Margem de lucro: aprenda a definir e a como calcular!

01.11.2022
mulher trabalhando como economista, calculando sua margem de lucro.
Um dos maiores indicativos de que empresas estão obtendo sucesso dentro de seu negócio é por meio do lucro, do qual possui várias formas de ser medido e até mesmo classificado.

Comandante, você sabe se sua companhia está obtendo o lucro desejado dentro do esperado do setor financeiro? 

Se não tem ideia da resposta, esse é o momento de ler mais informações abaixo.   

Continue acompanhando o blog EAG para receber informações mais aprofundadas sobre temáticas de gestão, questões financeiras e claro, para ter uma equipe cada vez mais de sucesso.  

O que é lucro?

É preciso compreender que o termo mais correto de se referir é "lucro líquido", que é referente à sobra sem a presença de tributos ou despesas aplicadas.   

Essa é a quantia final obtida depois da redução de todos os custos e taxas, por isso, é preciso ter o cálculo mais preciso e direcionado dessa questão para comparativo e organização financeira da empresa.  

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é a porcentagem do valor do produto ou do serviço que é derivado do lucro da empresa.   

Ou seja, essa porcentagem é originada da redução das despesas e dos custos do produto, em relação ao preço.  
 
Ela tem relação direta com a formação de preços e de lucratividade da companhia, principalmente quando comparada com o valor do investimento aplicado.

Quais são os tipos de margem de lucro?

Comandante, você sabia que existem vários tipos de margem de lucro que devem ser fiscalizados pela sua empresa, e assim, compreender qual é o cenário exato em que está incluída?   

Confira abaixo quais são eles: 

Margem de lucro ideal

Uma margem de lucro ideal é assim considerada quando é o mínimo para que o negócio possa ser rentável, gerando um retorno financeiro saudável e positivo para a companhia.  

Margem de lucro operacional

Enquanto isso, a margem de lucro operacional é a receita total reduzindo as despesas comerciais.   

Ou seja, a fórmula usada para cálculo é:

  • Lucro Operacional = Receita total - Despesas comerciais.

Nesse caso, as despesas mais comumente incluídas, são: custos dos itens vendidos, despesas de operação, amortização, despesas administrativas e muito mais. 

Margem de lucro bruta

Já a margem de lucro bruta é aquela que mostra os lucros relativos aos de produção, onde o cálculo é feito baseando-se no lucro bruto. 

Esse valor é um demonstrativo da receita total, tirando o custo da mercadoria que foi vendida. 

Isso paga todos os custos de produção dos produtos, o que pode variar conforme o material usado.   

Nesse caso, a fórmula aplicada é:

  • Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias - Custo de Mercadorias.

Margem de lucro líquida

A margem de lucro líquida é o que você deve observar para saber se está obtendo lucro de verdade, assim, ele é o indicador mundial usado para entender a rentabilidade.   

A margem de lucro líquido é a receita total reduzindo os custos dos produtos vendidos, além das despesas de operação, juros aplicados, ações e impostos.   

Nesse caso, a fórmula utilizada para compreender com mais facilidade esse valor, é:

  • Margem de lucro líquido = Receita total - Todos os custos.

É importante, comandante, entender que nenhum desses resultados acima pode ser visualizado sem uma visão completa da saúde financeira de sua companhia.  

Se você está com dúvida sobre como fazer a gestão financeira dentro de sua empresa e conseguir lucrar de forma justa, confira abaixo algumas dicas de Marcelo Germano!
 



Como calcular margem de lucro?

Quando falamos sobre o cálculo de margem de lucro de uma empresa, é preciso entender primeiramente qual é o setor de atuação, onde a fórmula usada será:
  • Lucro / receita x 100.
Uma empresa que possui um item pronto, como um mercado, não tem custo de produção diante da maioria dos produtos, nesse caso, as despesas que serão aplicadas, são as fixas:
  • Impostos;
  • Aluguéis;
  • Salários de funcionários.
Pode ser que algumas questões variáveis também estejam incluídas, como é o caso das comissões de vendas, multas ou até mesmo custos de e-commerce.   

Assim, esse mercado pode vender um item por R$30, onde será reduzido o custo de R$10 de despesas, obtendo R$20 de lucro, que representa 66% de margem de lucro.   

Dessa forma, é possível compreender de uma maneira mais palpável como deve funcionar o valor de lucro obtido, portanto, envolve-se todas as partes do processo: desde o recebimento até o momento da venda. 

Qual é a margem de lucro permitida por lei?

O exemplo citado acima é um demonstrativo do que não deve ser feito conforme a lei brasileira, isso porque existem sim uma média da qual é permitida por lei, evitando preços abusivos para o consumidor. 

Nesse caso, o PROCON dita que o valor justo é 20% acima da quantia em que os pontos de venda pagaram para o distribuidor. Ou seja, se você pagou R$8 em um item, o máximo que poderá ser vendido é R$9,60. 

Portanto, tenha atenção em como você irá reproduzir essa venda dentro de seu negócio para evitar potenciais problemas.  

Qual é a margem de lucro ideal?

A margem de lucro ideal com certeza vai variar conforme a empresa e o produto que é vendido, assim, é preciso entender mais sobre o objetivo do negócio e se está dentro do planejamento estratégico traçado.   

Assim, pode ser que uma empresa decida reduzir a sua margem de lucro em um período mais complicado, enquanto pode aumentar conforme a lei da oferta e demanda.   Nesse caso, não há uma margem de lucro ideal fixa, mas sim, aquela margem de lucro ideal para o momento da companhia, seguindo o parâmetro de cada empresa.   

Quer saber mais sobre como precificar e ter um valor justo na hora de revender seus produtos? 

Confira no vídeo abaixo qual é a fórmula de sucesso de Marcelo Germano! 
 

Como definir uma margem de lucro ideal?

Agora que você já sabe mais como cada margem de lucro é calculada de forma individual, confira abaixo algumas dicas para conseguir definir sua margem de lucro de uma maneira direcionada e certeira:
  • Insira o preço adequado: pense em qual é o seu modelo de empresa, a forma de venda e o tíquete médio. Depois disso, pense sobre a margem de lucro - se é diante do montante ou por unidade -, depois, compare com os concorrentes de seu ramo e reflita se é justa ou não;
  • Planeje os custos: é importante inserir o valor dos produtos com base nos custos e aplicações empresariais, deixando de lado o que "acredita" que deveria ganhar. Coloque na balança a quantia da mão-de-obra, hora de trabalho dos envolvidos e toda a produção;
  • Foco na margem de lucro: é preciso pensar primeiramente na margem de lucro global e como você pode conquistar o mercado com mais potencialidade. Por isso, ter a contabilidade e a gestão financeira mais direcionada e organizada é um dos pontos principais para entender o que está entrando e saindo com mais sobriedade;
  • Observe a margem de lucro nas receitas recorrentes: por fim, é preciso pensar na segurança de seu negócio, vendendo não somente um item, mas talvez todo um pacote que fidelize seu cliente com sua marca.
Essas são apenas algumas das dicas mais importantes para comandantes que desejam obter sucesso diante da margem de lucro e continuidade de vendas. 

Não deixe de aplicá-las no seu dia a dia!   

Comandante, o que você tem feito em sua companhia para que a margem de lucro seja positiva no andamento financeiro conforme o esperado?   

Aqui no blog EAG você recebe essas e outras informações direcionadas para que consiga tirar sua empresa do caos o quanto antes e começar a decolar cada vez mais dentro de seu negócio!
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO