Como achar investidor para minha empresa?

18.04.2023
Um dos principais pensamentos de muitos empresários é sobre como conseguir atrair investidores para a empresa, ainda mais para aquelas que ainda estão em período de ascensão.   Se você está achando que esse é o momento para sua sociedade de começar a pensar nesse próximo passo, leia abaixo algumas informações para tirar esse plano do papel o quanto antes!  

Por que atrair investidores é importante

Por que atrair investidores é importante Ter um fundo de investimento em sua corporação é uma grande vantagem, o que te ajuda a direcionar mais renda para projetos que podem estar estagnados ou aqueles que precisam de uma injeção de atenção.   Além disso, você terá uma grande equipe de pessoas experientes prontas para pensar junto sobre o que é melhor para o seu negócio, para a gestão da companhia e do futuro empresarial.   O futuro com um investidor ou uma rede de pessoas preparadas para apoiar a sua companhia é interessante e pode te trazer visões das quais você não sabia que poderiam existir.   Confira no vídeo abaixo quais são as estratégias que você deve aplicar o quanto antes dentro de sua empresa para que consiga ter resultados cada vez mais singulares e únicos. https://youtu.be/eC1HoaiIQGw

Preparando a empresa para atrair investidores

Quer começar a atrair esse investidores para dentro de sua empresa? Confira abaixo o guia completo para preparar a sua empresa para que esse tipo de profissional sinta vontade de aplicar dinheiro em sua companhia:  

1 - Tenha um plano de negócio

É preciso que você saiba que os investidores estão sempre de olho em vários negócios que podem ser interessantes de investir dinheiro, portanto, crie um plano de negócios.   Esse documento será primordial para que tanto você, quanto para o interessado em sua organização saber mais a fundo do que se trata, quais são os produtos/serviços oferecidos e o que pode ser implementado.   Insira ali também os dados da companhia, quais são os diferenciais em relação aos concorrentes e um planejamento simples, eficaz e que convença-os a adquirir uma parte da organização.  

2 - Busque pelo investidor certo

Saber procurar pelo investidor mais certeiro para a sua empresa é um dos primeiros passos que precisam ser abordados, isso porque eles serão a base para que outros interessados também apareçam.   Depois que o primeiro contato aparecer, é primordial manter o bom relacionamento com todos, informando-os sobre o que está acontecendo por meio de relatórios específicos, além de pedir por opinião e contribuições.  

3 - Foque no diferencial

Como já citado anteriormente, é primordial que os investidores entendam o porque eles devem apostar primeiramente em sua empresa ao invés na dos demais.   Tenha conhecimento profundo sobre o mercado de atuação, apresente dados consistentes sobre a importância de seu negócio, mostre a possibilidade de expansão e demais informações.   Foque também no interno: mostre mais de sua equipe, quais já foram os problemas enfrentados e como é a aceitação atual do mercado.  

4 - Priorize a visão e missão

Traga a história de sua empresa como um diferencial, mostre quais são os valores, missões e tudo aquilo que torna a corporação como uma peça-chave e que chamará a atenção para que seja cobiçada.   É por meio de uma equipe talentosa, de uma cultura organizacional forte e de todos esses pontos específicos que você chamará a atenção merecida para sua corporação.   Essas são algumas das ações se você, dono de empresa, deseja que seu negócio seja interessante e que possa chamar a atenção de possíveis investidores e claro, alcançar resultados cada vez mais únicos e diferenciados.  

Como atrair investidores para a empresa

Para que você consiga tornar essa atração cada vez mais real, condizente e fortificada, é o momento de observar nossas dicas rápidas abaixo para tirá-las do papel e praticá-las:
  • Deixe os amigos de lado: é importante compreender que nem sempre o seu melhor amigo será um bom parceiro de negócio, portanto, leve isso em consideração antes de envolver ambas as partes em uma corporação;
  • Saiba qual o momento de sua empresa: você sabe bem ao certo qual é o momento que sua empresa está? Existem casos em que está começando, se expandindo ou precisando de injeções monetárias externas. Por isso, saiba qual é a necessidade de sua companhia agora e busque por isso;
  • Tenha referências: você sabe quem é essa pessoa que deseja investir dentro de seu negócio? É interessante procurar saber de quem se trata, quais são as ações que já se tornaram efetivas e tomar todos os cuidados prévios primordiais;
  • Observe a cultura organizacional: esse novo negócio ou empresário que deseja se tornar parte de sua companhia ou adquirir parte dela, possui as mesmas missões, visões de negócio e cuidados com as pessoas?
Esses são muitos dos principais pontos que precisam ser observados dentro de sua companhia, portanto, não deixe para depois, faça agora essa avaliação e veja quais são os cuidados que precisam ser aplicados.   Quer saber mais sobre como atrair investidores para sua empresa e ter destaque no nicho de atuação? Conheça mais sobre o programa EAG e saiba como podemos te ajudar nessa missão!   https://eag.com.br/programa-eag/
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO