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Manter uma grande equipe unificada é uma atividade da qual deve estar sempre no radar do líder, afinal, é por meio dessa interação positiva entre os colaboradores que se mantém o clima organizacional positivo, assim como os resultados obtidos.
Comandante, você já realiza a aplicação de dinâmicas em grupo com os funcionários de determinado setor ou grupo? Se não, confira abaixo como elas funcionam e quais são os seus impactos!
O que é uma dinâmica em grupo?
A dinâmica em grupo costuma ser uma ferramenta muitas vezes gratuita e que pode ser realizada com o intuito de melhorar a interação entre os integrantes de uma companhia.
Mas, é importante destacar de que ela também pode ser usada em diferentes grupos, desde colégios, faculdades, grupos profissionalizantes e até em processos seletivos.
Muitas delas procuram entender mais sobre o perfil dos envolvidos, designando assim quem possui a capacidade de liderança, como lidam com pressão, quem são os mais competitivos e muito mais.
Importância das dinâmicas em grupo nas empresas
A dinâmica em grupo é uma das atividades mais indicadas para melhorar o engajamento e unificação entre pessoas diferentes, mas que por vários motivos, estão trabalhando juntas em um projeto.
No trabalho, ela poderá a ajudar a compreensão sobre cada um dos envolvidos, quais são os planos de carreira que podem ser aplicados para cada um deles e explorar o melhor de cada um.
Assim, com esse estudo é possível ampliar:
O comprometimento de cada um;
A proatividade no ambiente de trabalho;
A relação entre os indivíduos;
O desenvolvimento da habilidade de cada;
O treinamento das áreas de maior dificuldade;
Fortalecer a cultura organizacional da companhia;
E por fim, ampliar o senso de pertencimento.
Que tal começar a pensar em aplicar as dinâmicas dentro de sua equipe e assim, conseguir alcançar resultados cada vez mais incríveis?
Quando fazer dinâmicas em grupo na empresa?
Está em dúvidas sobre qual é o momento exato de fazer as dinâmicas em grupo dentro de sua companhia? Confira abaixo quais são as situações mais indicadas:
Momentos de contratação;
Treinamentos e desenvolvimento dos funcionários;
Estratégias para incentivar e engajar cada vez mais os colaboradores;
Ampliar a criatividade da equipe;
Melhorar o clima organizacional dos envolvidos.
Quando aplicado de forma precisa e correta, é natural que traga resultados positivos e até mesmo transforme a relação entre o seu time de colaboradores.
Como fazer funcionário aceitar participar de dinâmicas em grupo na empresa?
É preciso que você, comandante, líder do time ou responsável pelo RH mostre quais são as vantagens dessa participação e demonstre quais são os principais pontos que serão abordados.
Deixe claro que os resultados esperados são ótimos para melhorar a convivência entre todos os envolvidos, assim como quais são os impactos esperados.
Procure destacar o que está se buscando de resultados positivos com essas tarefas e atividades, mostrando como será interessante que todos participem e se engajem com a dinâmica.
Cuidados para não errar nas dinâmicas em grupo
É claro que mesmo que os pontos positivos sejam bem maiores do que as questões negativas ao aplicar uma dinâmica em grupo, é preciso cuidado para que ela não se transforme um pesado com os envolvidos.
Por isso, tenha atenção aos cuidados citados abaixo e fique de olho se estão sendo reproduzidos dentro dessa ação:
Exageros: tanto por parte da empresa quanto dos colaboradores, é preciso tomar cuidado com exageros como falar alto demais, assumir um personagem ou até mesmo uma personalidade da qual não é condizente com a realidade;
Falta de interação: assim como o ponto anterior, é preciso tomar cuidado ao não interagir com os envolvidos, ficando em silêncio em excesso ou evitando o contato com os demais;
Desconforto: lembre-se de não expor os funcionários em situações que sejam consideradas como desconfortáveis ou que podem acabar atrapalhando o desenvolvimento ou o intuito da dinâmica, é preciso que todos estejam confortáveis e tranquilos;
Competitividade: as atividades devem sim instigar o lado competitivo de cada um, porém, devem explorar como cada pessoa atua em equipe e quais são os traços de sua personalidade que mais se destacam;
Manter o foco: mesmo que o humor ou momentos de descontração aconteçam durante as dinâmicas, é preciso manter o foco e completar a atividade dentro do tempo esperado, é preciso ter equilíbrio e compreender as situações que devem ser exploradas e aquelas que devem ser evitadas.
Essas são algumas das dicas que precisam estar na visão de quem está promovendo a dinâmica, observando e guiando esse procedimento para que seja o mais preciso e proveitoso possível!
7 dinâmicas em grupo para empresas que funcionam bem
Confira abaixo quais são os 7 métodos de dinâmicas em grupo que costumam funcionar bem em qualquer equipe e comece a aplicá-las dentro de seu time o quanto antes para obter frutos positivos!
1. Método cumbuca
O método cumbuca é simples, gratuito e aumenta a interação entre os envolvidos de seu time. Funciona assim:
Um livro é escolhido para que todos os colaboradores de certo setor leiam em conjunto;
Toda semana é feita a leitura de um capítulo pelos funcionários;
Em um dia específico de determinado período, levando em consideração que todos tenham lido a parte selecionada do livro;
Uma pessoa será sorteada para explicar o que entendeu dessa leitura, abrindo o debate para os demais envolvidos;
Se essa pessoa não tiver realizado o processo acordado, todos os demais ficam sem esse debate.
A intenção aqui é de mostrar que mesmo de forma individual, a ação do indivíduo tem impacto em todo o time, aumentando o engajamento entre a equipe, assim como o senso de responsabilidade.
2. Daily
A reunião Daily Meeting costuma ser rápida, prática e bem objetiva:
Em determinado dia da semana, é marcado um horário rápido e todos os colaboradores convidados – seja de forma online ou presencial;
Nesse período reservado, todos devem falar de forma individual sobre sua produtividade: o que estão fazendo, se existem dificuldades para a execução de uma atividade, impedimentos e se alguém pode ajudar na solução da questão.
Esse método visa agilizar processos que podem estar parados por detalhes, além de ampliar o sentimento de pertencimento entre os envolvidos, dos quais estão trabalhando para obter os melhores resultados em comum.
3. Dinâmica da ilha deserta
Para fazer a dinâmica da ilha deserta é fácil, basta que faça as perguntas abaixo para todos os envolvidos do time:
Caso você esteja perdido em uma ilha deserta, quem você gostaria de seu time que estivesse junto com você para te ajudar? Quais são os motivos dessa escolha?
Caso você fosse sorteado com uma viagem em que pudesse escolher 3 acompanhantes, quem seriam e porque?
Por fim, se você precisasse organizar um evento, para quem você pediria ajuda? Quais os motivos?
Depois disso, cada pessoa deve falar sobre suas escolhas sem falar o nome dos envolvidos, apenas falando sobre as características ou usando palavras chave.
Essas palavras em específico devem ser anotadas em um papel, quadro ou planilha, demonstrando depois quais são os sinônimos de trabalho em equipe e o que pode ser feito para implementar essa questão no time.
4. Verdade ou mentira
Uma das mais simples das dinâmicas, ela é realizada da seguinte forma:
Cada indivíduo fala três afirmações sobre si mesmo, porém, uma delas não é verdadeira;
Os demais participantes precisam acertar qual é a falsa.
Ela é usada principalmente na chegada de novos colaboradores ao time, promovendo assim a interação e a empatia entre todos os envolvidos.
5. Dinâmica das mãos dadas
Aqui o intuito é demonstrar o valor de trabalhar em times, assim como aumentar o engajamento entre o líder e os demais participantes.
Para aplicá-la, você precisará:
Tenha uma cartolina colorida a disposição;
Peça aos colaboradores para que formem um círculo de deem as mãos, por fim, devem se lembrar quem são as pessoas que estavam ao seu lado direito e esquerdo;
Depois disso, devem andar pelo ambiente de forma livre;
Coloque a cartolina no chão e peça com que todos fiquem sobre o item, mesmo que seja apertado;
Sem saírem do local, é preciso que tentem se lembrar quem estava ao seu lado, dando as mãos para que a roda inicial seja recriada.
Assim, o recado final é de como o trabalho em time amplia a união, assim como o alcance de resultados de forma mais fácil e com maior qualidade.
6. Dinâmica do balão
A dinâmica do balão serve para que cada indivíduo observe a si mesmo e a sua relação com os colegas de uma equipe.
Para realizá-la, siga as instruções abaixo:
Você vai precisar de balões, pedaços de papel, palitos de dente e canetas;
O líder deve dar um item de cada um citado acima para os indivíduos;
Peça para que escrevam um de seus maiores sonhos em um papel, colocando dentro do balão e enchendo-o mesmo;
Agora, a orientação é de que todos cuidem de seus balões, observando como essa ação acontece;
É preciso atenção porque em nenhum momento foi pedido para o item seja estourado, o que costuma acontecer.
Quando tudo terminar, dê parabéns aos envolvidos caso ninguém tenha tentado estourar o balão do colega.
Mas, se isso acontecer, é preciso falar sobre como muitas pessoas costumam trabalhar para destruir o sonho alheio, seja por fofocas, inveja, falta de atenção e tantas outras possíveis ações.
7. Dinâmica da observação
Por fim, a dinâmica da observação tem seu próprio nome o que deve ser feito:
Reúna todos os envolvidos de uma equipe e peça para que formem um círculo, fechando os olhos;
Depois disso, várias questões serão feitas pelo gestor ou líder designado;
Aqui, as perguntas devem ser sobre os participando da roda, como “Quem está usando batom vermelho no dia de hoje”;
É preciso que quem se lembrar das pessoas em questão, levantem a mão e falem sobre quem é, ganhando um ponto em cada resposta correta;
No fim, quem tiver mais pontos ganha um pequeno prêmio simbólico, assim como o título de melhor observador entre os demais.
A intenção final é demonstrar como é positivo observar as situações e pessoas do dia a dia, aprimorando assim o conhecimento e interação com os demais indivíduos.
Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com os demais envolvidos em sua equipe, assim como outros comandantes que podem estar precisando desse auxílio.
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