Ambiente de trabalho saudável: saiba como criar em sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você fizer uma análise hoje sobre o ambiente de trabalho que está fornecendo aos funcionários da sua empresa, a avaliação seria positiva? Esse é um exercício que deve sempre ser feito, porque garantir um ambiente saudável traz grandes vantagens para o seu negócio e colaboradores.

 

Para entender o que é um ambiente de trabalho saudável e como criá-lo, acompanhe este conteúdo.

 

O que é um bom ambiente de trabalho?

 

Um bom ambiente de trabalho é aquele que tem as condições ideais para manter saudável a saúde mental e física dos profissionais.

 

As pessoas passam boa parte do seus dias em ambientes profissionais. Então, se eles não forem positivos e contribuírem para o bem-estar, a tendência é que problemas de saúde apareçam. Essa situação prejudica a vida do próprio funcionário e os resultados que a empresa espera.

 

Assim, sua empresa precisa avaliar constantemente as condições de trabalho, sempre considerando as necessidades individuais e coletivas para investir em melhorias.

 

Quais são os benefícios de um bom ambiente de trabalho?

 

Alguns benefícios que um bom ambiente de trabalho proporciona são:

 

Produtividade e bem-estar

 

Na lista de benefícios, logo no topo, estão a produtividade e o bem-estar. Um ambiente confortável, física e emocionalmente, é muito mais propício para a produtividade da equipe.

 

Isso porque o bem-estar está ligado à capacidade de produzir de cada colaborador.

 

Reflita conosco: se um profissional passa o dia sentado em uma cadeira desconfortável, com um líder ineficiente e nervoso, por exemplo, cobrando prazos impossíveis de serem cumpridos e com um ambiente de disputa entre os colegas, os resultados que esse colaborador entregará só poderão ser negativos.

 

Retenção de talentos

 

Outro benefício é manter os talentos dentro da sua empresa. Um ambiente saudável de trabalho é um dos fatores que mais influencia para que um profissional queira, ou não, permanecer em um emprego.

 

Desenvolvimento profissional

 

Quando um profissional se sente bem, ele aproveita as oportunidades de crescimento que sua empresa oferece e tem um nível de desenvolvimento mais elevado. Isso é extremamente importante para que adquira cada vez mais responsabilidades e consiga gerar melhores resultados.

 

Autonomia

 

Por fim, entre muitos outros benefícios, um bom ambiente de trabalho, onde o profissional se sinta seguro e confiante, impacta na autonomia que ele terá para reagir a dificuldades e imprevistos.

 

Isso significa que, se o ambiente for negativo, principalmente do ponto de vista mental, a tendência é que os colaboradores dependam muito mais dos líderes e gestores. Inclusive em atividades consideradas de baixa complexidade.

 

Quando um ambiente de trabalho torna-se insuportável?

 

Bom, até aqui você entendeu o conceito e a importância de um ambiente de trabalho saudável. Mas como saber que a atmosfera de trabalho está caótica, insuportável e tóxica, a ponto de prejudicar a saúde dos funcionários e os resultados da empresa?

 

Nós separamos alguns sinais para ajudar você a identificar:

 

1. Falta de entusiasmo

 

Se você, ou a liderança de uma equipe, perceber que os colaboradores estão perdendo motivação e realizando as tarefas cotidianas com pouco entusiasmo, é um grande sinal de alerta.

 

Quando isso acontece de forma repetida, pode ser um indicativo de que algo está sugando a energia dos profissionais além do que deveria.

 

2. Excesso de insegurança

 

Outro sinal de alerta é perceber que os colaboradores estão muito inseguros em relação às suas capacidades, habilidades e conhecimentos.

 

Um pouco de insegurança é normal, mas muito medo de errar ou de expor ideias e sugestões pode revelar que o ambiente de trabalho não está saudável.

 

3. Alta rotatividade

 

Por fim, se os funcionários pedem demissão constantemente e sua empresa não consegue manter os talentos, é hora de ligar o alerta máximo. Esse talvez seja o principal sintoma de um ambiente de trabalho que atingiu um nível insuportável.

 

Confira também: Como identificar falhas no ambiente de trabalho

 

Como criar e manter um ambiente de trabalho saudável?

 

Além de ter a compreensão do que é um ambiente de trabalho positivo, que vantagens ele oferece e como identificar quando essa não é a realidade vivenciada na sua empresa, é fundamental saber criar e, principalmente, manter um ambiente de trabalho saudável.

 

Confira algumas dicas:

 

1. Adote horários flexíveis

 

Com horários flexíveis, os colaboradores podem escolher períodos alternativos de trabalho. A partir disso, conseguem conciliar melhor a vida profissional e a pessoal, otimizando a qualidade de vida.

 

2. Disponibilize os recursos necessários

 

Outro ponto crucial é disponibilizar os recursos necessários para o bom desempenho do trabalho. Alguns exemplos são equipamentos adequados, tecnologias inovadoras e internet de qualidade.

 

3. Tenha escuta ativa

 

Ouvir ativamente os funcionários é fundamental para construir um bom ambiente de trabalho. Fazendo isso, você sinaliza que valoriza a opinião dos membros que formam a sua empresa. 

 

Além disso, consegue captar sugestões de melhorias que realmente contribuam para o bem-estar da equipe. Afinal, muitas vezes, o que o gestor entende como necessário pode não ser o que de fato está fazendo falta para um ambiente profissional agradável.

 

4. Gerencie os conflitos

 

Mais um passo importante é prestar atenção e gerenciar os conflitos para buscar soluções.

 

Nesse sentido, os conflitos podem ser de diferentes ordens, como falhas nos processos, questões interpessoais, falta de reconhecimento e, até mesmo, bullying.

 

Por isso, o setor de RH deve estar atento para evitar divergências que possam ocasionar conflitos que prejudiquem o relacionamento entre os funcionários e, consequentemente, a produtividade.

 

5. Capacite os profissionais

 

Por fim, algo que contribui muito para o desenvolvimento de um ambiente saudável e produtivo é a capacitação.

 

Quando a empresa investe na capacitação, ela demonstra que valoriza o colaborador e que acredita no seu potencial. Isso é extremamente positivo para estimular a motivação e a satisfação pessoal e profissional de cada um.

 

Seja um líder melhor com o EAG

 

Além das dicas que reunimos e que ajudarão sua empresa a melhorar a atmosfera de trabalho, o Programa EAG tem o que você precisa para abandonar de vez o caos e dar lugar a um ambiente propício para o desenvolvimento do seu negócio.

 

Faça parte do nosso programa e nos deixe ajudá-lo a se tornar um líder melhor para seus colaboradores, desenvolvendo equipes autogerenciáveis e com mais autonomia. Afinal, um bom gestor tem grande influência sobre a qualidade do ambiente de trabalho.

 

Navegue em nosso site e conheça mais detalhes sobre o Programa EAG!

O post Ambiente de trabalho saudável: saiba como criar em sua empresa apareceu primeiro em Blog EAG.

Tempo de leitura: 4 minutos Se você fizer uma análise hoje sobre o ambiente de trabalho que está fornecendo aos …
Leia Mais
O post Ambiente de trabalho saudável: saiba como criar em sua empresa apareceu primeiro em Blog EAG.

Deixe um comentário