As 3 Dicas Indispensáveis Para Se Ter Equilíbrio Financeiro
20.07.2021Comandar uma empresa sem equilíbrio financeiro é como dirigir no escuro:
- Você não sabe qual o caminho está indo;
- Não sabe exatamente onde chegar;
- E não se dá conta do caminho que você está trilhando.
Isso porque muitos acreditam que para ter equilíbrio financeiro...
É necessário cuidar do fluxo de caixa.
Mas na verdade, é muito mais do que isso:
É preciso fazer uma Gestão Financeira.
A partir do momento que você entende isso e executa as dicas que eu vou te dar aqui, você conseguirá ter um equilíbrio financeiro de verdade.
Dica 1: Não é apenas sobre Finanças
Essa primeira dica é bem simples:
Gestão Financeira não se faz apenas no setor financeiro.
Envolve outros setores, como Setor de Vendas – ou Comercial -, e também o setor de Marketing, por exemplo.
É necessário que os setores se comuniquem, para saber que caminho a empresa está andando.
E a partir disso, verificar se esse é o caminho que vai levar a empresa até a visão dela.
Afinal de contas, o equilíbrio financeiro é essencial para que a visão seja alcançada.
Por isso, é preciso que o Setor Financeiro esteja alinhado com outros setores.
Lembre-se: É preciso caminhar em conjunto para chegar ao objetivo.
E isso serve para esse exemplo também.
Dica 2: Avaliar dados é essencial para se ter equilíbrio financeiro
É necessário analisar o que se tem feito e quais resultados sua empresa obteve.
E para isso, é preciso metrificar as ações e seus resultados.
Portanto, essa análise começa desde a comunicação com o público para atrair os clientes ideais...
Até o LTV (Life Time Value), que é quanto tempo que o cliente passa na minha base, comprando mais produtos ou serviços.
Ou seja, a Gestão Financeira irá verificar:
- Quantas pessoas chegaram até a equipe de vendedores;
- Quantos realmente compraram algum produto ou serviço;
- Desses, quantos pediram reembolso ou cancelaram contrato;
- Qual o valor médio da venda (que é o que chamamos de ticket médio);
- Quanto custou para adquirir cada cliente;
- Qual a margem de lucro foi obtida nessas vendas;
- E, finalmente, se a empresa bateu ou não a meta do mês.
Claro que a Gestão Financeira envolve outras atividades, como analisar fluxo de caixa, DRE, entre outros.
No entanto vamos focar no que é preciso fazer para ter equilíbrio financeiro na sua empresa.
Por isso, vamos para a próxima dica.
Dica 3: Hora do Plano de Ação
Quando você levantar os dados da sua empresa...
Você precisará levantar ações para alcançar um equilíbrio financeiro cada vez melhor.
Se, após avaliar os dados, você identificou que bateu a meta de vendas e está tudo dentro dos conformes...
Você poderá levantar ações de melhoria, como aumentar a margem de lucro, diminuir custos, e por aí vai.
Mas, caso não tenha batido a meta de vendas...
Ou até pode ter alcançado a meta, mas o ticket médio está baixo, margem de lucro abaixo do esperado, por exemplos...
Está mais do que na hora de levantar algumas ações para mudar o cenário.
E para isso, você vai precisar dos dados dos tópicos que mencionei anteriormente.
Assim, você vai conseguir identificar:
- Qual a margem de lucro necessária para pagar as despesas da empresa;
- O valor do ticket médio para se ter a margem de lucro necessária;
- Quantas vendas a equipe do Comercial precisam fazer para alcançar tal meta;
- Qual a quantidade de pessoas que a equipe do Comercial precisam contatar para fechar a quantidade de vendas necessária;
- E quantas pessoas será necessário levar a comunicação de vocês, para que a equipe do comercial possam contatar elas.
E isso tudo só é possível fazer em conjunto.
Pois, para se ter um equilíbrio financeiro...
É preciso implantar essas três dicas.
Lembrando que é extremamente importante que toda a equipe da empresa esteja alinhada quanto a esses pontos.
Afinal, uma equipe autogerenciável fazem o que são pagos pra fazer...
E estão sempre adaptando e reavaliando no plano em campo de batalha.
Se você não sabe como construir uma equipe autogerenciável...
Clica aqui que eu te mostro o que é exatamente uma e como construí-la.
QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
-
Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
-
Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
-
Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
-
Ferramentas
- Habilidades empreendedoras
- Oportunidades de negócio
- Plano de negócios
- Finanças e gestão financeira
- Marketing e vendas
- Gestão de equipe
- Inovação e adaptabilidade
- Networking e parcerias
- Gestão do tempo e produtividade
- Monitoramento e avaliação
- sobrecarga no trabalho
- plano de negócios
- Relacionamento empresarial
- Tolerância de atraso
- pedido de demissão
- modelagem de negócios
- automatização de processos
- relacionamento profissional
- trilha de carreira
- saúde do trabalhador
- licença remunerada
- matriz de eisenhower
- ética empresarial
- playbook de vendas
- liderança feminina
- obrigações fiscais
- planejamento tático
- absenteísmo
- contratação freelancer
- pequena e média empresa
- cliente insatisfeito
- ARR
- compliance
- fases do processo empreendedor
- jornada do colaborador
- contrato por tempo determinado
- 5 forças de porter
- balanced scorecard
- demissão em massa
- softwares de gestão
- programa para autônomos
- empowerment
- aprendizagem autodirigida
- matriz ansoff
- metas individuais
- autonomia no trabalho
- captação de recursos
- como reduzir custos na empresa
- vender férias
- o que é ESG
- comportamento do consumidor
- técnicas de autogerenciamento
- avaliação de liderança
- controle interno empresarial
- produtividade empresarial
- autogerenciamento no trabalho
- indicador de frequência
- gestor
- avaliação de desempenho individual
- segmentação de mercado
- roadmap
- marketing personalizado
- processos empresariais
- vantagens do modelo de empresa autogerenciável
- cultura de inovação
- dinâmica de grupo online
- growth marketing
- matriz bcg
- método moscow
- capacitação gerencial
- digitalização de processos
- empresa humanizada
- erp para pequenas empresas
- hábitos de sucesso
- tração startup