Gestão empresarial eficaz: veja como implementar em seu negócio

25.09.2023
Gestão empresarial eficaz: veja como implementar em seu negócio
A gestão empresarial é uma junção de estratégias que direcionam uma empresa em busca de resultados mais satisfatórios. Dentro dessas estratégias estão diversas questões, como controle financeiro, organização de processos, gerenciamento de recursos humanos e material e tudo mais que for necessário para a manutenção do negócio.   Entender esse conceito é importante, já que ser o dono da empresa não significa, necessariamente, que você sabe ser gestor. Para atuar na gestão do negócio e fazer isso com eficácia, é fundamental compreender as ferramentas e as práticas que conduzem a empresa ao crescimento.   Assim, se você percebe que a forma como você está gerindo sua empresa está criando um ambiente de caos, em que você tem a sensação de não ter tempo para nada porque passa o dia todo apagando incêndios, significa que a gestão não está sendo eficaz.   Mas não se preocupe, pois ao longo deste conteúdo vamos trazer mais informações e dicas para você efetuar uma boa gestão na sua empresa! Confira:  

Por que toda empresa precisa de boa gestão empresarial?

  Para conhecer um pouco mais sobre gestão empresarial, é importante esclarecer um ponto: toda empresa precisa de uma gestão baseada em estratégias. Com isso, se torna possível aplicar todos os recursos, ou seja, recursos financeiros, humanos e estruturais, para manter a empresa em ordem.    Muitas pessoas acabam tendo o pensamento equivocado de que empresas menores não precisam de uma gestão feita por um profissional qualificado para essa função.   Porém esse pensamento leva ao caos, uma vez que a gestão mal realizada gera desperdício de recursos e sobrecarga dos colaboradores. Também gera gastos desnecessários, desorganização e muitos outros pontos negativos que impedem a expansão do seu negócio.   Além disso, toda empresa só gera resultados por conta do seu ativo humano – o principal entre todos. Afinal, são os colaboradores que criam soluções, resolvem problemas, sugerem melhorias e atingem metas. Portanto, a gestão de pessoas é fundamental.   No entanto, tão importante quanto isso é a gestão financeira. Por meio de uma gestão eficiente das finanças, o gestor consegue reduzir custos, aumentar lucros e manter organizadas as contas da empresa. Tudo isso é indispensável para a saúde e para o crescimento do negócio. Entenda melhor sobre essas questões conhecendo alguns dos tipos de gestão logo abaixo!  

Tipos de gestão empresarial

  Quando o assunto é gestão, não há como deixar de falar dos diferentes tipos existentes. Afinal, uma empresa é formada por vários setores.    Por isso, conhecer os principais é fundamental para que você possa gerir o negócio de forma adequada.   Veja alguns dos principais tipos:  

1. Gestão financeira

  A gestão financeira é uma das atividades administrativas de maior relevância dentro de uma empresa. É por meio dela que se realiza o controle da aplicação do dinheiro que o negócio possui.   Ou seja, com ela você acompanha os números da empresa, entende se houve ou não lucro, e muito mais. Todas as decisões sobre as estratégias financeiras do negócio dependem dessa gestão.   Isso não significa que você tenha que entender tudo sobre finanças ou fazer os relatórios dessa área. Porém é importante que o dono da empresa saiba como interpretar e acompanhar os relatórios e indicadores financeiros, assim pode tomar as melhores decisões.  

2. Gestão de pessoas

  Outro tipo de gestão é a de pessoas, que tem como objetivo administrar e desenvolver os colaboradores da empresa.    Por meio dela é que são pensadas soluções para melhorar o rendimento, o engajamento e a motivação dos funcionários. Também é essa gestão que se preocupa em elaborar estratégias para reter talentos e diminuir a rotatividade de profissionais.  

3. Gestão de processos

  Por fim, nesse tipo de gestão o foco está nos processos, havendo uma grande preocupação em garantir que as operações realizadas na empresa sigam um modelo padronizado e organizado.   Dentro disso, busca-se aperfeiçoamento constante dos processos organizacionais. Assim, há cada vez mais eficiência.   Entre as vantagens de uma gestão bem realizada está a facilidade de adaptar novos colaboradores à rotina da empresa, porque os processos são descritos, detalhados e claros.   Veja também: 5 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa  

Aplicando a gestão empresarial na sua empresa

  Agora que você já está mais familiarizado com alguns dos principais tipos de gestão empresarial, chegou a hora de entender como aplicar na sua empresa.   Primeiramente, é claro, você deve contar com o apoio de profissionais capacitados em cada área de gestão. Como dito anteriormente, enquanto dono da empresa você não precisa ter conhecimento aprofundado sobre cada uma delas.    Mas é fundamental estar a par de tudo e entender do funcionamento dos setores para poder tomar suas decisões em prol do crescimento do negócio.    Nesse sentido, o bom funcionamento das gestões mencionadas acima dependerá principalmente de: planejamento, tecnologia, qualificação profissional e indicadores de desempenho. Entenda:  

Planejamento

  Planeje os objetivos que deseja atingir em sua empresa e estipule metas. O ideal é fazer isso já no plano do negócio, antes mesmo de a empresa abrir. Depois, vá realizando os ajustes necessários para reduzir danos, mitigar riscos e direcionar o negócio aos resultados desejados.   Isso é importante para que as estratégias de gestão estejam sempre alinhadas com os objetivos da empresa.  

Tecnologia

  Contar com a tecnologia é indispensável, visto que existem diversas ferramentas para gestão empresarial que otimizam e auxiliam o trabalho. Como exemplo, você pode automatizar diversas tarefas e utilizar softwares chamados de Enterprise Resource Planning (ERP). Eles analisam dados, emitem relatórios e compartilham informações que ajudam na hora de tomar uma decisão.  

Qualificação profissional

  Outra questão essencial sobre como ter uma boa gestão empresarial é a qualificação profissional. Nesse sentido, as equipes devem ser formadas por profissionais qualificados, e o próprio gestor deve estar preparado para os desafios que encontrará no caminho.  

Indicadores de desempenho

  Por fim, tenha indicadores de desempenho à disposição da sua gestão. Esse recurso é essencial para que o gestor consiga avaliar o negócio e saber se tudo está caminhando da forma certa.   Existem indicadores de desempenho voltados aos processos, bem como às pessoas. Ou seja, você consegue analisar tanto o desempenho dos colaboradores quanto das operações.   Veja dicas sobre gestão financeira no episódio do nosso Podcast no YouTube e saiba como fazer seu negócio lucrar:     Dessa forma, depois de entender a importância de desenvolver uma gestão eficaz na sua empresa e de conhecer os principais tipos, use as dicas que trouxemos até aqui para realizar uma boa gestão no seu negócio.    Aproveite e conheça o Programa EAG para descobrir como se tornar o gestor empresarial de que seu negócio necessita para se expandir!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO