Como ter autonomia em Empresa Familiar?

21.01.2017
empresa familiar
Transcrição do vídeo no texto E isso é um dilema até hoje dentro de uma empresa familiar. Já fiz algumas palestras falando sobre sucessão e no nosso processo de Coaching temos ferramentas para trabalhar exatamente isso, mas uma coisa que eu gostaria de chamar atenção é de um filho que quer fazer a sucessão. A grande verdade é que os nossos pais criaram as empresas e atingiram um determinado nível de sucesso fazendo o que eles sempre fizeram. E o que acontece chegam os filhos, novos, cheios de ideias, mas sem nenhum resultado para apresentar. Essa é uma das características do jovem, eles acham que sabem muito, mais do que eles realmente sabem e muitas vezes isso é verdade. O potencial do jovem é gigantesco, mas ele quer ter autonomia e independência para tomar decisões antes de mostrar resultado. Se esse for o seu caso, você quer mudar a empresa do seu pai, fazer a empresa crescer, você acha que o modelo mental está atrasado, eu entendo. Mas você precisa entender que há um choque de gerações, e o melhor jeito de resolver isso é mostrando resultado. E para isso, vou te dar uma dica de 3 passos que vai te ajudar a resolver essa situação: 1 - Ter uma conversa de alinhamento com meu pai. Perguntar para seu pai, mãe ou tio, o responsável pela empresa, o que eles esperam de você dentro da organização e o que faria com que eles ficassem felizes se você alcançasse, que tipo de resultado você deveria alcançar para deixar eles satisfeitos. Esse alinhamento de expectativa é uma via de mão dupla. Você vai falar para seu pai qual sua aspiração dentro da empresa, onde você quer chegar. . 2 - Fazer um plano. Em conjunto com seu pai ou o responsável familiar da empresa, fazer um plano para que o passo número um seja concretizado. E importante, ambos têm que estar de acordo com esse plano. 3 - Atingir o resultado. Mostre resultado e competência. Você só vai conseguir autonomia se mostrar resultado. Qual o resultado você já gerou na empresa da sua família para você falar "eu tenho direito de ter autonomia". Ou se você ainda não gerou, qual resultado você pretende atingir para mostrar que merece ter autonomia na empresa? Se você quiser saber mais sobre esse assunto separei mais material para você:  ]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO