Faça Isso para Evitar a Rádio Peão na Empresa

10.01.2022
Ter rádio peão na empresa é algo que te assusta?   Não?   Pois deveria.   Porque a rádio peão tem o poder de transformar uma coisa pequena e simples em algo terrível que pode destruir a sua empresa.   E antes de saber o que fazer para evitar a rádio peão na empresa, você precisa identificar o que está causando esse tipo de comportamento.   Mas você não precisa fazer isso sozinho.   Eu escrevi esse post para te ajudar com isso.   Vamos lá!  

O que é a rádio peão?

  Em primeiro lugar, é bom esclarecer o que realmente significa “radio peão”.   Esse termo é usado quando falamos sobre aquelas conversas de corredor...   Quando os colaboradores se reúnem e cochicham sobre o chefe, a empresa, os colegas.   E é dali que surgem os boatos e as fofocas.   Por isso que a rádio peão é tão perigosa para a empresa.   Porque espalham questões sigilosas e divulgam informações não oficiais.   E isso vai prejudicando o clima organizacional pouco a pouco...   Até não sobrar praticamente nada.  

O que fazer para evitar a rádio peão na empresa?

  Existe algo muito simples e poderoso que funciona perfeitamente contra a rádio peão.   Inclusive, não só evita a rádio peão como vários outros problemas relacionados ao comportamento dos colaboradores.   Eu estou, é claro, falando da cultura organizacional.   Então, antes de mais nada, você precisa ter muita clareza de qual é a cultura da sua empresa.   Ou seja, precisa saber quais são os valores do seu negócio e divulgar eles.   Lembre-se do seguinte:   A cultura da sua empresa não é óbvia.   Isso significa que ela precisa ser divulgada.   Por exemplo:   Um dos meus valores é o autodesenvolvimento. Eu acredito que quem estuda e se desenvolve acaba se tornando um funcionário muito melhor.   Mas se eu não comunico que para trabalhar na minha empresa a pessoa precisa gostar de estudar...   Ninguém vai saber.   E pior ainda:   Vou acabar atraindo pessoas que não gostam de estudar.   Então, para evitar a radio peão, a solução é bem simples:   Construa uma cultura organizacional que não permita esse tipo de comportamento.  

Mas como fazer isso?

  Tenha clareza dos valores da sua empresa.   E divulgue para todos a cultura do seu negócio.   Porém, vale sempre a pena lembrar que não existe cultura forte com liderança fraca.   Por isso, além da cultura, você precisa exercer a sua liderança.   E pensar no seguinte:   A empresa é reflexo do dono.   Se você quer acabar com a rádio peão na sua empresa, precisa começar por você.   Porque tudo começa com o dono. Não adianta apenas declarar valores e não viver eles.   E se você precisar de ajuda com a cultura da sua empresa, participe do Programa EAG.
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO