Todo dono de empresa precisa de ajuda externa. Descubra quais.
17.10.2019Um empresário sempre vai precisar de ajuda externa, em qualquer momento do seu negócio. É impossível fazer tudo sozinho e eu vou te mostrar o porquê.
Eu me sentia muito afetado pelos problemas nas minha empresa. Mesmo sabendo o que tinha que ser feito, eu não conseguia tomar uma atitude, porque eu estava emocionalmente envolvido com a empresa e com o que acontecia de errado. Ou seja: eu estava dentro de um caos.
Quando eu entendi que eu deveria parar de apagar incêndios; focar no trabalho estratégico da minha empresa, e não na parte operacional; e tirar o peso das minhas costas, que fazia eu me sentir um escravo do meu próprio negócio, eu contratei uma ajuda externa. E vou te explicar como isso mudou a minha vida.
Por isso, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG Empresa Autogerenciável, vim falar um pouco da minha visão sobre o tema a partir do que eu mesmo construí ao longo da minha jornada de 23 anos como dono de 3 empresas, e de como aprendi que ajuda externa é fundamental para qualquer negócio.
Te desejo uma excelente leitura para que você estabeleça uma meta, faça um plano de ação e execute o plano. Pois é nisso que eu acredito!
O que é ajuda externa?
Antes de começar, não importa se sua empresa já percorreu um longo caminho ou enfrentou os mais difíceis desafios. O ponto é que você precisa se perguntar: “eu domino todas as áreas que preciso tocar nesta empresa?” Se a sua resposta for ‘não’ isso significa que você precisa de alguma ajuda externa.
Se você listar 10 desafios do seu negócio, você vai ver que não consegue resolver todos eles sozinho. Estou falando sobre conhecimento especializado e o fato de que toda empresa possui áreas que demandam habilidades específicas, que podem não ser as suas.
Então, não importa a fase em que sua empresa se encontra. Até as maiores empresas do mundo contratam ajudas externas para encontrar uma melhor forma de tocar o seu negócio e fazer a empresa crescer. Afinal, é isso que levará uma empresa a atingir novos patamares, são as ajudas externas que possuem resultados comprovados que a fazem a sua empresa ir mais longe.
Então, é importante que fique claro: a sua empresa precisa de ajuda externa, e isso é fato. Isso é o que me permite ter minhas 3 empresas.
O médico, quando tem um problema de saúde, procura outro médico para ajudá-lo. E esse também deve ser o caso do empreendedor - procurar alguém que consiga ajudar seu negócio.
O dono de empresa precisa aprender que, as habilidades que o trouxeram até onde ele está hoje, não são as mesmas que vão levá-lo para o próximo nível. E se você ainda não chegou onde você quer, é porque você precisa de alguma ajuda para desenvolver essas novas habilidades.
A ajuda externa é justamente isso: entender que sempre vai existir um conhecimento que você não tem e que precisa ser incorporado. E isso nunca acaba.
É por isso que muitos donos de empresas ficam apenas apagando incêndios, resolvendo problemas graves e buscando soluções paliativas, promovendo uma gestão que não faz o que precisa ser feito: focar no que vai realmente gerar valor para o negócio.
Então, se o empresário não começa a considerar os pontos de vista de fora, ele acaba não conseguindo pensar em uma solução estratégica para que a equipe possa funcionar sem ele estar presente.
Quando contar com a ajuda externa?
Alguns problemas pontuais da sua empresa podem ser resolvidos com a ajuda externa, tais como:
- Se você tem uma equipe desengajada;
- Se os seus funcionários não fazem o que precisa ser feito;
- Se você não sabe como contratar os funcionários certos e qualificados;
- Se você não sabe como estipular metas para todas as áreas do seu negócio;
- Se você não sabe o que fazer para vender mais;
- Se você não sabe como sair do caos.
Onde buscar a ajuda externa?
Hoje, há muitos meios de procurar ajuda externa para alavancar o seu negócio. Um meio conhecido de ajuda externa para as empresas são treinamentos presenciais e online que ajudem a traçar as estratégias da empresa.
Conteúdos gratuitos na internet também são de grande ajuda. Existe uma gama de textos, vídeos e podcasts que pontuam aspectos que precisam ser olhados dentro da sua empresa para ajudá-la a se tornar autogerenciável.
Dependendo do que precisa ser melhorado na sua empresa, você pode procurar um especialista em marketing para ajudar nas estratégias da sua empresa; um expert em Business Inteligence para ajudar na mensuração dos resultados; ou até alguém capacitado em forças de vendas para treinar seus vendedores.
O fato é que muitas empresas sentem que não são grandes demais para investir em uma ajuda externa e nem pequenos demais para não ter.
O importante é: quanto antes a empresa buscar uma ajuda externa, melhores as chances de que não existam brechas para que o negócio fique estagnado.
Está na cultura da sua empresa
Ao recorrer a mentores, consultorias e toda a ajuda externa que você precisa, para deixar a sua empresa rodando como sempre precisou, você precisa certificar-se se quem está rodando com você está alinhado. Isto é, se a sua equipe está alinhada e comprometida com o que precisa ser feito. Todos sabem o que estão fazendo? Para onde estão indo? Entendem exatamente o que toleramos e o que não toleramos aqui?
Tudo isso é muito importante para fazer toda a ajuda externa funcionar dentro da sua empresa, se não ela não vai adiantar de muita coisa.
Por isso, para continuarmos falando sobre como a cultura do seu negócio é de grande importância para a sua organização, indico a leitura do material “Como fazer meus colaboradores aderirem à cultura da minha empresa?”.
Boa leitura!
Considerações finais
O empresário precisa entender o quanto é necessário que ele tenha ajuda externa o quanto antes.
Quanto mais se passa o tempo sem ajuda especializada, mais o empresário tende a patinar em situações adversas na organização, sem conseguir ver o que fazer para solucionar e continuar progredindo com o crescimento da empresa.
Por isso, a chave é analisar os problemas da sua empresa e entender se você, empresário, tem as habilidades necessárias para engajar a equipe, delegar tarefas e sair do caos para fazer sua empresa ser autogerenciável.
Como fazer tudo ao mesmo tempo é muito difícil, não hesite em procurar ajuda externa para fazer com que sua empresa consiga se autogerenciar. Não é sonho, não. Pode ser realidade.
O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a resolverem o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.
QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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