Expansão empresarial: veja como expandir sua empresa

10.08.2023
Expansão empresarial: veja como expandir sua empresa
Depois que o Google conseguiu ter o motor de busca mais conhecido do mundo, ou depois que a Apple atingiu o sucesso com o Mac, qual foi o diferencial que fez essas duas grandes empresas irem além?   No caso do Google, foi criado o Android ou o Carro Inteligente, por exemplo. No caso da Apple, o iPad, o iPhone e o iPod. Isso é expansão empresarial. Ou seja, com um planejamento de expansão, essas empresas fugiram da estagnação e criaram outros produtos.   Essa realidade não é possível apenas para as maiores empresas do mundo. Em contextos menores, a expansão também é essencial e, muitas vezes, uma necessidade para não sucumbir à competitividade existente no mercado.   Para entender melhor o tema e conhecer dicas de como expandir sua empresa, acompanhe este conteúdo até o final e saiba como o EAG pode te ajudar.  

O que é expansão empresarial?

  A expansão empresarial é um conjunto de ações tomadas por uma empresa que já atingiu seu ápice de crescimento. Ou seja, que já conquistou todo o potencial de crescimento que havia sido definido no planejamento estratégico do negócio.   A expansão abre novas possibilidades de geração de lucro por meio do fornecimento de novos serviços e produtos, franquias, aquisição ou fusão de outras empresas e aberturas de filiais.   Assim, por meio de um planejamento de expansão empresarial, o negócio é ampliado para conquistar novos mercados e clientes.  

Qual é o momento ideal para expandir minha empresa?

  Além de entender o que é a expansão empresarial, é importante saber identificar o momento certo de investir nesse tipo de estratégia.   Em relação a isso, o primeiro ponto a se analisar é se realmente o negócio chegou ao limite do seu potencial de crescimento, de acordo com o planejamento da empresa.   Se a resposta for sim, então a expansão é essencial para evitar que a empresa fique acomodada e acabe sendo absorvida pelos concorrentes que vão se desenvolvendo ao redor. Para isso, deve-se investir em novas tecnologias e criar novas ofertas.   Porém, para dar esse passo, que demanda capital, é indispensável avaliar alguns parâmetros. Entre os principais estão os balanços econômicos e financeiros, impostos e projeções futuras para o mercado. Esses e demais detalhes servem para analisar se a empresa tem o que necessita para dar mais um passo à frente.  

Vantagens da expansão empresarial

  Entre os benefícios da expansão empresarial, destacamos 3 principais. Confira:  

Economia de escala

  Ao expandir, o negócio adquire uma proporção maior e mais robusta, o que abre as portas para a economia de escala. Afinal, comprando em escala a empresa consegue obter condições mais favoráveis com os fornecedores, o que pode resultar em uma economia significativa.  

Mais lucro

  Mais uma vantagem é o aumento do potencial de lucro, o que é decorrente do volume de negócios que a expansão traz à empresa. Com novas filiais e a oferta de novos produtos e serviços, consequentemente, há uma lucratividade maior.  

Redução de riscos

  Outra vantagem importante é a redução de riscos. Isso se dá porque, ao diversificar o negócio, a empresa tem outros fluxos de renda. Então, caso determinada parte do negócio fique fragilizada em razão de uma mudança no mercado, por exemplo, esses outros fluxos auxiliam a manter o empreendimento.   Veja também: Como fazer a empresa crescer?  

Desafios da expansão empresarial

  Acima falamos de algumas vantagens que a expansão empresarial propicia às empresas. Entretanto também existem os desafios que devem ser previstos, e você deve estar preparado para lidar com eles.   Nesse sentido, um dos principais obstáculos é a gestão. Isso porque a tendência de uma empresa maior é ter uma gestão cada vez mais complexa. Para evitar isso, apostar no aperfeiçoamento e no desenvolvimento da gestão é fundamental.   Quanto maior for o negócio, mais importante torna-se o autogerenciamento de uma empresa, isto é, equipes que tenham alto engajamento e responsabilidade para que efetuem suas entregas com autonomia.   Outro desafio tem relação com as finanças. Um negócio pode não ter fluxo de caixa suficiente para arcar com os custos, tendo que assumir empréstimos para comprar equipamentos, instalações e aumentar o pessoal, por exemplo.   Se isso não for bem planejado, o gestor pode acabar tendo que cortar custos, perdendo qualidade e afetando a satisfação dos clientes, o que, consequentemente, abre espaço para a concorrência.   Portanto, cada passo da expansão precisa ser projetado, principalmente do ponto de vista da viabilidade financeira. O risco sempre faz parte de qualquer empreendimento, mas é essencial que a expansão seja feita com máximo de segurança e com um plano alinhado, para evitar um resultado negativo.  

Como desenvolver um plano de expansão empresarial?

  Que o plano de expansão empresarial tem grande importância para o sucesso dessa empreitada você já sabe. Mas como desenvolvê-lo?   Trouxemos algumas dicas para te auxiliar:  

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

  O passo inicial deve ser a realização de um diagnóstico completo do negócio. Você deve estar ciente dos processos, números, resultados e detalhes que têm relação com a gestão da empresa.   Afinal, para saber onde você deseja chegar e como, é imprescindível saber exatamente onde está atualmente.  

2. Estruture a parte financeira

  Para lidar positivamente com os desafios financeiros de uma expansão, o planejamento é crucial. Desse modo, após entender a situação atual da empresa, estabeleça objetivos realistas, com etapas bem definidas.   Além disso, cada uma das etapas do plano de expansão empresarial deve estar prevista em um planejamento financeiro eficiente. Isso permite que o crescimento da organização seja sustentável, evitando surpresas e percalços no caminho.  

3. Analise o mercado

  Assim como analisar o negócio internamente é importante, avaliar a parte externa também é. Por isso, antes de construir o planejamento, estude o mercado para entender as forças e as fraquezas do seu negócio perante o cenário do mercado e saber até onde vale a pena investir.  

4. Estabeleça um prazo

  Para que seja possível não só aplicar o plano, mas também acompanhar seu desempenho, é fundamental que ele tenha um prazo fixado.   Nesse sentido, defina um prazo total e pequenos prazos para cada etapa da execução da expansão e busque cumpri-los ao máximo.  

5. Invista em marketing

  Por fim, entre muitas outras ações que um bom planejamento de expansão empresarial demanda, o marketing não pode ficar de fora.   Em relação a isso, conte com uma equipe de qualidade para definir as campanhas da expansão e explorar a presença digital da sua empresa.   Também estipule indicadores e metas de marketing para poder conduzir o acompanhamento e a avaliação do trabalho realizado.  

Foque em crescimento com o Programa EAG

  Em toda expansão empresarial há desafios, e alguns deles você pôde conferir neste conteúdo para se preparar da melhor forma. Mas não se preocupe, pois você não precisa lidar com eles sozinho!   Lembra como a gestão é crucial para o sucesso da expansão? Pensando nisso, nós do EAG te ajudamos a ter uma empresa autogerenciável.   Com equipes que se autogerenciam, você elimina o caos da sua empresa, tem colaboradores mais engajados e passa a ter mais tempo para tomar decisões, traçar estratégias e cuidar da expansão do seu empreendimento.   Assuma o comando do seu negócio, tenha equipes que funcionam sem depender de você e se dedique ao que realmente depende do seu comprometimento: o futuro da sua empresa. Navegue em nosso site e saiba como o Programa EAG pode te auxiliar nesse processo de expansão.
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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