6 estratégias de sucesso para sua empresa
04.01.2016Estratégia #2 - Tome iniciativa
Algumas pessoas que já tiverem ideias brilhantes, ótimos insights que poderiam ajudar a empresa a ser mais efetiva, normalmente têm medo de compartilhá-las. Os motivos que mais ouço são “não é minha função”, “não quero ultrapassar o trabalho de ninguém”, “eles não vão gostar da minha ideia”. Não deixe que seu funcionário chegue a esse ponto. Às vezes aquela ideia que você mais precisa, que vai ajudar a resolver algum problema dentro da sua empresa venha daquele colaborador acanhado que só precisa de um empurrãozinho para começar a compartilhar suas ideias.
Proativo vs. reativo Empresa proativa é reflexo do dono proativo. Líderes inovadores são transformadores de opiniões e modelam pensamentos e comportamentos proativos na organização. O dono de PME precisa ter a capacidade de reconhecer a disposição dos seus colaboradores através de certas características individuais associadas ao comportamento proativo. Assim, o líder saberá em que pontos terão que puxar funcionário e onde ele pode aprimorar.
Ser proativo significa dar um passo além, assumir riscos, tentar algo diferente. Reativo é ser passivo e esperar que o outro vá primeiro. Ou seja, as ações da pessoa reativa são sempre ditadas pela atitude de outras pessoas. O colaborador mais bem sucedido e valioso para a sua empresa é aquele que não evita problemas. Pelo contrário, eles são caçadores de problemas e enfrentam-nos de frente. Eles não jogam na defesa, eles jogam no ataque. Quanto mais proativo é o colaborador mais valioso ele será para você e para sua empresa.
Estratégia #3 - Foco em resultado
Atualmente, lidamos com um mercado competitivo cada vez mais exigente que anseia por padrões mais altos de eficiência e inovação. O que diferencia sua empresa no mercado é a habilidade de seguir metas e atingir resultados. E esses resultados estão diretamente relacionados a ação de execução. A ideia é sempre minimizar tempo e esforço ao mesmo tempo maximizando os resultados. Todos da organização, independente da função, precisam estar focados nos resultados. Incluo os resultados dos projetos, da equipe, do trimestre, a fim de ter certa perspectiva, embora recebam o salário regular.Estratégia #4 - Tenha postura e atitude
Organizações de aprendizagem As melhores empresas inovadoras tem um alto grau de tolerância para riscos e para cometer erros. Se você é dono de uma PME que está há pouco tempo no mercado, experimenta sentar com algum empresário e pergunte como eles aprenderam o que eles sabem. Eles vão te dizer os erros que cometeram - todas as vezes que disseram coisas erradas, não entenderam o que o cliente queria, não se importaram com a deadline ou como eles perderam colaboradores valiosos pelo fato de não deixar explícito o quão importante ele era para empresa. Mesmo esses empreendedores que são avessos a riscos aceitaram a necessidade de tentar algo diferente, experimentar, começar algo pequeno, e aprender antes de dar início a algo inovador. Eles irão fazer de tudo para minimizar os riscos. Independentemente do resultado, eles vão se concentrar no que eles poderiam ter feito melhor quando houver uma próxima vez. Nossas maiores lições não ocorrem quando as coisas saem como esperamos, mas quando o resultado não é satisfatório, e aprendemos o que fazer de diferente.Estratégia #5 - Seja parceiro
Levando em conta o ambiente corporativo, é muito comum que relacionamentos dos mais variados tipos acontecem dentro da empresa, pois o funcionário passa a maior parte do seu tempo trabalhando do que em casa. Pensando assim, é valioso cada tipo de laço que é construído durante a rotina dos seus liderados. É importante salientar que a sua relação com o seu liderado tem que ser saudável e transparente. Não estou dizendo para você ser o melhor amigo do seu funcionário, mas que a comunicação entre vocês seja a mais verdadeira possível, isso implica a troca civilizada de informações tanto em relação a qualidade de trabalho como no desempenho pessoal do colaborador durante sua rotina.Estratégia #6 - Aprenda a lidar com fortes emoções
Quando uma venda é concluída, uma parceria é fechada, ou um problema é resolvido, há grande excitação e comemoração. Por outro lado, quando as coisas não vão bem, você verá frustração, tristeza e algumas lágrimas saindo dos olhos de alguns colaboradores. E quanto aos donos de empresa, eles choram também? Sim. Nós somos pessoas também, porém quanto mais cresce a confiança em nossas habilidades e sentimos que nosso time confia nas nossas decisões, as lágrimas vão embora. Mas os donos de empresas não podem ser uma montanha russa de emoções. Eles estão em um território onde os negócios estão fluindo. Como líderes, vocês lidam com fortes emoções. Sucessos ou fracassos impactam vocês. E isso faz com que carregamos uma grande responsabilidade mantendo os negócios fluindo, mas nem sempre os funcionários compreendem e respeitam. Negócios são sempre um risco, e é por isso que trabalhamos duro e contamos com a confiança dos nossos colaboradores. O mundo do empreendedorismo está constantemente evoluindo e as organizações precisam acompanhar esse crescimento. Espero que estas estratégias ajudam a alavancar os resultados da sua empresa e que sua gestão como dono de pequena e média empresa e líder dos seus colaboradores seja gratificante e desenvolvedora.]]>QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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