Linhas de crédito para empresas em 2023: comparação e como contratar

05.03.2023
Ter acesso a dinheiro é um dos principais problemas para muitos empresários, principalmente em momentos de necessidade ou de desespero.   Dados da CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas -, e da SPC Brasil, comprovam que cerca de 34% dos micro e pequenos donos de empresas confirmam a dificuldade de contratar linhas de crédito, onde as principais razões são:
  • Burocracia;
  • Documentação e exigência dos bancos;
  • Altas taxas de juros.
Quer saber mais sobre quais são as melhores opções para o ano de 2023? Confira abaixo um compilado de informações para saber exatamente o que fazer com um melhor direcionamento!

O que são linhas de crédito?

O que são linhas de crédito? As linhas de crédito são valores e dinheiro que são oferecidos por organizações, bancos, financeiras ou demais companhias por meio do financiamento ou empréstimo.   Essas quantias podem ser usadas tanto por pessoas jurídicas quanto físicas, o que modificará as condições e especificidades desse procedimento.   É preciso compreender com cuidado todos esses detalhes, que podem parecer como o uso de um cartão de crédito, porém, as taxas aplicadas são bem mais altas, assim como as condições de pagamento.  

Principais linhas de créditos para pequenas empresas em 2023

Quer saber quais são as principais linhas de crédito para pequenas e médias empresas no ano de 2023? Confira abaixo as mais procuradas e inspire-se para encontrar a que melhor se encaixa com seu negócio:  

1 - Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é quando o indivíduo disponibiliza à empresa do empréstimo um bem para assegurar o pagamento das demais parcelas que virão.   Geralmente são usados veículos ou imóveis, onde a chance de inadimplência é menor nesses casos, o que ocasiona juros reduzidos do que as demais possibilidades de empréstimo.  

2 - Financiamentos

Diferente da opção anterior, ele é um crédito do qual é disponibilizado para uma finalidade única, que estará descrita no contrato, seja para comprar um imóvel, um carro ou até itens de trabalho.   Essas condições podem variar conforme o que foi acertado no processo, onde a quantia do financiamento pode ser de 100%, 50% ou até 10% do valor total, assim como o prazo de pagamento.   As taxas de juros podem variar entre 2 até 7% ao mês, dessa maneira, é recomendado que o indivíduo faça uma consulta precisa antes de assinar a papelada.  

3 - Crédito de capital de giro

Esse crédito é uma boa oportunidade para quem precisa de diferentes possibilidades no fluxo de caixaa das empresas, onde alguns exemplos são o pagamento de salário ou do aluguel, por exemplo.   Diferente do modelo do financiamento, aqui não é preciso discorrer precisamente sobre qual é o objetivo de uso do dinheiro, além do pagamento ter diferentes possibilidades, como por bimestre ou no fim do contrato.   Esse caso é indicado para demandas de menor quantidade, isso porque em períodos de tempo maior, o parcelamento máximo é de 12 meses.   Essa contratação pode ser feita diretamente na corporativa em que a companhia possui conta, ou, em organizações que tem especificação em crédito empresarial.  

Linhas de crédito para empresas endividadas

Muitos empresários possuem grande dificuldade de conseguirem linhas de crédito por estarem com dívidas ativas na companhia.   É interessante saber que mesmo nesse cenário, ainda há sim a possibilidade de conseguir dinheiro extra para sair do caos, onde algumas das opções são:
  • Caixa Econômica Federal: o banco oferece algumas opções específicas para companhias que estão com o nome sujo, o que pode variar conforme a situação e as necessidades de cada caso;
  • BNDES: o Banco Nacional do Desenvolvimento também é uma boa possibilidade para quem deseja obter crédito, principalmente para pequenos empreendedores.
Vale a pena também entrar em contato com o banco em que sua empresa possui conta, onde em muitos casos, são disponibilizadas condições diferenciadas para ajudar a companhia nesse momento.  

Quando contratar uma linha de crédito empresarial?

Essa é uma resposta muito relativa, afinal, é preciso entender primeiramente qual é o momento financeiro do negócio.   Algumas perguntas específicas devem ser feitas, como:
  • Tenho condições de pagar as contas por quanto tempo?
  • Como está meu fluxo de caixa?
  • Consigo manter meu quadro de funcionários e contas fixas;
  • Há previsão de entrada de determinada quantia que vai aliviar as contas?
Ao avaliar o cenário atual de sua companhia, é possível ter um direcionamento do que precisa ser feito, onde contratar uma linha de crédito pode ser a saída mais precisa para evitar problemas maiores no futuro.  

O que eu preciso saber antes de contratar uma linha de crédito para o meu negócio?

Quer contratar uma linha de crédito, porém, está com algumas dúvidas? Confira abaixo alguns pontos dos quais você precisa prestar atenção antes de assinar qualquer coisa!
  • Analise a real necessidade desse empréstimo ou se existem outras opções com taxas menores;
  • Leia com atenção as condições de pagamento, juros aplicados e observe os cenários drásticos como atrasos ou finalização do contrato;
  • Verifique se essa é a opção mais condizente com a sua empresa e a saúde financeira do negócio;
  • Assuma a responsabilidade dos pagamentos de sua companhia.
Esses são apenas alguns detalhes que precisam estar em seu radar, no caso de muitos questionamentos, não deixe de contratar um especialista no assunto, sanando assim todas as pendências sobre ação tão séria.  

Como salvar uma empresa das dívidas?

Para conseguir salvar uma empresa das dívidas é preciso seguir alguns cuidados no dia a dia dentro de sua companhia, como:
  • Tenha um planejamento financeiro: trace um panorama do qual dita quais são as quantias angariadas por mês, quais são os custos fixos, custos variáveis e entenda o quanto é preciso ter em caixa no início do mês;
  • Acompanhe o fluxo de caixa: saber tudo o que entra, sai e possíveis imprevistos é um dos primeiros passos para lidar com cenários complicados dentro de sua companhia;
  • Foque na organização financeira: mesmo que seja um complemento dos dois pontos abordados acima, é primordial saber tudo o que está acontecendo em seu negócio quando o assunto são valores monetários.
Confira no vídeo abaixo mais dicas de Marcelo Germano sobre como conseguir quitar as dívidas de sua empresa e ter um caixa recuperado com saúde! https://youtu.be/P1KHuEtSmlE Continue acompanhando os conteúdos aqui do blog EAG e saiba como o Programa EAG pode ajudar sua empresa a sair do caos diário e ter uma equipe autogerenciável!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO