Ideias para confraternização empresarial de fim de ano

11.12.2022

O final do ano é uma época muito esperada pelos funcionários de uma companhia, afinal, é o momento de recesso, de receber o 13º salário e também das festas de confraternização.

Você tem o costume de fazer esse evento dentro de sua companhia, comandante? Se ainda não fez ou está pensando nas ideias para aplicar em sua companhia, chegou o momento de se inspirar com algumas ideias especiais!

A importância de confraternizar com os colaboradores

Engana-se quem pensa que a festa de confraternização não possui nenhum benefício ou questão para a empresa em si. Na verdade, ela é parte essencial de uma cultura organizacional bem estabelecida e aplicada!

Veja abaixo alguns dos principais benefícios de ter esse evento em sua empresa!

1. Integrar os colaboradores

Ter funcionários que estão integrados é uma das principais funções do RH, mas, você pode ajudar nesse processo por meio dessa confraternização. É esse o momento que pessoas de diferentes setores e áreas podem ter uma maior proximidade e até criarem laços de amizade.

Tudo isso trará um melhor clima organizacional dentro de sua companhia, portanto, observe os frutos sendo colhidos no posterior do evento.

2. Todos gostam de festas!

Claro que as festas de confraternização geralmente são no final do ano, porém, sempre que existirem motivos, como uma meta batida ou alguma questão diferenciada, vale a pena fazer uma comemoração, mesmo que de forma mais simplificada.

Isso mostra os valores de sua empresa, onde há gratidão pelo o que está acontecendo e por tudo aquilo que vai acontecer, portanto, incentive e fomente esse clima dentro do ambiente de trabalho.

3. Aproximação das lideranças e dos liderados

Essa festa não serve apenas para que os próprios funcionários sintam-se mais próximos, mas também os líderes dos colaboradores do seu setor. Durante o dia a dia, é bem mais difícil que tenha-se uma conversa sobre a vida pessoal do seu colega, portanto, esse é o momento de se aproximar e tentar entender mais sobre o indivíduo e fazer networking.

4. Reconhecer os funcionários

A hora da festa também é o momento de relembrar aos funcionários de que nada daquilo seria possível sem o trabalho de todos que estão ali envolvidos. Assim, é função do comandante ou dos líderes de cada setor prestarem os corretos agradecimentos, onde geralmente é aplicado um discurso para demonstrar esse sentimento, finalizando com uma salva de palmas.

5. Sensação de satisfação interna

Os colaboradores de sua empresa com certeza vão ficar felizes com essa festividade, onde essa é uma das intenções, demonstrando assim o investimento na qualidade de vida e da felicidade dos mesmos. Mas, o ganho maior é da própria companhia, onde verá a produtividade, engajamento dos funcionários e empenho dentro da empresa cada vez mais aplicado e direcionado para os afazeres diários. Ao gerar o sentimento de pertencimento ao indivíduo, seu negócio alcançaráresultados nunca antes vistos, almejando metas cada vez maiores e singulares.

Planejamento para confraternização de fim de ano da empresa

Decidiu que vai fazer uma festa de final de ano dentro de sua companhia, porém, não sabe bem ao certo como começar? Veja abaixo algumas dicas para conseguir se planejar com mais facilidade, cuidado e não desperdiçar dinheiro e nem tempo nesse processo:

1. Pense com antecedência

Um dos primeiros passos é pensar de forma prévia sobre o que será feito, como será feito e quais serão os detalhes de sua festa, assim, você pode conseguir valores mais em conta, descontos e muitas vantagens.

Portanto, comece a pensar com carinho e cuidado em tudo que será feito, afinal, você quer dar o melhor para seus funcionários, grandes responsáveis pelos frutos colhidos durante o ano que se passou.

2. Defina um orçamento

Outro ponto que merece destaque é saber exatamente o quanto você vai gastar na execução dessa festa. Tenha bem registrado qual é o valor destinado para esse evento, como prestar o melhor para os funcionários, porém, sem se endividar ou trazer problemas para a companhia.

3. Escolha o local da festa

Você já sabe onde será o local da festa? Algumas ideias para você se inspirar podem ser:

  • Uma chácara bonita de sua região;
  • Alugar o salão de uma churrascaria;
  • Reservar um espaço em um centro de eventos;
  • Escolher um restaurante legal e bonito.

Pense em qual seria o local que mais agradaria seus funcionários e assim, designe as possibilidades envolvidas.

4. Selecione o cardápio e bebidas

Você já pensou no que os seus funcionários vão comer ou beber? Pensar em um cardápio inclusivo é outro detalhe que por vezes pode passar despercebido, mas que deve estar na sua lista de detalhes a serem conferidos.

Leve em consideração as pessoas que possuem restrições alimentares como doenças celíacas, diabetes, intolerantes à lactose e até mesmo estilos de vida, como o veganismo ou vegetarianismo. Tudo isso é outro sinal que demonstra o quanto você se importa com os envolvidos de sua equipe, portanto, não deixe passar despercebido.

5. Escolha bons fornecedores

Esse é outro ponto que merece destaque, assim, pense em quais são os melhores fornecedores para que desde a comida, bebida e decoração estejam nas melhores condições para prestigiar seus funcionários.

Por isso, verifique com indicações de amigos, pesquise antes e veja quais são aqueles que têm o serviço mais condizente e interessante para sua companhia e temática escolhida.

6. Invista em uma decoração linda

Por fim, escolha uma decoração que seja linda e muito "instagramável" para seus funcionários. Pode parecer um detalhe simples e que não merece tanto foco, mas o local perfeitamente decorado com muito amor e carinho tem grande influência na sensação de quem está ali.

Confira abaixo como comemoramos os 7 anos do EAG no vídeo abaixo e inspire-se!
 

Ideias para confraternização de fim de ano da empresa

Pensando em como tornar essa festa em um evento marcante para todos os envolvidos?

Separamos algumas ideias para que você possa incluir em sua programação. Confira!

1. Premiação para os melhores do ano

Que tal fazer uma premiação para os melhores funcionários do ano de sua empresa? Aqui pode ser um presente ou uma bonificação simbólica, como um troféu, uma placa de comemoração ou um agradecimento em público. Lembre-se de ter cuidado para que isso não desmereça os demais funcionários envolvidos!

2. Amigo zoeira

Se o seu time de funcionários tem uma personalidade mais descontraída, pode ser interessante aplicar um "amigo da zoeira", onde a intenção é presentear o outro com itens mais engraçados. Claro, aqui vale a pena verificar quais são os limites de cada pessoa e também que estejam de acordo com a companhia.

3. Amigo secreto

Um clássico que sempre dá certo, o amigo secreto é uma ótima pedida para que você consiga promover a integração entre os funcionários. Afinal, quem é que não gosta de receber um presente que foi especialmente pensado para atender aos desejos pessoais?

4. Sorteios

Outra ideia interessante é de aplicar sorteios para seus colaboradores. Nesse caso, pode-se comprar vários itens como utensílios de cozinha, itens para a casa, brindes e vale presente, o que vale é a criatividade e aplicar os devidos sorteios para os envolvidos.

5. Karaokê

Quem não gosta de um bom e velho karaokê, não é mesmo? Com certeza você terá a diversão garantida para todos aqueles que estão ali envolvidos na festa!

6. Gincanas

Promover gincanas por entre os seus funcionários também é outra ideia interessante, principalmente com a intenção de aumentar o engajamento dos envolvidos e a socialização. Aqui, você pode pedir a sugestão para seus colaboradores e verificar quais são aquelas que se sentem mais à vontade.

7. Bingo

Outro clássico que nunca sai de moda, o bingo é divertido, todas as pessoas gostam de jogar, incentiva o sentimento de competitividade entre os envolvidos e ainda há a entrega de brindes no final.

8. Banda ao vivo ou DJ

E por fim, caso possível dentro do orçamento de sua empresa, que tal contratar uma banda com música ao vivo ou um super DJ para conseguir animar de vez sua festa?

Confira no vídeo abaixo como foi a comemoração do EAG quando atingimos a meta de R$21 milhões e comece a pensar em como vai comemorar o atingimento do seu objetivo!
 

Gostou das nossas ideias?

Não deixe de comentar abaixo quais são as suas para sua festa de final de ano! Boas comemorações!

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO