Gestão à vista: conheça os benefícios e como aplicá-la

16.10.2022
A gestão à vista é um dos métodos mais usados para que metas e o gerenciamento de novos projetos sejam acompanhados com cuidado, visualizando assim os resultados em tempo real.   Essa é uma forma de pensar em estratégias eficientes e meios para que os resultados sejam alcançados por meio de uma equipe engajada, como consequência de sua produtividade.   Quer saber como funciona, como aplicar e quais são os benefícios? Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre a gestão à vista!  

O que é gestão à vista?

A gestão à vista é um meio de informar e deixar toda a equipe a par de quais são as metas do time, qual é o andamento e como está sendo efetuado esse alcance.   Assim, por meio de indicadores e controle específico, têm-se uma maneira visual de compreender o andamento das métricas, permitindo com que todos saibam o que está acontecendo.   Para o gestor, é uma vantagem compreender o que está acontecendo no cenário laboral, enquanto que para a equipe, é uma maneira de identificar problemas ou o que está sendo feito de forma correta.   Você sabe qual é o principal ponto da aplicação da gestão à vista? Confira no vídeo abaixo mais no podcast do EAG! https://www.youtube.com/watch?v=fp6CyVWlOI8

Quais são os benefícios de fazer gestão à vista?

Quer saber quais são os principais benefícios de fazer a gestão à vista dentro de sua empresa?
  • Engajamento: tenha uma equipe mais comprometida diante do resultado esperado;
  • Clareza sobre a performance do time: você consegue entender o que está rendendo pontos positivos, o que precisa ser melhorado e todas as métricas relacionadas;
  • Vivência da cultura organizacional: é natural que os integrantes vivenciem e experienciam a cultura organizacional com muito mais afinco diante dos desafios do dia a dia;
  • Energia: assim como os pontos anteriores, o time sente-se com mais energia e atua de forma mais energética;
  • Produtividade: com mais energia circulando dentro do ambiente de trabalho, é natural que a produtividade tenha um desempenho maior;
  • Resultados: tenha metas batidas antes mesmo da data acordada;
  • Senso de urgência: com meta e prazo determinados, cria-se a "ânsia" de que tudo seja cumprido conforme o estipulado;
  • Agilidade na tomada de decisões: ainda de acordo com a questão anterior, têm-se mais cuidado e direcionamento para que as próximas ações dentro do time sejam aplicadas.
Esses são alguns dos pontos principais para começar a aplicar o quanto antes esse método dentro de sua empresa e assim, obter todos as vantagens citadas anteriormente!  

Qual é o propósito da gestão à vista?

Qual é o propósito da gestão à vista? A intenção da gestão à vista é de manter todos os trabalhadores cientes do andamento do projeto, tanto para verificação positiva, quanto negativa.   Dessa forma, é possível entender o que está dando certo ou qual o rumo que precisa ser alterado.  

Como criar a gestão à vista na empresa?

Quer começar a gestão à vista dentro da sua empresa? Confira abaixo um guia completo para que inicie o quanto antes essa ação dentro de seu negócio:  

Defina os processos

Primeiramente, é preciso entender quais serão os processos implementados de forma pontual e precisa.   Um exemplo é: qual será a demanda executada? Como o processo de vendas será implementado?  

Escolha os indicadores

Agora é o momento de selecionar quais serão os indicadores seguidos e acompanhados.   Nesse caso, alguns dos exemplos podem ser:
  • Metas almejadas;
  • OKRs;
  • Entregas finalizadas;
  • Quantidade de vendas.

Defina as pessoas

Selecione quem serão as pessoas responsáveis pela coleta de informações, a atualização de dados e o acompanhamento dos indicadores.   Mesmo que o procedimento tenha mais pessoas envolvidas, é interessante que uma seja a dona em específico para que a verificação constante.  

Saiba qual é o método de coleta

Estabeleça qual será a forma de coletar os dados, assim, posteriormente fica mais fácil e simples de acompanhar os indicadores.   Por isso, é preciso formalizar um dos métodos para que seja sempre seguido e mantido como padrão.  

Estabelece o quadro

Por fim, crie o quadro de gestão à vista, basta que encontre o melhor modelo e consiga adaptá-lo para o seu contexto pessoal.   Confira no vídeo abaixo do EAG como funciona a cultura de gestão à vista dentro das empresas e como aplicar essa transição! https://www.youtube.com/watch?v=0uSgDZpUlLw

Ferramentas para fazer gestão à vista

Mas, como organizar com maior facilidade o andamento das atividades? Veja abaixo alguns dos métodos mais indicados:  

Método Kanban

Esse método é feito com o uso de cartões coloridos, orientando assim o fluxo de tarefas do time.   Ele geralmente é dividido em três colunas, que são: para fazer, em produção e finalizados.   Assim, têm-se uma visão mais ampla e direcionada do que precisa ser iniciado, do que já está em andamento e o que já foi concluído.  

Dashboard

De uma maneira simples e rápida, os dashboards podem ser criados diretamente no Excel, organizando assim de forma visual os gráficos e os resultados do que está sendo desempenhado.   Eles são uma ótima forma de estimular a competitividade e interação entre os integrantes da equipe, promovendo assim um time cada vez mais autogerenciável.  

Painéis ou quadros

Outro método simples e rápido, você pode instalar painéis ou quadros no setor de atuação, onde podem ser pendurados de forma acessível.   Bem parecido com o método Kanban, aqui vale a aplicação de post its, papéis próprios da empresa ou diferentes possibilidades.   Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog EAG para receber novidades e dicas para implementar dentro de sua empresa e torná-la cada vez mais autogerenciável!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO