Quer Bater a Meta? Não Siga Essa "Estratégia"
16.06.2021Bater a meta é importante não só para se ter uma margem de lucro melhor.
Mas, também, para chegar onde você quer que a empresa chegue.
Para ter melhor controle e análise para bater a meta, é preciso dividi-la e acompanhar.
A meta pode ser dividida em anual, semestral, trimestral, mensal, semanal e diária.
Normalmente, a meta que todo dono de empresa acompanha, é a meta mensal.
E para bater a meta mensal, é preciso acompanhar semana após semana.
Quebrando a meta dessa forma, é possível analisar os números e criar previsibilidade, para saber a possibilidade de bater a meta...
Ou não.
Mas, infelizmente, muitos empresários ao verem que há grande possibilidade de não bater a meta...
Cometem um erro que, na maioria das vezes, não vai resolver o problema.
Antes de mais nada, vou mostrar qual é esse grande erro.
Dar desconto não vai resolver o seu problema em bater a meta.
Para te explicar melhor sobre esse erro, vou criar uma situação hipotética.
Digamos que você estabeleceu uma meta mensal.
E para ajudar a cumprir e analisar essa meta, você quebrou em metas semanais.
Ao começar o mês, na primeira semana, você bateu a meta.
Tudo certo até aí, e você continua executando as mesmas coisas.
No entanto, na segunda semana, você não bateu a meta.
Nesse momento, há dois caminhos que você pode tomar:
1 - você continua executando as mesmas coisas esperando que algo mude...
2 - você age nesse momento para reverter a situação e começar a bater meta novamente.
Muitos empresários tomam o primeiro caminho.
Na esperança de algo mudar, passa a terceira semana sem bater a meta...
E chega a quarta semana, desesperado, sem saber o que fazer.
E o que esses empresários fazem?
Dão desconto para vender mais e, quem sabe, bater a meta.
O que eu tenho para te informar sobre esse tipo de atitude, é que:
Empresários despreparados dão descontos.
Isso porque eu vejo muitos empresários que, ao invés de tomar o segundo caminho que citei lá atrás...
Chegam na quarta semana, pensando o seguinte:
“Ah, não estou vendendo como deveria.
Mas eu tenho uma solução mágica: vou dar desconto e, aí, vou vender mais.”
Isso não significa que você vai vender mais.
Ou seja, mesmo que aumente as vendas, esse empresário sacrificou o seu lucro.
Agora, vou te mostrar o que você deve fazer, considerando a mesma situação.
Para bater a meta em uma situação onde os números estão baixos, você precisará fazer um plano de ação.
Na segunda semana, onde você não bateu a meta, você precisa parar para analisar:
Onde você errou, e onde acertou.
Ao passo que você faz isso, também precisará elaborar um plano de ação com uma nova estratégia.
E para que esse plano seja eficiente, você precisará fazer o seguinte:
Atrair mais clientes;
Conversar com o seu time de vendas;
Entender como é o seu processo de vendas;
E entender se em cada etapa desse teu processo de vendas, as pessoas estão cumprindo com o planejado.
Ao entender onde está o erro e a dificuldade para bater a meta é essencial nessa etapa.
Por isso é interessante fazer logo no início.
A medida que você implementa isso e vai fazendo ajustes...
Mais experiência você adquire e, consequentemente, você vende mais.
E se mesmo fazendo tudo isso, na semana seguinte eu continuar não batendo meta?
Você chama a sua equipe e faz tudo isso de novo.
E continua fazendo seus planos de ações e executando.
Com o tempo, você acaba virando um hábito.
E dessa forma, você cria uma cultura de foco resultado, pois você começou a fazer isso repetidamente.
Para saber mais o que é preciso para bater a meta todo mês, é bem simples:
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QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
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