Hard skills: o que é? Exemplos e mais valorizadas no mercado de trabalho

13.03.2023
Contratar um funcionário exige uma série de entrevistas, análise de currículos e cuidados específicos para que após a assinatura de contrato, as expectativas não sejam destruídas e problemas gerados em sua equipe.   Você já ouviu falar sobre as hard skills? Muito citada pelos recrutadores e facilmente visualizada nas descrições de vagas, elas são primordiais para conseguir a atenção dos contratantes.   Saiba como elas funcionam abaixo e qual o valor para sua empresa ou para seu currículo.  

O que é hard skills?

O que é hard skills? Hard Skills são, de uma maneira simples e básica, conhecimentos técnicos que são conquistados pela experiência, pelo estudo e por meio de cursos.   Nesse caso, costumam ter certificados, comprovantes e são direcionadas para áreas de atuação de graduação, e de especializações.   Alguns dos exemplos mais comuns são:
  • Proficiência em inglês;
  • Gestão de pessoas;
  • Curso de copywriting;
  • Domínio de ferramentas.
Comandante, você tem contratado apenas observando o currículo e deixando de lado de compreender e saber mais sobre quem é o liderado de sua equipe?   Esse é um dos principais problemas quando falamos sobre confusões no pós contratação e a não correspondência ou fit com a equipe já estruturada.   É o momento de parar e começar a mudar esse processo! Continue lendo para entender mais sobre como funciona essa ação!  

Soft skills vs hard skills

Como já dito anteriormente, as hard skills são aquelas que podem ser comprovadas por meio de experiência ou certificações.   Enquanto isso, as soft skills são habilidades do indivíduo que dizem mais sobre a personalidade e como acontece a interação com outras pessoas. Alguns dos exemplos, são:
  • Facilidade em se comunicar;
  • Flexibilidade em lidar com opiniões adversas;
  • Ter bom gerenciamento de tempo;
  • Motivar equipes;
  • Trabalhar em time.
Na prática, as hard skills são bem mais fáceis de serem identificadas, enquanto isso, as soft skills precisam de mais tempo, aplicação de testes e convivência para verificar se essa é a realidade.  

Hard skills é mais importante que soft skills?

Ambas são importantes para seu negócio, principalmente para as áreas específicas, afinal, se você precisa de um especialista em marketing digital, por exemplo, deverá verificar se há essa certificação, certo?   Porém, são as soft skills que vão diferenciar aquele indivíduo do funcionário ideal para seu negócio, aquele que vai combinar com a cultura organizacional e fit de sua empresa.   É preciso saber identificar e colocar àqueles valores que são ideias para sua companhia na descrição da vaga, atraindo os indivíduos parecidos com mais facilidade.   Tudo isso não facilita somente o processo de contratação dos novos colaboradores, mas, também diminui a taxa de turnover e surpresas quando a real convivência começar a acontecer.  

Hard skills mais valorizadas em 2023 por profissão

Segundo dados da JobConvo, existem algumas hard skills que são consideradas como as mais cobiçadas do mercado atualmente, são elas:
  1. Computação em nuvem: compartilhar arquivos em nuvem, por meio de programas e serviços da internet são alguns dos diferenciais entre os candidatos em uma seleção;
  2. UX - Experiência do usuário: aqui o foco é como o usuário se entende com o produto em todo o processo de compra;
  3. Blockchain: entender como funciona o rastreamento por meio do envio e recebimento de transações com criptomoedas;
  4. Inteligência artificial: o uso de sistemas inteligentes é ótimo para facilitar a gestão da empresa e do usuário em todos os âmbitos e áreas atuantes;
  5. Vendas: saber sobre vendas nunca sai de moda, principalmente quando o foco é trazer vantagens para a empresa e ampliar as competências dos vendedores.
Se você possui interesse em desenvolver ainda mais o seu currículo, essas são algumas das principais ideias que podem ser colocadas no seu radar de estudos. Não perca tempo e escolha a que mais gosta!  

Como desenvolver hard skills dos funcionários?

Existem várias hard skills que estão sempre em alta, enquanto algumas ainda podem estar se desenvolvendo com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia.   Se você quer ampliar o conhecimento de seus funcionários, é uma ideia interessante aplicar algumas ações para que o ensino seja uma parte natural por entre seu time, como:
  • Aplique programas de capacitação: desenvolva estudos de forma interna em seu negócio, implementando tanto as áreas já existentes, quanto aquelas que são boas oportunidades;
  • Incentive o estudo: não somente para interesse da companhia, mas, para que seus colaboradores tenham a educação como parte da rotina. Lembre-se de ser exemplo e também inserir essa ação em seu dia a dia;
  • Ofereça cursos pela empresa: que tal ajudar aquele colaborador que é um sucesso em sua organização a realizar o tão desejado sonho de ter uma nova graduação ou especialização?
É natural que todos os pontos abordados acima criem a sensação de urgência e vontade de conhecimento nos funcionários de sua empresa.   Além disso, o engajamento da equipe também será cada vez maior, consequentemente, os resultados e impactos no nicho de atuação.  

Pare de contratar pelas hard skills e demitir por soft skills

Está cansado de realizar contratações e ter que lidar com a demissão do funcionário pouco tempo depois? É preciso começar a contratação visando as soft skills do que as hard skills!   O principal ponto é que as hard skills podem ser aprendidas com bastante estudo, aplicação e ensinamentos, enquanto com as soft skills é diferente.   Essas questões são mais condizentes com a própria realidade e personalidade do indivíduo, da qual é mutável, porém, não com tanta facilidade como o ponto abordado anteriormente.   Portanto, é preciso encontrar pessoas que tenham o fit cultural condizente com a sua empresa antes mesmo de verificar quais são os conhecimentos tecnológicos, da área de atuação ou do nicho específico.   Ficou com dúvidas? Confira abaixo mais sobre como funciona essa temática e entenda quais são os cuidados cruciais que você precisa ter no momento de encontrar o funcionário ideal para sua empresa!   No podcast abaixo você pode ver mais sobre a diferença entre cada uma delas e o impacto na qualificação profissional na entrevista de Marcelo Germano e Carlos Maciel, entusiasta do universo da educação. https://www.youtube.com/watch?v=rBh_AeO0OZ4 [su_button url="https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1" target="blank" style="glass" background="#ec0025" color="#ffffff" size="8" center="yes" radius="round" icon="icon: youtube-play"]Inscreva-se no canal[/su_button]
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO