Aprenda Como Aumentar o Lucro da sua Empresa

24.03.2021

Você sabia que, no final do dia, é o caixa que paga as contas, e não o lucro?

Muitas pessoas confundem bastante essas duas coisas.

E se você não sabia, não há problema: você não está sozinho!

E para quem já sabia... calma, não vá embora!

Esse post é para quem sabe que o caixa é que paga as contas, e para quem não sabe também.

Vou explicar o porquê:

Recebi várias dúvidas no meu Instagram, que se trata exatamente sobre esse tema.

E por isso, resolvi escrever para sanar essas dúvidas, e ajudar a você, dono de empresa, a lidar com o seu fluxo de caixa.

Antes de mais nada, vou explicar qual a diferença para que todos entendam melhor.

Lucro vs Caixa

O lucro é o valor que sobra – ou falta – depois que você:

Soma tudo o que entrou na tua empresa;

Subtrai tudo que é despesa, como energia, compra de móveis, salário de funcionários e pró-labore;

E ao final você terá o valor do seu lucro.

Já o Caixa – ou Fluxo de Caixa – vai registrar toda entrada e saída de dinheiro na sua empresa, em um determinado período de tempo.

Pode ser diário, semanal, mensal...

Enfim, essa é a diferença.

Mas o que você precisa saber, é que ambos estão relacionados.

Vou te dar um exemplo:

Digamos que o seu lucro está bem apertado, e você precisa aumentar ele para poder conseguir ter um “fôlego” na sua empresa.

Daí, a conclusão que chegamos é que precisamos aumentar o lucro, correto?

Mas para aumentar o lucro, você precisa olhar certas coisas que vão afetar diretamente no seu caixa.

Por isso, é preciso que você domine as ferramentas de geração de lucro e geração de caixa.

Agora, vamos ver o que você pode fazer para aumentar a entrada de dinheiro e diminuir a saída de dinheiro, no seu caixa.

A precificação certa vai aumentar o lucro

A primeira coisa a se fazer é verificar se o(s) seu(s) produto(s) está(ão) com a precificação correta.

Você tem que analisar se o seu preço está abaixo do que realmente vale, e ajustar.

“Ah, mas o cliente só quer saber de preço, e se concorrência coloca o preço lá embaixo, eu tenho que colocar também, senão eu perco vendas.”

Empresário(a), nesse caso você pode verificar quais são os produtos que os seus clientes são sensíveis a preço, e quais não são sensíveis a preço.

A partir disso, você pode trabalhar com um mix de produtos e, daí, trabalha também a precificação de maneira correta.

Outra coisa que você poderá fazer, é melhorar o teu serviço. Assim, você poderá melhorar o preço que você cobra.

Aumentar a receita

Para aumentar a sua receita, você pode:

Aumentar o preço, como discutido no tópico anterior;

Você pode aumentar o seu ticket médio;

Elaborar e executar novas estratégias para atrair mais clientes;

E inclusive, vender mais para o mesmo cliente, o que vai melhorar o LTV.

Diminuir os custos

Você pode falar: “Mas como, Marcelo?”

Existem diversas maneiras para diminuir os custos e aumentar o seu lucro:

Ligar para os fornecedores e negociar o preço e o pagamento;

Sempre que for comprar um produto, analisa o preço e o pagamento em pelo menos 2 ou 3 lugares diferentes;

E aumentando a produtividade do seu funcionário.

Ficou com dúvida nesse último ponto, né?

Vou te explicar como aumentar a produtividade do seu funcionário vai fazer com que tenha mais lucro, e também entrar mais dinheiro no seu caixa.

Vamos supor que para fazer uma venda, seu funcionário precisa conversar 1 hora e meia com um futuro cliente.

Essa é a produtividade dele, correto?

Você vai analisar e entender o processo que o teu funcionário utiliza para fazer essa venda.

Juntos, vocês vão lapidando o que podem cortar do processo, o que pode continuar e o que deve melhorar.

Daí, vocês identificaram que pode fechar uma venda em 45 minutos e, ao testar, deu certo.

Isso significa que você diminuiu seus custos – de tempo -  e aumentou a produtividade do teu funcionário.

Ou seja:

Antes, ao fechar uma venda com 1 hora e meia de conversa, seu funcionário só conseguiria atender 4 clientes por dia, no máximo.

Agora, fechando uma venda em 45 minutos, teu funcionário consegue atender 5 a 6 pessoas no dia.

É assim que você aumenta a entrada de dinheiro no caixa, e aumenta o teu lucro.

Não tenho caixa. Como faço para aumentar o lucro?

É isso que você precisa fazer:

Aumentar seus prazos de pagamentos;

Diminuir seus prazos de recebimento (ou seja: não oferecer o parcelamento logo de cara para o cliente);

Diminuir o estoque, caso você tenha;

E se sua empresa for de serviços, o ideal é fazer os serviços mais rápido.

É assim que você vai ter mais dinheiro no seu caixa, no final do dia.

Porque é isso que você quer: dinheiro no bolso.

Eu tenho certeza de que, se você colocar esses conhecimentos em prática, você terá mais dinheiro entrando no seu caixa e menos dinheiro saindo.

E, consequentemente, aumentará o seu lucro.

Se você ainda não sabe como aumentar o lucro, é só clicar no botão abaixo que eu vou te mostrar como eu posso te ajudar, trabalhando três pilares para construir uma base sólida na sua empresa: Cultura, Liderança e Gestão.

Vou deixar um vídeo sobre lucro e fluxo de caixa para você aprofundar um pouco mais no assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=gM931j0NLrE&t=1s
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO