Método Cumbuca: Desenvolva Seus Colaboradores Sem Gastar Nada

16.02.2022
eag-metodo-cumbuca
Se você quer desenvolver seus colaboradores, o Método Cumbuca é uma ótima opção. Porque além de ser uma maneira eficiente de garantir a evolução e o engajamento da sua equipe, você não precisa de um investimento alto para implementar esse método. Apesar de todos os benefícios do Método Cumbuca, poucos empresários aplicam esse processo em suas empresas... Mas acredite: você quer ser um deles!   Por isso vou explicar nesse post tudo que você precisa saber sobre o Método Cumbuca. Vamos lá!  

O que é o Método Cumbuca?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é esse método e como ele surgiu: O Método Cumbuca foi sugerido pelo professor Vicente Falconi no livro “O Verdadeiro Poder”. Vicente Falconi é um consultor empresarial e autor de livros valiosos para quem quer aprender a gerir um negócio, como o próprio “O Verdadeiro Poder” e “Gerenciamento da Rotina”. O método é uma técnica para engajar e treinar colaboradores sem precisar investir um valor muito alto de dinheiro no processo... Bem como incentivar o hábito da leitura e do estudo... Além, é claro, do mais importante: É um método baseado no comprometimento.   Em resumo, o método 5 tem passos:  
  1. Escolher um livro baseado em alguma habilidade ou técnica que a empresa precisa desenvolver;
  2. Dividir os colaboradores em grupos de 6 funcionários;
  3. Distribuir uma cópia do livro para cada colaborador;
  4. Agendar o dia e o horário das reuniões;
  5. Orientar todas as pessoas do grupo a ler o capítulo e anotar as partes mais importantes.
  Então chega o momento da reunião.  

Comprometimento é a base

No dia da reunião, todos devem se reunir e anotar os nomes dos participantes do grupo em pedacinhos de papel, e esses papéis vão dentro de uma cumbuca. Depois, alguém sorteia e tira um papel de dentro da cumbuca. O participante sorteado vai ser o responsável por explicar o capítulo para todos. Após a explicação, o participante deve apresentar um plano de ação baseado no que aprendeu durante a leitura... E o plano de ação deve ser focado em melhorar algum aspecto da empresa.   Mas atenção:   Se a pessoa que foi sorteada para explicar o capítulo não leu o livro... A reunião é encerrada imediatamente. E o capítulo não será discutido em nenhuma outra oportunidade. É por isso que o Método Cumbuca é baseado em comprometimento, porque se a pessoa sorteada não leu, a reunião acaba para todos.  

O Método Cumbuca funciona em qualquer empresa

Então, além de garantir o comprometimento e o desenvolvimento da sua equipe... Com esse método, você garante um treinamento simples, barato e eficiente. E eu tenho uma opinião muito forte sobre o desenvolvimento dos colaboradores: O trabalho mais importante de um dono de empresa é desenvolver as pessoas... Para melhorar o que precisa ser melhorado... E atingir os resultados que precisa atingir. Porque dessa maneira, ao longo do caminho a pessoa vai se tornar um profissional melhor. O Método Cumbuca faz parte do valor autodesenvolvimento do EAG.   Se você precisa de ajuda com a CULTURA da sua empresa, se inscreva no Programa EAG.
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO