Comunicação eficaz em empresas: 4 dicas de como implementar

18.09.2023
Comunicação eficaz em empresas: 4 dicas de como implementar
Será que a comunicação em sua empresa está sendo eficaz? Essa é uma preocupação que sempre deve existir no meio organizacional.   Afinal, uma falha de comunicação pode ter consequências desastrosas. Uma comunicação não adequada contribui para um cenário de caos, em que os colaboradores não sabem exatamente o que devem fazer, quanto ou como.   Para entender como implementar uma comunicação eficaz na sua empresa, veja as dicas que reunimos neste conteúdo!  

Comunicação eficaz: o que é?

  Uma comunicação eficaz, no ambiente empresarial, é aquela que transmite claramente a mensagem desejada. O emissor comunica uma informação, e o receptor compreende com exatidão e sem ruídos.   Isso pode acontecer por meio de diferentes canais, como em uma conversa, um e-mail, uma reunião, memorandos ou telefonemas, por exemplo. Ou seja, independentemente do canal de comunicação, é possível ter uma comunicação eficaz.  

É importante investir na comunicação no ambiente de trabalho?

  Sim, investir em uma boa comunicação no ambiente de trabalho é extremamente importante para a execução e o bom andamento das atividades e dos processos da empresa, o que é indispensável para atingir os resultados esperados.   Afinal, ao transmitir uma informação sem clareza, ela será compreendida equivocadamente, criando falha na comunicação e, até mesmo, acarretando diversos prejuízos.   Como exemplo, se um líder emite uma mensagem confusa, os liderados não seguirão as orientações como deveriam. O resultado pode ser retrabalho, atraso em um prazo ou até a perda de um cliente.  

O papel fundamental da comunicação eficaz nas organizações

  Dentro de uma organização, a comunicação eficaz tem papel fundamental por diversos motivos. Veja:  

Melhora os processos

  O primeiro motivo é que uma comunicação assertiva tem o poder de melhorar os processos. Com uma comunicação sem ruídos, ou seja, sem mal-entendidos ou confusões, cada colaborador entende sua função em cada processo.  

Motivação e engajamento

  Outro ponto fundamental é que esse tipo de comunicação auxilia no engajamento e na motivação dos profissionais.   Uma comunicação clara e objetiva faz com que os colaboradores se sintam inseridos em um ambiente onde há transparência, espírito de cooperação e objetividade. Pois as atividades são efetuadas com mais fluidez, impactando positivamente todos da equipe.   Além disso, um ambiente em que existe uma boa comunicação eleva a sensação de pertencimento dos funcionários. Isso porque eles conseguem compreender melhor os processos e percebem que estão inseridos em um fluxo que efetivamente gera bons resultados.  

Redução de conflitos

  Outro papel fundamental da comunicação eficaz é a redução de conflitos. E o motivo é muito claro: se todos se comunicam com clareza e objetividade, não existe espaço para mal-entendido.   Esse aspecto é importante para evitar discussões típicas de um ambiente em que as informações são transmitidas com falha. Pense no seguinte cenário: quando o líder falha na comunicação, o liderado tem grandes chances de realizar uma tarefa de forma insuficiente ou equivocada.   Nesse sentido, se o líder não tiver consciência da sua falha, ele cobrará o colaborador por não entregar o resultado esperado, gerando mal-estar no ambiente de trabalho e, possivelmente, discussões desnecessárias.   Portanto, um diálogo transparente e claro é essencial para a convivência e para o clima organizacional positivo.  

4 dicas para implementar a comunicação eficaz na sua empresa

  Agora que vimos como a comunicação eficaz nas organizações é algo indispensável, veremos algumas dicas para que seja implementada em sua organização. Acompanhe:  

1. Analise o cenário

  O primeiro passo é realizar uma análise de como está a comunicação atualmente na empresa. Para isso, reúna os líderes e gestores para que avaliem o cenário atual de acordo com todos os elementos que mencionamos ao longo do conteúdo.   Se a conclusão não for satisfatória, verifique o que pode ser feito e pesquise ferramentas que ajudem a reverter o cenário.  

2. Ajuste a forma de comunicação conforme o receptor

  Cada receptor é único. Ou seja, cada profissional dentro da empresa é formado, enquanto indivíduo, a partir de suas próprias percepções culturais e de sua existência.   Isso significa que a forma de expressar uma informação deve sempre ser moldada de acordo com o receptor.   Então, a escolha do tom de voz, do meio de comunicação e das palavras deve ser feita levando em conta quem está recebendo essa comunicação.   Fazendo isso, você consegue estabelecer um diálogo claro e de fácil compreensão, garantindo que sua mensagem será recebida da maneira como você transmitiu.   Para atingir esse objetivo, é claro, é fundamental que você conheça muito bem cada pessoa que trabalha na sua empresa.  

3. Desenvolva a cultura de feedback

  Assim como tudo na empresa, o processo de comunicação precisa sempre estar em evolução. Aperfeiçoando pouco a pouco no cotidiano, cada vez haverá menos ruídos.   Uma ferramenta indispensável para isso é o feedback. Ao conversar com os receptores sobre a qualidade da comunicação, você consegue identificar se está sendo bem compreendido.   Além disso, é uma forma de entender se eles precisam de um pouco mais de informação nas orientações, se o meio de comunicação usado está sendo o melhor para ele, etc.   A partir do feedback do colaborador, você tem as ferramentas necessárias para trabalhar em melhorias. E o mesmo deve acontecer entre todos os emissores e receptores. Isto é, o fornecimento de feedbacks deve fazer parte da cultura organizacional da empresa.  

4. Preste atenção ao uso do português

  Por fim, entre as dicas para melhorar a comunicação, está sempre se atentar ao uso adequado da língua portuguesa.   Dependendo do erro cometido em relação ao português, seja na comunicação verbal ou escrita, a mensagem pode ser interpretada de forma totalmente diferente da intenção do emissor.   Certifique-se de que o uso do português está sendo apropriado. Por isso, pense bem nas palavras escolhidas, e isso envolve considerar quem receberá a mensagem. E sempre que tiver dúvida, pesquise antes de escrever ou falar. Ter dúvidas não é motivo de vergonha, e a pesquisa ajuda a agregar conhecimento e a evitar que o mesmo erro seja cometido novamente.   Portanto, sabendo da importância da comunicação eficaz e com as dicas que reunimos aqui, implemente em sua empresa e evite que um ambiente de desorganização e caos se instale.   Conheça também outros conteúdos que criamos para a sua empresa e entenda mais sobre comunicação empresarial.   Conheça o Programa EAG e descubra como ele pode transformar o modo de comandar seu negócio, atingindo os resultados que você espera!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO