Método Cumbuca: o que é, como funciona e como aplicar a ferramenta para capacitação da equipe

Método Cumbuca Como funciona

Compartilhe esse conteúdo

Tempo de leitura: 8 minutos

O método cumbuca é uma ferramenta de desenvolvimento profissional criada pelo empresário, professor e mestre, Vicente Falconi. A metodologia é descrita originalmente no livro “O verdadeiro Poder”, lançado pelo autor em 2009 e também comentado no livro “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia”, publicado em 2013.

 

O objetivo do método cumbuca é organizar a rotina das empresas para capacitar equipes com uma ferramenta de baixo custo. Na metodologia, o autor propõe que todos os colaboradores estudem o mesmo tempo durante um período de tempo, independente dos setores que atuam na organização.

 

A seguir, você acompanha mais detalhes sobre o funcionamento da metodologia.

 

Passo a Passo de como funciona o método cumbuca

Aprenda a aplicar o método cumbuca na sua empresa com este passo a passo:

 

1. Escolha um tema para estudo

Primeiramente, escolha um tema para ser estudado. Faça essa escolha sabiamente. Afinal, todas as pessoas da empresa irão participar do processo – inclusive o dono, líderes e chefes! Então, o tema proposto precisará ter um interesse em comum e contribuir ativamente para a melhoria dos resultados.

 

Algumas ideias de temas são palestras, documentários, livros e qualquer outro material de estudo que tenha um conteúdo associado aos valores da empresa. Por exemplo, se seu negócio tem como um valor o autoconhecimento, você pode escolher um livro que ensine dicas de produtividade.

 

Outra ideia é escolher temas que estejam relacionados ao momento que a empresa está vivendo. Vamos supor que recentemente a empresa foi impactada por um período de baixas vendas. Poderá ser sábio começar com um livro sobre processo de vendas ou gestão comercial.

 

Caso escolha um livro, divida o processo de estudos em capítulos e é importante que a empresa se organize para ter exemplares disponíveis para cada participante.

 

2. Comunique a equipe sobre o tema e o prazo

Agora que já decidiu qual vai ser o primeiro tema proposto, comunique para toda a equipe como funciona o método cumbuca e qual o primeiro prazo que devem cumprir.  É importante reforçar para o time que até este prazo limite todos precisarão ter estudado o material. Por isso, proponha um prazo generoso, calculando uma data em que seja realmente possível terminar toda a leitura ou de consumir o material. Nas primeiras aplicações, prefira conteúdos pequenos como vídeos, mini-documentários ou documentos em PDF.

 

Provavelmente, seus funcionários vão perguntar se a empresa disponibilizará horários livres para a prática deste estudo. Neste caso, cabe ao líder definir se haverá horários coletivos para este estudo. Entretanto, a empresa não é obrigada a mobilizar horários na agenda para esta função. Para driblar a situação, o líder deverá informar os benefícios da metodologia para a capacitação profissional individual de cada funcionário e da equipe.

 

Caso o líder note que a ideia do método não foi “comprada” pelos colaboradores, pode ser um sinal de problemas de liderança. Reveja os processos de contratação e crie metodologias para reforçar a cultura organizacional da empresa, isso vai garantir que sua equipe esteja mais engajada e disposta a trabalhar em novas ações.

 

3. Marque uma reunião para discussões em equipe

Marque uma reunião de duas horas com toda a equipe da empresa para falar sobre o tema estudado. Se o seu time é muito grande, divida os clubes de estudos em pequenas equipes de 4 a 6 pessoas. Da próxima vez, repita o processo e evite a mesma formação de equipes, pois um dos objetivos do método é justamente a integração dos colaboradores.

 

O ideal é que este processo de estudo e discussão aconteça uma vez na semana. Mas, caberá a liderança da empresa entender qual a melhor regularidade para a aplicação da metodologia. Uma vez conhecendo os prazos, também é dever do líder comunicar ao time sobre o próximo tema (ou capítulo) e a data da reunião.

 

4. Sorteie alguém para fazer uma contribuição

Durante a reunião, o nome de todas as pessoas da empresa devem ser incluídos numa cumbuca – daí o nome do método. E dali deverá ser sorteado o nome de alguém para fazer uma contribuição sobre o tema de estudo, Após a apresentação desta pessoa, todos da equipe deverão conversar sobre os aprendizados que tiveram, trazer suas ideias e percepções individuais sobre o tema.

 

Caso a pessoa sorteada não tenha estudado ou não se sinta à vontade para fazer a contribuição, então a reunião acaba na mesma hora e só voltará na próxima semana. Essa regra reforça a necessidade de comprometimento de todos e garante que todos os funcionários estejam engajados com a prática de estudo.

 

Independentemente de ter ou não apresentação, o nome da pessoa sorteada deve voltar para a cumbuca, porque ela poderá ser sorteada novamente na próxima semana.

 

5. Peça para a equipe criar planos de ação

Ao final da reunião, cada equipe deverá compartilhar com todo o time os planos de ações sugeridos para a empresa a partir do tema de estudo. Se quiser, o dono da empresa poderá comentar os planos de ações brevemente. Os planos de ações aprovados, deverão ser repassados para as lideranças de cada setor para a implementação.

 

6. Documente o processo

É interessante documentar o processo, pois assim, a empresa terá um conteúdo próprio de estudo muito rico que poderá ser usado posteriormente na integração de novos colaboradores. Além disso, o material poderá ser sempre revisitado para obter novas ideias.

 

Uma ideia para a documentação do processo é fazer as reuniões do cumbuca por videochamadas ou selecionar alguém de cada equipe (ou de todo o time) para anotar os planos de ações gerados a partir da discussão daquela semana.

 

Confira o passo a passo do método cumbuca resumido no ingráfico a seguir:

Método Cumbuca Passo a Passo
Método Cumbuca: Passo a Passo da metodologia

 

Regras do método cumbuca

Antes de aplicar o método cumbuca na sua empresa, deixe claro quais as regras da dinâmica:

  • O material de estudo precisa ser disponibilizado pela empresa;
  • O prazo deverá ser comunicado com antecedência;
  • A reunião só acontece na presença de todos os participantes;
  • Caso alguém não tenha lido o livro ou estudado o material o encontro será remarcado para o próximo encontro;
  • É dever de todos estudar o material, fazer anotações e se preparar para apresentar;
  • Em todos os encontros um sorteio será feito com todos os nomes participantes.

 

Como conduzir o método cumbuca?

Para o método cumbuca funcionar enquanto metodologia de desenvolvimento e capacitação, é preciso que o gestor saiba como conduzir. Aqui vai algumas dicas para implementação:

  • Fazer lembretes sobre qual é o livro ou material de estudo válido para aquela semana;
  • Comunicar o prazo para todos os funcionários;
  • Garantir o exemplar de livros para todos os funcionários com antecedência;
  • Comunicar boas práticas de uso dos livros ou materiais de estudos que pertencem à empresa;
  • Orientar as conversas nas primeiras reuniões para que todos os colaboradores entendam sobre o que devem falar no momento de discussão;
  • Trazer resultados da aplicação do método cumbuca para incentivar os colaboradores a estudar.

Método cumbuca funciona em qualquer empresa?

Sim, o método cumbuca funciona em qualquer modelo de negócio. Para aplicar, basta comunicar o time e adquirir os exemplares de livros que pretende usar.

 

Sugestões de livros para o método cumbuca

Se você não sabe quais livros usar no método cumbuca aqui vai algumas sugestões de temas para trabalhar que já fizeram parte do material de estudo usado pelos Eagênios, a forma como chamamos os funcionários da Empresa Autogerenciável.

 

O verdadeiro Poder – Vicente Falconi

Que tal começar pelo livro que deu origem ao método cumbuca? Neste livro o autor traz possibilidades de soluções para a solução de qualquer problema na empresa, seja ele estratégico, tático ou operacional.

O verdadeiro Poder - Vicente Falconi

 

Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia – Vicente Falconi

Neste livro o consultor dá dicas práticas de gestão de agenda que servem para qualquer pessoa que trabalha. A sugestão é excelente para empresas que sofrem com descumprimento de prazos ou desorganização do ambiente.

 

Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia - Vicente Falconi

 

Desculpability – João Cordeiro

Desculpability é um termo usado para o ato de dar desculpas, um comportamento natural do ser humano. Neste livro, o João Cordeiro explica como esta atitude é prejudicial ao ambiente dos negócios e como ela pode ser substituída por um comportamento responsável.

Desculpability - João Cordeiro

 

Accountability – João Cordeiro

Na continuação do livro Desculpability, João Cordeiro ensina nesta obra como adquirir um comportamento de responsabilização. Empresas que estudem esta obra poderão contribuir uma equipe autogerida, com pessoas muito mais propensas a assumir seus erros e responsabilidades.

Accountability - João Cordeiro

 

O poder do hábito – Charles Duhigg

O poder do hábinto é um livro que orienta sobre produtividade e rotina. A obra é dividida em 3 etapas. Na primeira, é abordado sobre os hábitos de rotina, as tarefas que fazemos sempre, como escovar os dentes ou se alimentar. Na segunda parte, o autor explica sobre os hábitos nas organizações, orientando sobre a construção de processos eficazes. Por último, é falado sobre os hábitos sociais e a forma como nos relacionamos com outras pessoas.

O poder do hábito - Charles Duhigg

 

O jeito harvard de ser feliz – Shawn Achor

Neste livro é divulgado um estudo pela harvard que compila quais as artimanhas do cérebro conquistar todos os requisitos para felicidade: positividade, criatividade, cognição, saúde, etc. Ao longo da obra são usados vários materiais de estudo para comprovar que a felicidade dá lucro e que quem quer atingir o sucesso precisa, priemiro, ser feliz, e não o contrário.

 

O jeito harvard de ser feliz - Shawn Achor

 

O jeito Disney de encantar clientes – Disney Institute

Nada melhor para qualquer empresa do que aprender com que já tem resultado. Essa sugestão de leitura segue este princípio. No livro, são revelados as técnicas que a Disney usa para encantar os clientes e detalhes que fazem parte dos bastidores dessa que é uma das maiores organizações do mundo. Ao longo da leitura, obterá várias ideias sobre gestão de pessoas, gestão à vista, processos de vendas, entre outros assuntos.

O jeito Disney de encantar clientes - Disney Institute

A estratégia do oceano azul – W. Chan Kim Renée Mauborgne

Esse livro é um dos clássicos do mundo dos negócios e muito atual. Na obra, é relatado estratégias para empresas adquirirem vantagem competitiva e se sobressair da concorrência por meio de inovação.

A estratégia do oceano azul - W. Chan Kim Renée Mauborgne

 

QUAL A SUA SUGESTÃO DE LIVRO? Comenta aqui qual livro você indicaria para um grupo de cumbuca 😁

 

Quer mais indicações? Confira neste episódio do Podcast Empresa Autogerenciável indicações de 20 livros que mudaram a vida do Marcelo Germano, muitos deles fizeram parte de grupos de cumbuca ou integração de funcionários da Empresa Autogerenciável:

 

 

Benefícios do método cumbuca

Se você ainda não se convenceu de que o método cumbuca é uma boa alternativa para o desenvolvimento do seu time, aqui vai uma lista de benefícios que essa ferramenta irá trazer ao seu negócio:

  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Criação de uma cultura de desenvolvimento;
  • Baixo custo para capacitação dos colaboradores;
  • Integração dos colaboradores da equipe;
  • Integração dos setores da empresa;
  • Aumento da energia da equipe;
  • Engajamento dos funcionários com o propósito da empresa;
  • Técnica eficaz para criação de planos de ações inteligentes;
  • Integração entre o empresário e a equipe;
  • Melhoria na performance do time.

Além disso tudo,  o método cumbuca pode ajudar uma empresa a sair da crise!

 

E aí, pronto para aplicar o método cumbuca na sua empresa? Comenta aqui quais foram os primeiros temas, palestras ou livros que você escolheu para o seu estudo em grupo.