Os 5 tipos de empresários: qual deles é você?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se tornar um empresário é o sonho de muitos brasileiros: não é a toa que dados do Poder 360 mostram que o Brasil é o 7º país com a maior quantidade de donos de negócios ao redor do mundo.

 

Cerca de 14 milhões de pessoas entre 18 até 64 anos exercem essa função, o que totaliza a quantidade de 9,9% da população adulta,

 

Esse é um dos seus desejos? Confira abaixo mais sobre como funciona essa profissão, quais são os tipos de perfis existentes e inicie o quanto antes a sua jornada por essa mudança de vida!

 

O que é ser um empresário?

O que define um empresário é aquele profissional que possui um CNPJ e tem uma companhia em seu nome, exercendo assim a função de possuir uma empresa.

 

Porém, você realmente possui o perfil e o comportamento de um comandante? Nesse caso, as características que o diferenciam dos demais, são:

Possui iniciativa para começar projetos ou novas ideias;
É persistente na execução das atividades, planos e pessoas;
Tem todas as ações e tasks do dia a dia planejadas;
Possui autoconfiança para iniciar novos desafios e concluir aqueles que estão em andamento;
Tem capacidade de liderança e de ensinar aos seus liderados cada vez mais;
Tem coragem de sair da zona de perigo e buscar novidades no nicho de atuação ou não;
Foca na eficiência e não permite desculpability no espaço de trabalho;
É otimista e prega a gratidão como regra dentro do clima organizacional.

Quantas dessas características você possui e tem a capacidade de se considerar um verdadeiro empresário?

 

Importância de se entender enquanto empresário

É natural que muitas pessoas tenham uma empresa, porém, ainda tenham funções e mentalidade de funcionários.

 

Essa pode ser uma questão natural para quem acabou de começar uma empresa, porém, esse cenário deve ser modificado o quanto antes para que o senso de dono seja cultivado em todos os envolvidos no negócio.

 

É primordial que o comandante foque no operacional e pare de fazer o micro gerenciamento das atividades de uma organização, mas, para isso, é preciso saber delegar atividades e contratar da forma correta.

 

Os 5 tipos de empresários

Você sabia que existem vários tipos de empresários? Abaixo, separamos os 5 estilos para que possa saber como cada um funciona e entender qual deles é o seu perfil!

 

1. Empresário operacional

O empresário operacional é aquele que sabe tudo sobre a operação de seu negócio, onde tem grande envolvimento com a entrega, a solução dos problemas e a melhor experiência para o cliente.

 

Mesmo que isso pareça positivo em várias formas, geralmente há problemas de delegação de atividades e foco no operacional, o que impede o crescimento do negócio.

 

2. Empresário vendedor

Aqui o principal foco e característica desse empresário é a venda, onde em qualquer momento está tentando vender o produto.

 

Porém, também possui dificuldades de focar em outras áreas da companhia que precisam de atenção, como é o caso da operação e a gestão de pessoas.

 

3. Empresário centralizador

O empresário centralizador é aquele que quer tudo ao seu alcance e executar várias coisas ao mesmo tempo, porém, além de ficar sobrecarregado, não tem a atenção necessária para as outras áreas do negócio.

 

Os principais malefícios de quem possui essa personalidade, são:

Falta de tempo para focar em outros afazeres;
Problemas de delegar atividades para outros colaboradores da equipe;
Dificuldade na contratação de novos colaboradores;
Não direcionar o tempo para o crescimento e implementação da empresa;
Conflito com os afazeres de outros profissionais.

 

4. Empresário perdido

Abrir uma empresa não é uma tarefa das mais difíceis, porém, conseguir equilibrar as contas, fazer a gestão das pessoas e dar continuidade a todo o processo é complicado e exige muita atenção.

 

Nesse caso, os empresários perdidos se enquadram nesse modelo, onde não possuem noção de várias áreas, prejudicando o futuro do negócio pela falta de planejamento estratégico.

 

5. Empresário gestor

Por fim, o empresário gestor é aquele que sabe como funcionam cada setor de um negócio, assim como executar uma boa gestão de todos eles.

 

Geralmente, esse comandante é aquele que faz o programa EAG, conseguindo aplicar todos os pilares abaixo:

Cultura: saiba qual é o propósito de sua empresa e quais são os padrões de comportamento que serão cultivados diariamente no espaço de trabalho;
Domínio pessoal: comandante, você sabe como controlar seus impulsos e temperamentos nos dias mais complicados e em situações de emergência? É primordial lembrar que a companhia é o espelho do dono, impactando diretamente na forma como os outros funcionários e colaboradores agem dentro do local;
Liderança: é primordial uma liderança forte e de exemplo para que metas e planos consigam sair do papel, assim como novos planos cada vez mais únicos e ambiciosos;
Gestão: você tem feito a correta gestão dos seus funcionários e de sua equipe? Esse é um dos primeiros passos que devem estar no radar de sua companhia para que tenha um time autogerenciável e sempre atualizado;
Finanças: o quanto você sabe sobre as finanças de seu negócio e o que pode ou não ser realizado, desde planos, contratações e endividamentos? É esse conhecimento que destaca aqueles empresários de sucesso;
Tração: uma organização que não está crescendo, tende a morrer a cada dia que passa. Saiba como crescer de forma regular e constante!

Se você deseja ter esse perfil de empreendedor e empresário em uma mesma pessoa, é a hora de saber mais sobre o programa EAG e mudar de vez o futuro de seu negócio!

 

Entre em contato com a nossa equipe e receba uma sessão estratégia gratuita para saber mais sobre como podemos ajudar você e a sua organização a irem sempre além!

 

Conheça seu perfil de empresário

É primordial que você, comandante, saiba qual é o seu perfil de empresário, afinal, autoconhecimento é poder!

 

Saiba quais são os seus pontos fracos e comece a melhorá-los o quanto antes, entenda seus pontos fortes e fortaleça-os cada vez mais, além de trabalhar aqui que ainda não está em seu radar.

 

Quer começar hoje mesmo? O teste DISC é uma das primeiras ferramentas que podem ser realizadas para saber mais!

 

Além disso, que tal aplicar para seus colaboradores e entender cada vez mais sobre sua própria equipe? Esse pode ser um ponto de partida para quem quer ter uma companhia de sucesso!

O post Os 5 tipos de empresários: qual deles é você? apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos Este são os 5 tipos de empresários. Não importa qual o tamanho da sua empresa, o seu perfil vai encaixar em um deles. Qual? Saiba quais os benefícios e malefícios de cada versão.
O post Os 5 tipos de empresários: qual deles é você? apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário