais do que na hora de você começar a modificar esse cenário em seu negócio e ter colaboradores mais engajados!

 

Confira abaixo 7 razões do porque você deve começar hoje mesmo a implementar o ensino em sua empresa, seja por meio de uma universidade corporativa, com cursos online, e-book ou demais meios.

 

7 razões para investir no treinamento de funcionários!

1 – Valorização do colaborador

Quantas vezes você já se sentiu desvalorizado em seu trabalho, comandante?

 

Tudo isso também passa na cabeça do trabalhador da sua empresa, principalmente quando não há nenhuma demonstração de interesse por parte da companhia de investir no indivíduo ou no conhecimento do mesmo.

 

Quando há essa intenção de estudo, de implementação do setor ou do grupo atuante, os colaboradores tendem a se sentirem apoiados, respeitados e importantes para o negócio, não sendo meros funcionários.

 

É importante destacar que esse sentimento cabe tanto para aquela pessoa que é mais antiga de casa, quanto aquele que acabou de chegar!

 

É dever do gestor da área ou do time compreender mais sobre cada um dos atuantes do local, trabalhando assim as lacunas que precisam ser preenchidas ou aquilo que precisa ser o forte dessa equipe.

 

2 – Investimento no clima organizacional

Você sabia que estar em um espaço gostoso e que tem uma energia positiva é contagiante? Um estudo divulgado pela Gallup mostrou que o bem-estar é contagioso!

 

As emoções também fazem parte da estrutura de sua empresa, portanto, ao treinar seus colaboradores, é natural que o clima seja mais positivo, leve e divertido, afinal pessoas que se sentem valorizadas tendem a se sentir mais felizes.

 

Quando várias pessoas alegres estão no mesmo local, é esperado que todas as outras também se sintam dessa forma, gerando um clima organizacional saudável e de boa convivência.

 

Cultivar bons relacionamentos dentro do espaço de trabalho é essencial, assim, há mais conhecimento sendo compartilhado, mais companheirismo por entre os colaboradores e uma evolução de todas as partes.

 

3 – Cria maior engajamento

Os funcionários que se sentem mais bem preparados, valorizados e com mais conhecimento, ficam mais aptos para tomarem a dianteira de novas situações, de novas funções e assim, não somente se desenvolverem, mas também a empresa como consequência.

 

Funcionários engajados espalham essa energia com todos os outros de seu time, assim, há a formação de um time de qualidade e que trabalha para ir muito além das metas que foram traçadas.

 

Isso também reflete no atendimento com o próprio cliente, do qual receberá uma prestação de serviço de extrema qualidade, de maior cuidado e de alguém apto a explicar todas as questões realizadas.

 

4 – Maior produtividade

Pessoas que possuem mais treinamento e mais conhecimento do que estão fazendo, possuem também muito menos retrabalho e refação.

 

Assim, o tempo perdido é bem menor, onde pode-se produzir diversas outras funções no lugar daquilo que teria que ser refeito.

 

Quando isso se torna rotina dentro da empresa, é natural que novos processos sejam implementados, facilitando assim a vida de todos os que já atuam na companhia, dos novos talentos e até dos clientes!

 

5 – Melhora constante

Ao treinar os colaboradores, há o nascimento de uma centelha dentro de cada indivíduo de sempre buscar mais conhecimento e aprimoramento em novas áreas.

 

O ciclo de conhecimento se torna cada vez mais autossustentável, onde a inovação começa a fazer parte do dia a dia das pessoas daquele time ou da empresa como um todo.

 

Com essas novas visões e estratégias aplicadas, sua companhia vai alcançar caminhos dos quais você mesmo nem imaginou!

 

6 – Redução do turnover

Assim como citado no início do texto, funcionários que não se sentem valorizados pela empresa, principalmente aqueles que são considerados como talentos, não costumam reclamar, apenas procuram outro local em que se sintam valorizados.

 

Essa taxa de turnover é muito ruim, afinal, sua companhia tende a ficar na mão tanto da pessoa que saiu, assim como iniciar o processo de contratação de um novo indivíduo para preencher essa lacuna.

 

Para evitar isso, é essencial que você mostre para o colaborador que a companhia possui sim interesse de que ele permaneça ali, que há espaço de crescimento e de inovação no local, não deixe espaço para dúvidas!

 

Com a redução da troca de funcionários, você terá um time cada vez mais unificado, fortalecido e engajado para alcançar as metas e objetivos traçados.

 

7 – Redução de custos

Levando em consideração todos os tópicos citados anteriormente, é natural que você, comandante, tenha pensando na grande quantidade de dinheiro que acabará economizando no final das contas, não é mesmo?

 

Com menos tempo gasto, menos rotação de funcionários e mais engajamento de sua equipe, você tem uma grande otimização das funções, menos foco em arrumar questões e assim, dinheiro economizado por meio de vários pequenos processos!

 

Ah, e é importante lembrar que seu time estará sempre em crescimento e em constante estudo para aplicar otimizações no negócios, assim, eliminando gastos antigos e que já não fazem mais sentido em sua empresa.

 

Essas são as 7 dicas mais interessantes para que você comece hoje mesmo a aplicar o ensino como parte essencial de sua empresa e veja os resultados positivos para seu negócio quanto menos esperar.

 

O que você já tem aplicado de tudo isso que tem surtido efeito? Tem alguma outra dica que pode ser interessante de compartilhar? Comente abaixo nos comentários!

 

Continue acompanhando o blog EAG para receber essa e demais novidades para implementar em seu negócio!

O post Os 7 benefícios de treinar seus funcionários! apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos O treinamento de funcionários é uma ação que pode despertar muitas dúvidas em vários comandantes …
Leia Mais
O post Os 7 benefícios de treinar seus funcionários! apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário