Falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho: como driblar e contratar bons profissionais?

20.03.2023
profissional de farda, capacete e braços cruzados

Uma das reclamações mais comuns por parte dos comandantes é sobre a falta de mão de obra qualificada no mercado brasileiro. Uma pesquisa recentemente divulgada pelo ManPowerGroup mostrou que essa escassez chegou a marca de 81% no ano de 2022, onde a média internacional é de 75%.

Tudo isso gera uma maior dificuldade na contratação de pessoas capacitadas, assim como uma maior quantidade de vagas em aberto dentro das companhias.

Você está passando por isso em sua organização? Confira abaixo quais são as principais causas, o que você deve fazer para modificar o cenário de seu negócio e muito mais.

O que é a falta de mão de obra qualificada?

A falta de mão de obra qualificada é quando há problemas de contratação de pessoas aptas a realizarem as atividades e funções existentes dentro de um time.

Isso acontece tanto pelo cenário externo, onde as pessoas não tem a formação, conhecimento ou aptidão para executarem certa função. Assim como também pela falta de cultura organizacional e processo de contratação da empresa, onde tudo isso unificado, gera um grande problema para o negócio.

O que causa a falta de mão de obra?

Mesmo que o Brasil tenha uma quantidade de cerca de 14 milhões de desempregados segundo dados do IBGE, a falta de mão de obra de qualidade é um dos principais motivos gerados do não preenchimento das vagas em aberto.

Essa realidade acaba refletindo diretamente na operação e na forma como as empresas tratam ou buscam por funcionários, além da incapacidade de crescimento do negócio. As principais causas dos problemas da mão de obra no Brasil são causados por:

  • Falta de capacitação mínima dos profissionais no Brasil;
  • Baixo investimento no desenvolvimento do colaborador;
  • Problemas de fit cultural do colaborador com a empresa;
  • Salários incondizentes com a função oferecida.

Confira no podcast abaixo do EAG mais sobre o que fazer no caso de mão de obra não qualificada e como conseguir ampliar o conhecimento dos colaboradores de sua empresa e os resultados disso!
 


 

Por que o mercado de trabalho exige mão de obra qualificada?

O mercado de trabalho tem como uma das principais exigências a mão de obra qualificada para:

  • Reduzir a taxa de turnover;
  • Ter um time bem desenvolvido e engajado;
  • Alcançar metas cada vez mais singulares e únicas.

Todos os pontos citados anteriormente estão interligados entre si: pessoas que possuem a qualificação correta para o cargo e sabem executá-lo reduzem o micro gerenciamento e o retrabalho.

Dessa forma, o comandante ou o líder consegue focar no operacional e traçar novos rumos para a companhia, ampliando o crescimento no nicho atuante.

Competências comportamentais que mais faltam no mercado de trabalho

Ficou interessado em saber sobre quais são as competências comportamentais que mais estão fazendo falta no mercado de trabalho atualmente?

Confira abaixo uma lista recentemente divulgada pelo site Vagas e veja quais são aquelas que empresas em todo o país estão procurando para compor um quadro de funcionários de sucesso:

  • Comunicação: independente de qual seja o seu ramo de atuação, é primordial que você saiba se comunicar e compreender a informação que os outros estão te apresentando. Isso tem interferência direta na produtividade de uma empresa e na qualidade das entregas, além da redução de ruídos e desacordos;
  • Pensamento crítico: a maneira como é feita a análise de cenários e a procura por soluções também é um destaque para empresas contratantes, portanto, trabalhe essa questão em seu currículo e perfil;
  • Resiliência: conseguir se manter equilibrado e lidar com a pressão do dia a dia também é uma qualidade muito procurada pelas companhias, principalmente quando há o trabalho com metas e objetivos;
  • Trabalho em equipe: mesmo que pareça clichê, conseguir trabalhar com mais pessoas também é um diferencial. Assim, é preciso colaboração com todos os envolvidos para que o crescimento da organização aconteça constantemente.

Estar sempre antenado em quais são as mudanças e atualizações do mercado é primordial para o profissional que deseja obter sucesso, independente do cargo ou da empresa em que estiver filiado.

Portanto, não deixe com que a concorrência ou você mesmo se sabote, comece agora mesmo a estudar e a implementar o seu currículo ou processo empresarial de contratação.

Você sabe como funcionam as soft e as hard skills? Ambas são essenciais dentro do ambiente corporativo, principalmente durante a contratação de novos colaboradores.

Confira no podcast abaixo mais sobre cada uma delas funciona no bate papo de Marcelo Germano e o entrevistado especial, Carlos Maciel, professor e curioso sobre o comportamento humano.
 


 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar mais novidades aqui no blog do EAG e também em nossas redes sociais. Além disso, não deixe de saber mais sobre a nossa sessão estratégica do programa EAG e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO