Valuation: o que é, importância e como fazer?

23.11.2022
pessoa com uma caneta na mão e fazendo cálculos de valuation na sua calculadora||||
Muitos donos de empresas não tem a mínima noção sobre qual é o atual cenário de seu negócio, principalmente quando falamos sobre valor em específico.   Você já ouviu falar do que é valuation? Se não, é o momento de se informar sobre, entender qual a importância disso para sua empresa e o que pode ser implementado com esse dado.  

O que é valuation?

braços e mãos de três pessoas com papéis e canetas discutindo sobre o valuation da empresa   Valuation é o processo de estimar o valor financeiro de um ativo, seja uma empresa ou investimento com base em diferentes métodos, como por exemplo a análise de fluxo de caixa descontado, comparação de mercado e ativos tangíveis. O principal objetivo do valuation é determinar quanto algo vale no mercado atual.   Para saber ao certo quanto vale o seu negócio, existem vários dados e indicadores que são necessários, onde o fluxo de caixa é um deles.   Quer saber mais sobre qual é o valor de sua empresa? Confira no vídeo abaixo do Café com Comandante como funciona esse processo!   https://www.youtube.com/watch?v=3ovu9xSnt5o

Importância de saber o valor do valuation

Saber o valor de uma empresa é o primeiro passo para que tenha-se certeza do certeza do crescimento, tomando assim as melhores decisões para formar um planejamento estratégico direcionado e correto.   Essa informação também serve para verificar se aconteceu o declínio do negócio, traçando novas formas para ampliar os números e metas traçadas.   Além disso, compreender o valor da companhia também permite com que os preços de ações sejam condizentes, assim como a divisão equalitária para todos os sócios.  

Tipos de valuation

Você sabia que existem vários tipos de valuation que podem ser conferidos e aplicados dentro de sua companhia? Confira quais são eles abaixo!  

Múltiplos de Mercado

Para ter uma noção mais precisa da realidade, são analisados os indicadores, conhecidos também como múltiplos.   Assim, eles são referências para que o processo de avaliação de uma empresa seja desenvolvido, principalmente no caso em que existem várias empresas do mesmo nicho.  

Valuation Contábil

O modelo valuation contábil leva em consideração o patrimônio líquido da companhia, não levando em consideração os bens intangíveis, no caso, que tem a marca, patente, franquia e mais.  

Valuation de Liquidação

Usado com mais frequência pelas empresas que estão sendo encerradas, esse modelo soma todos os ativos e reduz os passivos do negócio.   Ela também é usada em situações em que é preciso ganhar tempo, onde os investidores tem acesso a mais dados do restante da companhia.  

Pré-Investimento

Aqui é avaliado o valor antes do investimento, onde os investidores verificam com mais certeza os dados para terem certeza de onde vão aplicar suas quantias.  

Pós-Investimento

Semelhante a opção anterior, aqui é verificado mais sobre as finanças posteriores ao investimento, servindo como uma ótima análise para quem tem interesse em aplicar mais dinheiro ou entender o ganho ou prejuízo.  

Como fazer o valuation da sua empresa passo a passo

Consulte as dicas abaixo e aprenda a calcular o valuation da sua empresa de forma simples e fácil.  

Histórico de fluxo de caixa

O primeiro passo é realizar o cálculo do fluxo de caixa de períodos passados.   Assim, você precisa ter todas as informações de receitas e despesas, da mesma forma como as entradas e saídas.   É por meio disso que você poderá avaliar com mais certeza o lucro da companhia, além de ser a base para as próximas etapas.  

Projeção de fluxo de caixa

Depois de levantar os dados anteriores, é o momento de começar a projeção das finanças.   Geralmente as datas mais indicadas são entre 5 até 10 anos, usando sempre os parâmetros do passado conforme as variações percentuais existentes.   Nesse caso, é importante que você seja o mais realista possível nas projeções, evitando ser tanto otimista demais, ou pessimista.  

Definir a taxa de desconto

Agora é o momento de calcular a taxa de desconto, também chamada de WACC.   É ela quem define o valor de sua empresa, onde é preciso levar em consideração os riscos que seu negócio pode correr, assim como as possibilidades de investimento.  

Valor atual do fluxo de caixa projetado

Agora, é o momento de ter o valor atual, onde geralmente é usada a seguinte fórmula:
  • FCD = FC1 / (1+r)¹ + FC2 / (1+r)² + FC3 / (1+r)³
Veja abaixo o que cada letra significa:
  • FCD é a soma dos fluxos de caixa descontados, precisamente do que sua empresa precisa produzir;
  • FC é o fluxo de caixa total dentro de determinado ano (FC1 é para um ano, FC2 para outro e assim por diante);
  • R é a taxa de desconto em seu formato decimal.
O resultado obtido é o valor de valuation de sua companhia!   Confira abaixo quais são os 5 pilares de venda para uma empresa, além de quais são as dicas para ter um valuation preciso!   https://www.youtube.com/watch?v=IMfDZThyrtU

Quais são os benefícios de fazer o valuation do seu negócio?

Ok, agora você já sabe como fazer o seu valuation, mas, sabe quais são as principais vantagens para seu negócio? Confira abaixo!
  • Entender o futuro da empresa: por meio desses dados, é possível ter um planejamento preciso do futuro, isso porque é feito um estudo completo, o que mostra quais são as possibilidades de crescimento ou não do negócio;
  • Compreender a saúde financeira da empresa: ao realizar esse processo você tem uma visão mais ampla sobre a situação contábil da sua companhia, geralmente usando o DRE - Demonstração Econômica de Resultado -, ou o fluxo de caixa;
  • Verificar falhas: com esse "pente fino", é muito mais fácil entender e redirecionar os possíveis erros dentro de sua empresa;
  • Atenção dos investidores: quando os potenciais interessados em sua empresa sabem o valor, além de mais informações sobre o negócio, é muito mais fácil que tenham a intenção de investir dinheiro no negócio, visualizando uma oportunidade;
  • Aplicação de ativos intangíveis: é por meio da um valuation que você pode ter sua marca registrada, patentes e direitos autorais;
  • Estar regularizado: em muitos casos é preciso que esse valor esteja constantemente atualizado, visto que é obrigatório para vários tipos de legislações específicas.
Agora que você já sabe mais sobre a importância do valuation, pode ser a hora de entrar em contato com os especialistas e realizar o seu! Não perca tempo comandante!   Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando aqui no blog EAG informações completas sobre como implementar a gestão e demais questões de sua companhia!
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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