Como Atingir a Meta Na Empresa
02.03.2021Caro Comandante,
Como eu sempre falo, é preciso ter clareza de onde se quer chegar...
E metas para poder alcançar.
Dessa forma, é traçado um plano de ações que deverá ser executado com muita disciplina;
E dessa forma validar cada passo dado, a fim de identificar erros e acertos, para então atingir as metas.
O Que São Metas
A princípio, as metas podem ser definidas como passos específicos, e com prazos, que vão te guiar para o seu objetivo.
Vou te dar um exemplo, no cenário empresarial.
Digamos que você tem uma empresa de bolos e doces, e você quer se tornar conhecido no mercado como uma empresa de referência.
Agora, vamos definir as metas dessa empresa para alcançar o objetivo:
- Criar uma estratégia de comunicação;
- Investir em uma equipe interna de Marketing ou contratar uma agência;
- Publicar conteúdo gratuito com frequência, nas redes sociais.
Percebe que cada meta é como se fosse um passo, para poder conseguir alcançar o objetivo da empresa?
E nesse exemplo, poderia ter mais ou menos metas – tudo depende de onde a empresa quer chegar.
Dentre essas metas definidas, você pode quebrar cada uma delas em outras metas que vão ajudar a atingir essas que eu estabeleci.
Consequentemente, o cumprimento de todas as metas levará a empresa a alcançar o objetivo dela.
Como Definimos As Metas No EAG Empresa Autogerenciável
Vou te dar o exemplo de como definimos as metas aqui, no EAG Empresa Autogerenciável.
Antes de mais nada, nós temos definido onde queremos chegar, ou seja, o nosso objetivo principal.
Tendo isso bem claro, não só para mim como para toda a minha equipe, nós fazemos primeiro um plano de ação:
O planejamento estratégico anual.
Nele, nós estabelecemos a meta de faturamento anual e a meta de cada área, para que juntas consigam atingir a meta do ano.
No nosso caso, nós estabelecemos metas por ano, por mês, semana e dia.
Nós fazemos dessa forma, pois é assim que testamos e que avaliamos que faz sentido para que o EAG alcance seu objetivo principal
Já no seu caso, o que vai definir o período, prazo e especificidade das metas do seu negócio, é onde você quer chegar.
E dessa forma, as metas estabelecidas vão te colocar no caminho para atingir o objetivo.
Ou seja:
Quem tem por objetivo tornar a empresa uma marca forte, vai ter metas diferentes da empresa que quer vender o seu produto para determinada quantia de pessoas.
Resumindo, não há receita de bolo para saber quais metas definir para o seu negócio.
Não Bati a Meta... E Agora?
Quando um empresário chega para mim falando que não bateu a meta, seja do mês, do semestre ou do ano...
Eu ensino o seguinte:
Não bater meta indica que há um problema.
E quando há um problema na qual você está envolvido – seja você ou sua empresa – este é um cenário que eu chamo de 3 terços:
- 1 terço da responsabilidade da situação é sua;
- 1 terço é responsabilidade do ambiente (cultura, o próprio mercado, economia etc.);
- E, por fim, 1 terço é responsabilidade dos outros (como sua equipe, por exemplo).
Quando não se bate a meta, você deve entender que nesse cenário:
Você é 100% responsável pelo seu 1 terço;
E você pode até influenciar os outros dois terços, que é o ambiente e os outros...
Mas não pode controlá-los.
No entanto, se você faz e executa implacavelmente o teu 1 terço, você tem maiores chances de atingir a meta e alcançar os resultados desejados.
Agora, quando a meta não é atingida, você precisa ter um olhar analítico para a situação e responder a duas perguntas, inicialmente:
- Por que a meta não está sendo atingida?
- O que está faltando para conseguir atingir a meta?
A partir das respostas dessas perguntas, você vai conseguir avaliar e entender o seguinte:
- Eu realmente fiz o 1 terço que é minha responsabilidade para atingir a meta?
- A minha equipe fez o 1 terço que é responsabilidade dela?
E dessa forma, você consegue avaliar a situação e identificar:
- Onde erraram;
- Onde acertaram;
- O que está funcionando;
- Quais alterações são necessárias;
- Por fim, o que é responsabilidade de cada um, para que a meta seja atingida.
Sabe por que isso é necessário?
Porque nenhum plano de ação sobrevive ao campo de batalha.
E a melhoria contínua é necessária, para calcular se está no caminho certo e, se não...
Traçar novamente uma rota para colocar você e sua empresa no caminho que vai levar a sua empresa rumo ao objetivo.
E eu tenho a certeza de que os conteúdos que vou deixar abaixo vão te ajudar a chegar no seu objetivo, e no objetivo da empresa também:
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QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
-
Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
-
Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
-
Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
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