Mudança de cultura organizacional: como fazer na empresa?

23.05.2022
Toda empresa tem um jeito de funcionar. Existem comportamentos, valores e propósitos que são compartilhados entre a equipe. Esse conjunto de ações determina a cultura empresarial. Entretanto, nem sempre a forma com que ela é vivenciada está alinhada. Nesses casos, é necessário uma mudança de cultutura organizacional.   Quer saber se está na hora de iniciar um processo de mudança de cultura na sua empresa?   Aprenda a seguir como fazer com que sua equipe adote um novo jeitão de funcionar, um que esteja mais alinhado ao plano de prosperidade para seus negócios!  

Importância da cultura organizacional

Segundo estudos do SEBRAE, a cultura organizacional é um compilado da empresa responsável pela criação de:
  • Comportamentos;
  • Crenças;
  • Hábitos;
  • Valores éticos e morais;
  • Políticas externas e internas de uma empresa.
Sendo assim, é o documento oficial por incentivar o crescimento dos funcionários em conjunto com a empresa.   Da mesma forma que a falta dela também estimula problemas de produtividade, de inserção de funcionários e por fim, choques no ambiente corporativo.   Conforme dados extraídos da Pesquisa de Cultura Organizacional de 2019 da PWC, 76% dos líderes de companhias brasileiras confirmam que essa é uma pauta importante em suas agendas.   Mas, o que fazer quando há a necessidade de mudança desse tópico por vezes tão enraizado e primordial? Acompanhe abaixo as respostas para essa e demais questões!  

O que é uma mudança de cultura organizacional?

Segundo Marcelo Germano, é importante compreender que "A empresa é o reflexo do dono" - seja para o bem, ou para o mal.   A mudança de uma cultura organizacional é o momento de deixar para trás hábitos e ações que já não condizem mais com a realidade esperada do negócio.   Realizando assim, a instalação e aplicação de novos parâmetros que vão moldar os próximos rumos e decisões de sua empresa.  

É possível a mudança de uma cultura organizacional?

É possível a mudança de uma cultura organizacional? Toda empresa possui uma cultura instalada, mesmo que não clara e sem diretrizes corretamente desenvolvidas.   É importante entender que mesmo quando não há a instalação desses hábitos por parte dos comandantes, uma companhia possui seu "jeitão" cotidiano e hábitos dos funcionários.   Assim, é possível sim realizar a mudança da cultura organizacional de uma empresa, porém, é preciso muita insistência e rigorosidade no dia a dia.   Alguns sacrifícios estarão dispostos no meio do caminho, como dispensar funcionários que não condizem mais com os novos hábitos da companhia, deixar alguns processos para trás e até mesmo na contratação de novos colaboradores.  

Quando mudar a cultura organizacional?

Existem alguns sinais claros que podem indicar que seja o momento ideal de realizar a mudança de sua cultura organizacional. Confira eles abaixo:
  • Grande quantidade de turnover: se sua equipe possui uma alta carga rotacional de funcionários;
  • Dificuldade para encontrar profissionais adequados: desde o processo de contratação até a retenção do colaborador;
  • Empresa em caos: quando os funcionários não estão em sincronia - mais atrapalhando do que colaborando;
  • Valores e metas ultrapassados: se você, comandante, sente que os objetivos e lições aplicados no dia a dia já não condizem mais com a realidade;
  • Apagar incêndios diariamente: quando o ato de trabalhar torna-se resolver pequenos "pepinos" o tempo todo;
  • Falta de comprometimento da equipe: se o time não está atuando de maneira cooperativa;
  • Ambiente negativo e desmotivado: preste atenção em como os seus funcionários agem e se sentem no dia a dia de sua empresa;
  • Problemas de comunicação e integração: quando não há um norte a ser seguido, há uma maior dificuldade na organização e definição de objetivos.
Se você já identificou um desses pontos, ou pior ainda, vários deles no seu ambiente laboral, talvez seja a hora de parar e analisar o que você deseja para o futuro de sua companhia.  

Tutorial de como fazer mudança de cultura organizacional

Quer saber todos os passos exatos de como começar uma mudança na cultura organizacional de sua empresa?   Confira o processo abaixo, basta repetir e assim, obter os resultados esperados! Além disso, acompanhe mais informações no vídeo abaixo com instruções do próprio Marcelo Germano: https://youtu.be/9dpFCgrunvQ

1. Avalie a cultura organizacional da empresa e seus resultados

É importante entender que o comandante deve ser o jardineiro do que ele deseja para a companhia, ou seja, precisa:
  • Realizar a limpeza dos funcionários dos quais não fazem mais sentido para a empresa;
  • Eliminar ações e hábitos não condizentes dos colaboradores;
  • Avaliar quais são os parâmetros que deseja que permeiem o modelo de negócio;
  • Definir quais são os tipos de ações e novos funcionários que você deseja que componham o cotidiano;
  • Como serão os hábitos adotados no dia a dia;
  • Definir quais são os objetivos e metas desejados, além de quais são os próximos passos para chegar até esse ponto final.
Depois de definir todos esses primeiros argumentos de sua nova cultura organizacional, é o momento de atentar-se para o PVE.  

2. Aplique o PVE (Ponto de Vista Educativo)

PVE - Ponto de Vista Educativo -, nada mais é do que a forma como você educa os colaboradores para entenderem melhor a cultura de sua empresa.   Assim, é de sua responsabilidade deixar claro o que deve ser feito e quais são os objetivos que se deseja alcançar, ensinando-as o "caminho das pedras".   Mas, é preciso compreender que há a necessidade de uma liderança forte, ou seja, você deve impor esses ensinamentos e valores diariamente na companhia de maneira rigorosa e contínua.   O PVE possui perguntas base, como:
  • Onde você quer chegar?
  • O que você quer que seu cliente pense, fale e sinta ao lembrar de sua empresa/produto/marca?
  • Como sua empresa se diferencia dos outros concorrentes?
  • Quais são as vantagens competitivas de sua empresa?
  • Porque o seu cliente vai lembrar de você e não do concorrente?
  • Quais são os comportamentos primordiais que sua empresa precisa para alcançar seu objetivo?
  • Quais são as prioridades de sua empresa?
  • Quais são as métricas e os indicadores de sua companhia?
  • Com quem você vai fazer parceria?
  • O que você faz para desenvolver as pessoas?
  • Qual é a missão de seu negócio?
Ficou interessado? Assista ao episódio do Café com Comandante a seguir e entenda mais sobre o assunto e saiba exatamente como mudar a cultura organizacional de sua empresa!   https://youtu.be/D6QFg20pwb8

3. Comunique a mudança na cultura organizacional

Explique e deixe bem claro para sua equipe quais serão os novos padrões da companhia.   Nesse caso, você, comandante, deverá ser rígido e demonstrar que cumpre sua palavra, por exemplo:
  • Se algo é bem vindo em sua empresa, é obrigatório recompensar as pessoas que tem esses hábitos positivos;
  • Já do contrário, é preciso tomar decisões sobre o que não é permitido no dia a dia.
A mudança de cultura pode ser dolorida e muito difícil de início. Afinal, é normal que pessoas da sua equipe não se sintam mais alinhadas com a nova cultura organizacional.   Por conta disso, quase todo processo de mudança de cultura empresarial ocasiona em demissões.   Com disciplina, educação e busca incessante pelos novos hábitos de sua companhia, você colherá os louros quanto menos imaginar.   Lembre-se que o processo de alteração da cultura não acontece da noite para o dia, por isso, não desanime e siga em frente com aquilo que acredita!   Não sabe como agir com um funcionário que não aceita a cultura organizacional nova de sua empresa? Assista o podcast abaixo e saiba o que deve ser feito nestes casos de má adaptação.   https://youtu.be/FcNZ99FThGk

4. Crie ações para fortalecimento da cultura organizacional

Existem algumas ações que podem ser adotadas para fortalecer cada vez mais a cultura organizacional de sua empresa. Veja alguns exemplos abaixo:
  • Embaixadores: treine colaboradores específicos de sua empresa em uma imersão da cultura organizacional;
  • Contratação: instaure as qualidades e características primordial de seu culture code como base para a contratação de novos talentos - desde o momento inicial de seleção;
  • Sala de guerra: por meio de ações de empoderamento de equipe, além de atividades que ampliem a gratidão, é possível aumentar cada vez mais o engajamento da equipe e assim, encontrar soluções além do planejamento estratégico;
  • Premiação e avaliação de desempenho: seguindo os valores e metas da sua empresa, é interessante realizar premiações e prestar reconhecimento àqueles colaboradores de destaque;
  • Employer branding: você deve trabalhar cada vez mais a marca qualificadora de sua empresa, assim atrairá novos talentos de maneira mais fácil, destacando o diferencial de sua companhia em relação aos concorrentes.
Assista no podcast abaixo e saiba mais sobre como trabalhar o crescimento de sua empresa apenas com a cultura organizacional com dicas exclusivas de Marcelo Germano e de Victor Reis, CEO do Grupo Med Mais. https://youtu.be/7Fjknf_GI5Y

O que é preciso para mudar a cultura empresarial?

Primeiramente, para mudar sua cultura empresarial, é preciso parar e realizar uma análise de tudo o que você deseja de novo para sua companhia.]   A melhor forma de fazer isso é com um planejamento estratégico empresarial. Essa ferramenta funcionará como uma análise completa de quais são os seus planos para o futuro.   Una o seu planejamento estratégico com as informações quea dquiriu sobre o clima organizacional.   Agora, está n hora de refletir sobre o que está faltando na empresa.   Quais os valores que quer que sejam seguidos pelos funcionários todos os dias? Quais os comportamentos? Qual o propósito que eles devem compartilhar?   E que situações a sua empresa não tolera?   Respondendo à todas as questões, crie um código de cultura atualizado. Este documento deverá servir como uma lei para a sua empresa. Todos devem conhecer e seguir.   Além de respeitar o processo, para mudar a cultura empresarial é preciso ter estômago. Ou seja, estar preparadado para defender o código de cultura, sem fazer exceções. Quando necessário, será preciso demitir, punir, reforçar.   O comandante deve lembrar que ele é o exemplo que será seguido no dia a dia da companhia, dessa forma, não deve apenas aplicar os ensinamentos exigidos, mas acreditar, viver e respirar todos eles!  

Quanto tempo demora para mudar cultura da empresa?

Segundo Marcelo Germano, o tempo para a mudança de uma cultura empresarial costuma ser longo, podendo durar até mesmo 5 anos até que se consolide com todos os colaboradores.   É preciso persistência e insistência todos os dias. É primordial a aplicação dos rituais, da observação de todos os colaboradores e suas ações, além de sempre ficar atento ao rumo que a empresa está tomando.   O líder deve ser a força motora para que sua empresa esteja nos trilhos corretos para atingir os objetivos almejados, portanto, não desanime e continue acreditando no seu propósito final!   Quer saber mais? Assista o vídeo a segui e saiba mais sobre os ensinamentos de Marcelo Germano sobre a instalação de uma nova cultura empresarial.   https://youtu.be/KUGn8UFe29U   A mudança de cultura organizacional é um processo inevitável em casos de empresas que tem valores e comportamentos desalinhados. Comandantes que gostariam que seus negócios tivessem outra forma de funcionar deve investir num processso de mudança cultural.   Mudar a cultura de uma empresa não é fácil nem rápido. Mas, os resultados estão diretamente associados ao crescimento do negócio. Afinal, é a cutlura organizacional o elemento de maior valor numa companhia. Um negócio pode ter o produto ou serviço replicado. Entretanto, tem uma equipe e cultura únicos.  

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO