Você Acredita que o Reconhecimento do Colaborador é Importante?

26.01.2022
eag-reconhecimento-do-colaborador||eag-reconhecimento-do-colaborador-genial
O reconhecimento do colaborador nem sempre é uma prioridade na cultura da empresa...   Mas isso é um erro muito grave.   Porque reconhecer seus colaboradores da maneira correta pode impactar diretamente no lucro do seu negócio.   Você pode até estar se perguntando o seguinte:   “Como o Marcelo tem tanta certeza disso?”   E eu vou te responder com toda a honestidade:   Tenho certeza porque já vivi isso muitas vezes.   Pude ver de perto como a satisfação do cliente interno é importante para o sucesso de uma empresa.   Por isso estou escrevendo esse post...   Agora está na hora de você entender a importância do reconhecimento do colaborador também.   Vamos lá!  

Reconhecimento é uma ferramenta poderosa

  Em primeiro lugar, vamos relembrar algo que, para mim, é uma verdade absoluta:   Ser reconhecido é um desejo da alma de todo ser humano.   Com isso em mente, agora podemos falar sobre as reclamações mais frequentes dos empresários:   “Não tem engajamento na minha empresa”   “Meus colaboradores não são engajados”   “Não sei mais o que fazer para engajar meus funcionários”   Enfim, existem várias formas de dizer a mesma coisa: o engajamento é um grande problema nas empresas.   Mas existe uma coisa que observei em muitos negócios que tive e visitei:   As pessoas são muito focadas no negativo.   Ou seja, quando alguma coisa dá errado, criticamos e criticamos várias vezes.   Porém, o que acontece quando uma coisa dá muito certo?   Quando um colaborador tem uma ideia brilhante?   E quando uma equipe bate uma meta incrível?   Ninguém lembra de fazer o reconhecimento.   Dessa maneira, os colaboradores vão perdendo a vontade de ser parte da empresa...   E param de acreditar na missão e no propósito do negócio.   É por isso que o reconhecimento é uma ferramenta muito poderosa para manter o engajamento do seu time.  

Não existe um único jeito de fazer o reconhecimento do colaborador

  Essa é outra crença que muitos empresários carregam:   Que os funcionários só gostam de reconhecimento se for financeiro.   Mas a minha experiência me mostra que isso nem sempre é verdade.   Quando existe uma cultura de reconhecimento na empresa e todos os colaboradores entendem o quanto são valorizados...   O reconhecimento financeiro não é a mais o ponto principal.   É claro, não vamos negar que todos gostam de receber um dinheiro extra de vez em quando...   Porém, achar que essa é a única forma de reconhecimento possível é muita inocência.   Por exemplo:   Aqui no EAG, nós temos nossa moeda de reconhecimento interna, o Genial.   eag-reconhecimento-do-colaborador-genial   No Genial, os valores da empresa estão listados...   Quando um colaborador faz alguma coisa “genial”, é reconhecido pelos valores que viveu naquele momento.   E todo mês, a pessoa que tiver mais Geniais tem a chance de girar a Roleta Genial e ganhar um prêmio.   Essa é uma forma simples e efetiva de reconhecer os colaboradores diariamente.  

Como o reconhecimento afeta o lucro?

  Existem pesquisas que indicam uma situação incrível:   Se você fizer UM reconhecimento por semana...   Aumenta lucro, nível de satisfação e entrega dos colaboradores.   Por que isso acontece?   Porque o reconhecimento é um reforço positivo.   E as pessoas que são reconhecidas uma vez, costumam continuar a ter atitudes que podem sempre gerar mais reconhecimento.   Dessa maneira, além de garantir o engajamento dos seus colaboradores, você também investe na cultura da sua empresa...   De uma maneira em que o retorno é certeiro.   Precisa de ajuda com a cultura da sua empresa?   Então se escreva no Programa EAG!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO