Gestão de equipe: o que é e como fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

A gestão de equipe é um dos primeiros passos que precisam estar implementados dentro de uma empresa, é ele que fará com que os colaboradores realmente sintam-se partes da equipe, além de engajados e por dentro da cultura organizacional.

 

O que você tem feito para manter essa gestão ativa e funcionando dentro de seu time? Se não sabe bem ao certo como iniciar ou dar continuidade, leia mais abaixo.

 

Destaques

O que é gestão de equipe;
Gestão de equipes e liderança;
Como fazer uma gestão de equipe;
Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes.

O que é gestão de equipe

Uma gestão de equipes é várias práticas que são feitas pelos gestores e líderes de um time para que todos os envolvidos tenham o seu desempenho ao máximo e bem executados.

 

Essas ações visam melhorar a produtividade, a performance e os resultados angariados pelo time de forma geral.

 

Essa boa gestão também precisa adotar algumas regras que ampliem e mantenham a manutenção e bem estar de todos os indivíduos dentro de um time, onde a cultura organizacional é o norte de tudo isso.

 

Um bom gestor sabe como orientar seus funcionários, como motivá-los e tem o ponto de equilíbrio perfeito para que todos tenham autonomia, desafios e criatividade para desempenhar seus papéis.

 

Gestão de equipes e liderança

Você sabia que segundo estudos divulgados pela Universidade de Harvard, 70% do engajamento de uma equipe vem diretamente do líder?

 

Portanto, é de responsabilidade desse profissional que seja como um espelho para seus indivíduos: saiba honrar a cultura organizacional da empresa que está atuando.
É ele quem deve deter todas as boas práticas dentro da companhia, sustentar aquilo que não é permitido no espaço de trabalho e nutrir o sentimento de pertencimento em todos os envolvidos no processo.
Comandante, você acredita que é um líder de destaque e que realmente faz com que os liderados de seu time sintam-se valorizados e engajados com o objetivo da empresa?

 

Como fazer uma gestão de equipe

Quer fazer uma gestão de equipe correta e bem aplicada para que possa colher os louros dentro de seu time e principalmente para a empresa, de forma geral?

 

Confira abaixo algumas dicas para começar a aplicar o quanto antes:

 

Foque nos talentos

Se você possui colaboradores talentosos, que vestem a camisa de sua empresa e que estão sempre preocupados com os resultados, não deixe de reconhecer esses indivíduos.

 

As formas mais indicadas para que isso aconteça é:

Forneça cursos e formas de aprimoramento na área de atuação ou além dela;
Bonificações ou outras maneiras de demonstrar o contentamento da empresa;
Plano de carreira e crescimento ativo;
Feedbacks constantes.

Não permita com que os funcionários talentosos de sua empresa pensem em deixar o cargo e procurar maior identificação ou reconhecimento em outros locais.

 

Aplique desenvolvimento

Não somente voltado ao estudo e ao Plano de Desenvolvimento Individual, faça valer a pena as ideias que estão sendo dadas e aplique-as dentro do negócio e sua empresa.

 

Esse indivíduo se sentirá valorizado e em um espaço em que realmente está escutando o que ele está sinalizando como valioso e de sucesso para todos os envolvidos.

 

Observe os erros

Mesmo que os colaboradores e até mesmo você cometa alguns erros, não permita que isso seja o “fim” para a adaptação de ideias ou de outros fatores: aprenda com o que aconteceu e aperfeiçoe os processos.

 

É natural de uma companhia e dos próprios indivíduos que equívocos aconteçam, portanto, observe o que precisa ser modificado e até mesmo o que pode ser aproveitado nessa circunstância.

 

Considere as novas ideias

Sabe aquela ideia que seu colega de equipe te deu e você desconsiderou na hora?

 

Pense novamente! Pode ser que com um pouco de adaptação e cuidado, ela pode se tornar uma grande aplicação dentro de sua companhia.

 

Vale a pena ouvir com atenção o que precisa ser modificado, o que pode ser reutilizado e até mesmo aquelas ideias novas desconhecidas!

 

Trabalhe com atualizações

O mundo está constantemente mudando e se atualizando, portanto, com a sua empresa não deve ser diferente, certo?

 

Por isso, esteja sempre de olho no que é novidade dentro do ramo de marketing, de compras, de vendas, de gestão de pessoas e em todos os setores essenciais de sua companhia.

 

Além disso, não deixe de observar constantemente os concorrentes do seu nicho e até aqueles de outras produções, pode ser que eles te tragam ideias que podem acelerar e modificar a sua organização.

 

Faça gestão à vista

Se você quer que as pessoas de sua empresa se sintam cada vez mais próximas do que realmente está acontecendo e com o foco no que precisa ser alcançado, não deixe de fazer a gestão à vista.

 

Ela nada mais é do que mostrar os dados do que está acontecendo dentro do negócio com constância, deixando todos os envolvidos a par do que ainda falta para atingir aquela meta ou não!

 

Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes

O que você tem feito para crescer de forma pessoal e corporativa, comandante?

 

Um líder de sucesso é aquele que pensa além do seu ambiente de trabalho: ele está sempre se desenvolvendo de forma pessoal, individual, em família, com os amigos e é claro, na empresa.

 

Como já dito anteriormente, é isso que servirá como espelho para todos os outros indivíduos de sua equipe, observando como o seu superior está fazendo e inspirando-se a prosseguir no mesmo caminho.

 

É um efeito dominó: onde há crescimento de uma pessoa, acontecerá de todos os outros envolvidos no mesmo negócio, estabelecendo assim uma cadeia de aprendizados e inovações.

 

Ficou curioso para começar a modificar os seus estudos e autoconhecimento hoje? Por meio da UniEAG você tem acesso a vários cursos, workshops e aprendizados que vão levar você e a sua empresa além!

 

Além disso, se quer tomar o próximo passo mais especial dentro de sua companhia e alcançar resultados singulares e magníficos, é a hora de conhecer o programa EAG.

 

Converse com nossos especialistas e receba uma sessão estratégica gratuita de como podemos te ajudar a mudar o rumo de seu negócio!

O post Gestão de equipe: o que é e como fazer? apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos A gestão de equipe é um dos primeiros passos que precisam estar implementados dentro de …
Leia Mais
O post Gestão de equipe: o que é e como fazer? apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário