Como fazer carta de crédito para cliente? Tudo o que precisa ter

27.02.2023
A carta de crédito quando aplicada para um cliente possui quase o mesmo simbolismo em consórcios ou negociações bancárias.   Ela é uma espécie de cartão de crédito que pode ser usada pelo seu comprador, porém, é preciso cuidado e atenção na hora de usá-la dentro de seu negócio.   Confira abaixo informações completas de como é o pagamento dela, as especificações que a diferenciam de demais métodos de pagamento e muito mais!  

O que é uma carta de crédito?

O que é uma carta de crédito? A carta de crédito é uma espécie de título ou de documento que é usado na compra de produtos ou serviços.   Ela possui uma quantia fixa, como um cartão pré-pago com crédito, utilizada na empresa que está oferecendo esse benefício ao comprador.   Assim, no momento do pagamento, usa-se a carta de crédito para que o valor total, integral ou em partes seja abatido.  
O pagamento da carta de crédito acontece de forma parcelada ou à vista, tudo dependerá muito conforme a negociação realizada com o cliente.
Geralmente seu valor é dividido em várias quantidades para que o cliente vá pagando de forma antecipada, assim, quando é contemplado com a quantia total, pode usar o dinheiro na compra dos serviços.
A sua usabilidade é bem parecida com a de um consórcio, onde o indivíduo pode dar lances com um valor fixo ou variável, contemplado posteriormente com a carta de crédito.

Importância da carta de crédito para a empresa

Uma das principais importâncias de ter essa opção de pagamento via carta de crédito para sua empresa é reduzir a inadimplência dos clientes.   Isso porque por meio desse "acúmulo" do dinheiro antes da liberação do produto, têm-se muito mais segurança do recebimento do dinheiro pela companhia, afinal, o valor integral estará pago.   Além disso, é uma forma variável quando falamos sobre quantia, onde o cliente pode escolher o quanto quer se comprometer e pagar mês a mês ou conforme o período acordado.  

Importância da carta de crédito para o cliente

Quando falamos das vantagens para o cliente, ele possui muito mais organização durante os meses em que precisa efetuar o pagamento, pagando o mínimo acertado ou acrescentando mais dinheiro na conta.   Assim, ele possui uma organização financeira mais palpável, tem uma maior noção de quanto terá disponível dentro de certo tempo, além de não se comprometer com cartão de crédito ou contas prolongadas.  
Existem vários tipos de carta de crédito que são usados diariamente nas empresas e principalmente pelos consórcios, são eles:
  • Consórcio de imóveis: quer começar a investir para ter sua casa própria? Esse é o modelo que você está procurando. Compre uma carta de determinado valor e por meio de aplicações mensais, os conhecidos "lances", você se aproxima cada vez mais de seu objetivo;
  • Consórcio de automóveis: da mesma forma que o exemplo anterior, aqui você tem a possibilidade de comprar o seu tão sonhado veículo no final de determinado período;
  • Consórcio de serviços: quer contratar um curso ou outras possibilidades, porém, não possui o dinheiro no momento? Atente-se a modalidade do consórcio de serviços!
  • Consórcio de máquinas: para companhias que lidam com maquinários, essa pode ser uma possibilidade de facilitar o pagamento.
São muitas as possibilidades! Você pode adaptar o seu negócio para que tenha a opção de carta de crédito, modelando os pagamentos segundo o estilo de sua organização.   Quer saber como conseguir fazer uma carta de crédito para o seu cliente da forma mais correta e condizente para o seu negócio?   Confira no vídeo abaixo dicas de Marcelo Germano e do entrevistado especial, Cristoffer Medeiros, referência quando o assunto é gestão de crédito, além de criado do método Deps. https://youtu.be/CvT52zyI9Vo
A carta de crédito só costuma ser liberada para o comprador quando acontece a contemplação, nesse caso, o indivíduo precisa ser sorteado ou ganhar o lance em que aplicou.
A primeira opção acontece apenas pela sorte, porém, o lance é uma das chances mais indicadas para quem quer acelerar o processo de ganho da carta de crédito.
É claro que também há a possibilidade final de pagar toda a quantia acordada, onde se tem a carta de crédito disponível e pronta para ser usada no item ou serviço acordado.
Tudo depende do próprio consórcio firmado: existem alguns que realizam a liberação dentro de 7 até 60 dias.   Essa é uma informação que você deve verificar de forma prévia no contrato do consórcio, portanto, não deixe de saber mais sobre quais são as condições que você está concordando.   Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar acompanhando as novidades aqui no blog do EAG, onde muitas delas podem te ajudar a se inspirar e melhorar vários processos em sua empresa.   Além disso, siga-nos em nossas redes sociais e ficar sempre de olho no programa EAG e nos depoimentos dos comandantes que obtiveram sucesso com nosso método inovador!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO