11 dicas para ter qualidade de vida nas empresas

23.06.2016
O que a qualidade de vida nas empresas representa: Quem não dá importância para a este assunto está perdendo dinheiro. Isso porque promover a qualidade e vida promove também melhores resultados no trabalho e maior disposição dos colaboradores. Em um lugar onde elas são valorizadas e sentem-se importantes, construindo algo relevante. A empresa, como instituição, precisa, sim, cuidar da qualidade de vida. No entanto, os funcionários também podem tomar algumas medidas para que a qualidade do ambiente onde trabalham seja superior. Quando a empresa e o funcionário fazem um esforço, a qualidade é bem maior e todos são bastante beneficiados.

Benefícios gerados por esse processo

Quando se investe em qualidade de vida nas empresas, os benefícios são bem expressivos. Saúde física, intelectual e emocional é melhorada nesse processo que, apesar de exigir um pouco, recompensa em grande nível tanto a companhia quanto os funcionários.

Local de trabalho

Quando o espaço não é bom, não tem a iluminação adequada, a temperatura ambiente é ruim (muito calor ou muito frio), não existe respeito as normas de ergonomia, a empresa demonstra que não valoriza os colaboradores e desse jeito eles retribuem na mesma moeda, ou seja, não se esforçam para atingir os resultados propostos pela empresa. Não estou dizendo que você tem que ter um lugar todo colorido, com cerveja na geladeira e um monte de móveis caros. O que eu quero dizer é que a empresa deve zelar pelo mínimos de condições para que seja feito um bom trabalho, e é possível fazer isso gastando sem gastar altas somas de dinheiro. Basta um pouco de imaginação, criatividade e carinho. Promover a qualidade de vida nas empresas está ligado a promover motivação para os funcionários, fazendo com que o tempo que eles passam na companhia dedicando-se faça sentido. 11 dicas para ter qualidade de vida nas empresas

Mais saúde para os funcionários

Trabalhar em um ambiente que não é agradável, que não promove qualidade e sim estresse, prejudica a saúde, inclusive a saúde física. Assim, ter qualidade de vida nas empresas significa ter colaboradores mais saudáveis e isso é ótimo do ponto de vista humanitário e também do ponto de vista financeiro, já que a empresa evita gastos com licenças e faltas. Promover ações que incentivem os colaboradores a fazerem exercícios físicos, cuidar da alimentação e aprender a lidar com as fortes emoções do dia a dia pode aumentar consideravelmente os resultados da sua empresa.

Cuidar dos relacionamentos dentro da empresa

O dono de uma PME também deve se esforçar para promover interações e relacionamentos melhores dentro da empresa, e isso acontece tanto entre os próprios colaboradores quanto entre os colaboradores e os chefes. Um bom diálogo entre todos é muito importante para que a empresa alcance o que precisa e todos se sintam satisfeitos. Eu sei que existem pessoas que se dão melhor com algumas do que com outras, e em algumas situações podem haver desentendimento entre as pessoas. Por isso é muito importante cuidar da cultura organizacional da empresa e promover os valores sobre os quais e empresa foi construída e se certificar que todos tenham os valores essenciais da empresa.

Mais lucro para a companhia

Todas essas melhoras podem ser revertidas em lucros para a companhia e isso acontece porque funcionários mais saudáveis, com mais ânimo e com um diálogo melhor com os chefes geram um trabalho mais bem feito, com maior qualidade. Importante: a melhor relação com os superiores é especialmente importante porque evita mal entendidos que culminam em serviços e produtos equivocados e que geram prejuízos.

Benefícios

Por mais que a companhia seja muito agradável do lado de dentro, ou seja, que o ambiente tenha uma grande decoração e a relação com os chefes seja boa, oferecer alguns benefícios pode favorecer a qualidade de vida dos colaboradores. Vale alimentação, ou um refeitório, convênios com faculdade e estacionamentos, licença maternidade, etc podem dar a tranquilidade que o colaborador precisa para desempenha bem o seu papel dentro da empresa

Treinamentos: Fundamental para o desenvolvimento

As empresas desejam que os seus funcionários sejam excelentes, ou seja, que desenvolvam um trabalho de qualidade. No entanto, elas dão oportunidade para isso? Para que o trabalho seja de qualidade é preciso atualização e, infelizmente, não são todos os funcionários que podem arcar com isso. Assim, a companhia pode, oferecer treinamentos e seminários para capacitação dos colaboradores. A empresa pode firmar parcerias com escolas e estabelecimentos que deem palestra, por exemplo. Também é importante que, internamente, tenham-se momentos para discutir sobre o trabalho, tirar dúvidas e pensar em formas de crescimento. Selecionar grupos para fazer cursos em instituições também é uma opção. No entanto, isso é mais viável para as empresas maiores, já que é interessante que os custos com a mensalidade fiquem com a companhia: exigir que um funcionário estude e que ele pague não é frutífero porque ele pode não ter dinheiro.

Esportes: por que não?

Existem campos de futebol nos bairros que podem ser usados pelas pessoas, assim como existem campos society, para quem preferir. O fato é que os funcionários podem criar times de futebol e jogar regularmente. Quem preferir outros times também pode e é essencial pensar em maneiras de incluir as mulheres e que não seja colocá-las na torcida. Pode-se pensar em vôlei, por exemplo, e fazer times mistos. 4 maneiras de trabalhar a sua Gestão de Energia9

Celebrações

É muito importante criar momentos para celebrar. Seja por metas alcançadas ou até mesmo quando algum colaborador faz aniversário. Criar um dia para celebrar os aniversariantes da semana é uma excelente ideia para motivar os colaboradores e para promover a interação entre eles. Celebrar datas específicas com dia das mães, pascoa, etc. Também eleva a moral e melhora a satisfação do colaborador em relação a empresa.

Com tudo isso, a empresa cresce.

Uma empresa consegue destaque quando ela cresce e não se fala aqui somente em crescimento de tamanho, mas também crescimento de receita e crescimento de mercado. Esse crescimento das empresas é muito mais possível quando ela promove qualidade de vida. Outro benefício é que a empresa atrai colaboradores de grande nível, já que fica conhecida pelo bom ambiente que promove e pelos benefícios. Mesmo as pessoas que não têm tanta experiência ficam com vontade de trabalhar ali e a companhia pode preparar essas pessoas para que elas exerçam o trabalho que precisam.

Investimento: é necessário, mas é proveitoso.

Para ter qualidade de vida nas empresas, o ambiente corporativo precisa fazer investimentos para que a realidade seja mudada. Esse investimento pode ocorrer aos poucos, mas precisará acontecer. É importante que você , empreendedor, enxergue esses investimentos como algo que retornará, tanto para ela quanto para os colaboradores. Dessa maneira, o dinheiro que é gasto nas mudanças deixa de ter uma carga de “despesa”. Muitas companhias já utilizam mecanismos de melhora da qualidade de vida e os resultados são bons, o que encoraja as outras a entrarem também nesse rumo. Para ter ajuda, pode-se procurar instituições que ofereçam cursos a esse respeito, além de contratar consultorias que darão orientações a respeito das transformações e dos investimentos que podem ser feitos, inclusive sem prejudicar o resto das contas. Enfim , um empresa que é indiferente aos colaboradores corre o sério risco de ter colaboradores indiferentes aos clientes. Investir nisso é investir nos clientes e investir na sua própria empresa.]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO