Metodologias ágeis: o que são? Dicas de como aplicar

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos principais intuitos de grandes empresas é aumentar a produtividade de uma companhia, nesse caso, é preciso investir em uma cultura organizacional fortalecida, assim como na contratação correta.

 

Assim, as metodologias são parte essencial de se observar e modificar durante o dia a dia da empresa, garantindo assim com que todos os trabalhadores estejam alinhados e condizentes com o que lhes é esperado.

 

Confira abaixo informações completas sobre o que são essas metodologias, quais são os processos que precisam ser implementados dentro de sua empresa e saiba mais!

 

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são uma maneira de conseguir implementar e acelerar as entregas de um projeto, ou seja, existem subdivisões dentro de um grande feito empresarial.

 

Assim, pequenos problemas e questões podem ser resolvidos em tempo, além de novos rumos modificados quando necessário.

 

O foco está no cliente final, assim como a entrega de uma experiência completa, observando e revisando todos os processos envolvidos.

 

Essa filosofia tem como principal intenção desenvolver o trabalho em equipe, a colaboração, a agilidade e a inteligência de todos os envolvidos.

 

E não é a toa! Segundo uma pesquisa feita pela CA Technologies, cerca de 81% dos executivos tem em mente que as metodologias ágeis são precisas para que uma transformação digital aconteça.

 

Importância das metodologias ágeis

Existem vários motivos para aplicar as metodologias ágeis dentro de sua empresa, onde podem ser adaptadas de acordo com cada companhia e nicho de atuação:

 

Cultura organizacional

Todo negócio tem uma cultura ativa, o que vai interferir tanto de forma positiva quanto negativa na vida dos trabalhadores, como se relacionam entre si e a maneira como atuam dentro do espaço de trabalho.

 

Ao implementar as metodologias ágeis, também há o fortalecimento dessa cultura, onde cada vez mais os funcionários tornam-se parte do negócio e do processo de produção e execução das atividades.

 

Previsão das atividades

Todas as ações que são feitas dentro de uma empresa estão sendo monitoradas e possuem feedbacks individuais para cada colaborador envolvido.

 

Por meio da aplicação das metodologias ágeis, os líderes entendem com mais inteligência e direcionamento como monitorar as ferramentas e as pessoas envolvidas em toda essa experiência.

 

As reuniões que englobam esse processo, como a daily meeting, permite com que todos os envolvidos falem mais sobre o que estão fazendo, quais são os obstáculos que estão enfrentando e o que pode ser feito para a implementação dos mesmos.

 

Menos custos

Os métodos comuns de atuação em uma companhia costumam usar uma quantidade de tempo não necessária, assim como os recursos financeiros, documentações e burocracias, onde podem ser substituídos por métodos mais simples.

 

Com as metodologias ágeis têm-se muito mais dinamismo, redução de hierarquias, documentos manuais e trabalho repetitivo, economizando questões operacionais e ações de todos os envolvidos.

 

Foco na satisfação do consumidor

Ao ter um contato maior e mais próximo com o consumidor final, fica mais fácil de solucionar as etapas do processo de produção, inserindo esse indivíduo como o centro de toda a experiência que se deseja gerar.

 

Todos os produtos e procedimentos que são criados por meio das metodologias ágeis tem o foco em satisfazer o usuário, o que impacta em um cliente mais feliz, mais satisfeito com a marca e com maior probabilidade de indicar o produto para novos consumidores.

 

Foco na tecnologia

O uso das tecnologias para a implementação dos processos e facilidade durante o dia a dia também faz parte dessa ação, onde há a automatização de vários processos e têm-se uma visão cada vez mais estratégica.

 

Um dos resultados é a eliminação de métodos ultrapassados e obsoletos, o que além de dificultar processos simples do dia a dia, também atrapalha a rotina dos colaboradores.

Quais são as metodologias ágeis?

Pensando em aplicar as metodologias ágeis no dia a dia de sua empresa? Veja abaixo algumas das mais usadas dentro das companhias para se inspirar:

 

Scrum

Chamado também de sprint, esse é um modelo de organizações que determinará o que será feito durante determinado período em uma empresa.

 

Há uma reunião inicial para definir as atividades que serão distribuídas e as prioridades de todas elas, além de tirar dúvidas e debater ideias.

 

Também acontece a realização da daily scrum, onde pequenos apontamentos acontecem para saber onde a equipe está em determinado projeto, se existem dificuldades e como podem ser sanadas.

 

Por fim, acontece o encerramento do sprint, onde se é debatido o que foi realizado, o que ficou pendente e o momento ideal para feedbacks e ajustes com toda a equipe.

 

Kanban

Um outro modelo de organização de atividades que tem foco na agilidade, o Kanban é muito usado para dar muito mais visibilidade e cuidado para os gestores e colaboradores.

 

Desenvolvido pela Toyota durante os anos 60, ele visa dividir as tarefas por status em quadros, onde são divididos entre:

A fazer;
Fazendo;
Pronto.

Isso gera um controle visual, o que é reforçado com um tempo máximo que se pode ficar em cada status, aumentando a sensação de urgência e resolução de todos os envolvidos.

 

3 – Extrema Programming

Chamado comumente de XP, ele é um método ágil e simples usado para o desenvolvimento de softwares que tem a intenção de terem a maior qualidade possível, envolvendo valores como:

Comunicação: aqui a intenção é que a comunicação seja adequada e condizente para todos os envolvidos no processo;
Simplicidade: adequando o foco e cuidado necessário para entender o que a empresa pode fazer de melhor para o cliente;
Feedback: entenda o que o colaborador e o cliente podem sugerir de mais interessante para o produto ou serviço oferecido para o negócio;
Coragem: de todos os envolvidos, para que decisões mais difíceis e que exigem estômago sejam tomadas;
Respeito: ainda de acordo com o ponto anterior, preservando a cultura organizacional da companhia e clima saudável entre todos;
Mudança: é preciso saber quando mudar e redirecionar a rota da empresa para melhorias constantes.

Essa pode ser uma ótima implementação para sua companhia. Você já tem usado alguma delas? Não deixe de comentar abaixo sobre quais são as já usadas dentro de seu negócio.

 

Como aplicar metodologias ágeis na minha empresa?

Se você se convenceu de que precisa começar a aplicar as metodologias ágeis dentro de seu negócio, confira abaixo uma lista de dicas para que essa transição seja mais fácil do que você imagina!

Tenha um objetivo determinado: saiba qual é a meta que sua empresa deseja atingir;
Saiba os valores: quais são as características e especificidades que vão predominar na sua empresa, no time e nos colaboradores envolvidos no processo?
Otimize o trabalho: observe todos os pontos de sua empresa que podem ser otimizados e facilitados, além de dialogar com o público-alvo e com os envolvidos no dia a dia do negócio;
Capacite a equipe: um time autogerenciável é um dos primeiros pontos para quem quer ter funcionários dedicados, que se sentem valorizados e que realmente “vestem a camisa” da companhia. Portanto, inclua-os por meio da gestão à vista, invista nas pessoas e preze pela qualidade no ambiente corporativo;
Tenha um planejamento estratégico: por fim, é preciso saber exatamente o que precisa ser feito e como será executado, facilitando as atividades que precisam ser feitas e toda a interação entre os envolvidos.

Quer ter tudo isso e mais um pouco? É a hora de saber como o programa EAG pode te ajudar na implementação de processos, na criação de novos e como ter a equipe que você sempre sonhou!

 

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e receba uma sessão estratégica gratuita e comece hoje mesmo o futuro de um empreendedor de sucesso e com tempo de qualidade!

O post Metodologias ágeis: o que são? Dicas de como aplicar apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 5 minutos Um dos principais intuitos de grandes empresas é aumentar a produtividade de uma companhia, nesse …
Leia Mais
O post Metodologias ágeis: o que são? Dicas de como aplicar apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário