Ponto de equilíbrio na empresa: como calcular e atingir na empresa

10.08.2022

Uma expressão que poucos empresários conhecem, ou, se já ouviram falar, não sabem bem ao certo como aplicar dentro do negócio é o "ponto de equilíbrio".

Ele é um fator para garantir que as empresas tenham maior potencialidade de desenvolvimento, de competitividade, de reduzir eventuais problemas financeiros e muitas questões.

Ficou curioso para saber do que se trata? Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre o que é, quais são os tipos existentes e muito mais!

O que é ponto de equilíbrio?

Da mesma maneira como o próprio nome sugere, o ponto de equilíbrio é quando as despesas empresariais - tanto variáveis quanto fixas -, e as receitas totais ficam igualitárias, visto que o lucro e o prejuízo estão zerados.

Isso significa que após o pagamento de todas as despesas e a ausência de perda, sabe-se exatamente qual a quantia de lucro existente. É comum que tenha-se dúvida sobre a questão do lucro, onde geralmente o objetivo é ter a maior quantidade possível, certo?

Porém, com a fórmula do ponto de equilíbrio, não quer dizer que há ausência dele, mas, há o foco em não obter danos financeiros, onde é preciso o valor mínimo para cobrir todas as demais despesas empresariais. Dessa maneira, lucra-se o suficiente para não deixar de pagar nenhuma conta, sabendo depois a quantia exata desse montante.

Para que serve o ponto de equilíbrio na empresa?

É por meio do ponto de equilíbrio em uma empresa que se tem a certeza da segurança do negócio, isso porque é ele que mostra o quanto é preciso vender para que as receitas sejam iguais aos custos.

Com esse dado também se tem conhecimento do exato momento isso acontecerá, sempre levando em consideração a quantidade de vendas precisas.

Quais são os três tipos de ponto de equilíbrio?

Você sabia que existem três tipos de ponto de equilíbrio? Confira quais são eles e como funcionam cada um em sua especificidade.

Ponto de equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio financeiro, conhecido comumente como caixa, leva em consideração os custos e despesas fixas, mas, é retirado daqui aquilo que não é desembolsado do caixa empresarial, onde o resultado deve ser igual ao valor disponível. Nesse caso, há a retirada de:

  • Depreciação;
  • Amortização;
  • Variação cambial;
  • Exaustão.

Para obter o cálculo mais preciso e estar por dentro da saúde financeira da empresa, essa é a fórmula usada:

  • Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Despesas fixas e custos – depreciação, variação cambial, exaustão, amortização) / (margem de contribuição unitária).

Assim, obtêm-se o valor exato preciso para que não se tenha prejuízos ou demais problemas.


Ponto de equilíbrio contábil

Esse método, no entanto, leva em consideração apenas os custos e despesas fixas, que são conhecidos por serem os mais simples. Ele é muito usado quando a empresa tem vários ativos que enfrentam depreciação, dessa forma, o estudo realizado é mais natural. O cálculo usado nesse caso, é:

  • Ponto de equilíbrio contábil = (despesas fixas e custos) / (margem de contribuição unitária).

O valor final mostra qual a quantia necessária para que se obtenha lucro.

Ponto de equilíbrio econômico

Aqui, além de se levar em consideração os custos e despesas fixas, também é incluído o custo de oportunidade do dinheiro, diferenciando-o dos demais. Assim, é projetado um valor de lucro mínimo que a empresa precisa ter, para que assim, tenha uma remuneração condizente com aquela que teria se o dinheiro fosse aplicado em demais questões do mercado.

Esse método é muito usado por comandantes que estão no início de sua empresa. A fórmula usada, é:

  • Ponto de Equilíbrio econômico = (Despesas fixas + Custos + custo de oportunidade) / (margem de contribuição unitária).

Assim, sabe-se quanto é preciso de produção, venda de serviços ou demais indicadores para pagar as despesas e custos e por fim, obter o lucro estipulado.

Como se calcula o ponto de equilíbrio financeiro?

Ficou curioso para saber como é feito o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro? Confira abaixo o passo a passo para começar a aplicar dentro de sua empresa o quanto antes.

1. Fazer auditoria de despesas fixas

Primeiramente, é preciso levantar quais são todas as despesas fixas dentro de uma empresa, nesse caso, algumas das mais comuns, são:

  • Aluguel;
  • Condomínio;
  • Salários;
  • Pró-labore;
  • Contas como água, luz, internet e demais custos fixos;
  • Seguro.

E muito mais. Nesse caso, lembre-se de tudo aquilo que devem ser pago para que sua empresa continue funcionando sem demais problemas.

2. Identificar a margem de contribuição

Você com certeza identificou acima a sentença de "margem de contribuição". Ela nada mais é do que o valor que cada venda trará a empresa como lucro. Para saber qual é a sua dentro de sua empresa, basta realizar o cálculo abaixo:

  • Margem de contribuição = Valor das vendas – Custos variáveis + Despesas variáveis.

É recomendado que seja feito o cálculo de forma individual para cada produto ou serviço, multiplicando posteriormente pela quantidade que é vendida.

Saiba mais: como calcular margem de lucro

3. Aplicar a fórmula

Agora que você sabe mais sobre os dois primeiros passos, é o momento de saber como aplicar a fórmula do ponto de equilíbrio. Nesse caso, basta substituir os números pela forma selecionada, como por exemplo:

  • Ponto de equilíbrio = (despesas fixas + custos fixos - gastos não desembolsáveis) / margem de contribuição.

Muito mais simples do que se imagina, certo?

Como fazer planilha de ponto de equilíbrio?

Quer fazer uma planilha de ponto de equilíbrio você mesmo? Você deve inserir os dados para que consiga ter o cálculo preciso, onde deve conter:

  • Preço de venda;
  • Custos variáveis;
  • Despesas variáveis;
  • Custos fixos;
  • Despesas fixas;
  • Despesas não desembolsáveis.

Você pode obter a sua usando o Excel, onde por meio de várias fórmulas e ferramentas existentes dentro do próprio documento, têm-se uma organização precisa e direcionada.

Como saber se empresa chegou no ponto de equilíbrio?

A resposta é simples: para saber quando a empresa chegou ao ponto do equilíbrio é quando atingiu o zero a zero, considerado como o mínimo necessário.

Todo e qualquer número que vier posteriormente, é sobre lucro, o que pode ser usado como indicador para verificar mais sobre o aumento ou redução de lucratividade da empresa.

Como fazer empresa atingir ponto de equilíbrio?

Ficou interessado em saber como você pode fazer seu negócio atingir o tão desejado ponto de equilíbrio? Confira abaixo algumas dicas que podem e devem ser aplicados hoje mesmo.

Quitar endividamentos

O primeiro passo que deve ser aplicado é de acabar com todas as contas que não foram pagas, ou seja, os endividamentos que estão prejudicando o crescimento da empresa.

Depois disso, ficará mais fácil de conseguir passar para o segundo passo, visto que uma das partes mais difíceis é quitar contas que podem prejudicar tanto o crédito de sua companhia, quanto o crescimento da mesma.

Diminuir despesas

Agora, é o momento de começar a analisar tudo aquilo que pode ser "cortado" na conta final do negócio. Sejam colaboradores, custos adicionais, reduzir planos de telefonia, de internet, revisar tarifas de bancos... são muitas as possibilidades que com certeza podem ser reduzidas.

É recomendado, nesse caso, deixar como conta fixa aquilo que realmente é necessário e primordial para que sua empresa continue rodando sem demais dificuldades.

Aumentar faturamento

Por fim, é o momento de aplicar estratégias e novas formas de aumentar as vendas e consequentemente, o faturamento de sua empresa. Algumas ideias para que isso possa se tornar realidade, incluem:

  • Promoções;
  • Divulgações em redes sociais;
  • Planos de gamificação para os clientes;
  • Lançamento de novos produtos;
  • Condições especiais para quem já é comprador.

E muito mais! É preciso investigar em sua companhia tudo aquilo que pode ser inovador e trazer novos interessados para sua marca. Quer saber o que fazer com uma empresa endividada? Confira abaixo, no vídeo do Café com Comandante, com Marcelo Germano, quais são as dicas primordiais que devem ser adotadas: 
 

Resumo

Você viu que obter o ponto de equilíbrio em sua empresa é ação obrigatória para que possa começar a ter sucesso e claro, muito mais lucro no final do mês. Está com dúvidas e não sabe nem bem ao certo por onde começar? É esse o momento de se inscrever no

Programa EAG e mudar de vez o rumo de sua empresa. Com um treinamento especial, com dinâmicas e estudos aprofundados, você terá muito além de uma empresa autogerenciável, mas, muito mais qualidade de vida e tempo para si mesmo, comandante!

Não perca tempo e faça sua inscrição o quanto antes! Confira mais sobre como funciona o Programa EAG.

Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO