Hierarquia empresarial: como funciona o organograma de cargos

02.09.2022
pequenos pinos vermelho, amarelo e vermelho ilustrando níveis hierárquicos em uma grande companhia||inscreva-se no programa eag||||||||pequenos pinos azuis, amarelo e vermelho ilustrando níveis hierárquicos em uma grande companhia

Muitas empresas não possuem uma hierarquia empresarial, ou seja, um organograma organizado referente as funções dos colaboradores.

Mas, afinal, por que os níveis hierárquicos são tão importantes na saúde empresarial e no desenvolvimento de uma companhia?

Confira abaixo mais sobre o que significa e aplique o quanto antes em seu negócio.

Como funciona a hierarquia de uma empresa?

A hierarquia dentro de uma empresa é o que vai definir cargos, salários e plano de carreira de todos os envolvidos dentro do negócio, desde o chefe até o colaborador externo.

É por meio disso que se sabe quem toma certas decisões dentro do setor, quem se dirigir em momentos específicos e o que fazer em eventuais problemas que podem aparecer durante o dia a dia.

Toda essa "árvore" de cargos e suas raízes devem estar registradas dentro de um organograma, documento do qual poderá ser usado em eventuais consultas, desde por parte do recursos humanos até pelos diretores.

Qual é a hierarquia empresarial?

A hierarquia dentro de uma empresa é o que trará organização e determinação de quais são os cargos, salários e funções de cada colaborador.

Dessa maneira, é criada uma distribuição clara dos poderes e responsabilidades de cada cargo de uma empresa, onde cada pessoa compreende exatamente quais ações são de sua responsabilidade e o que lhe é delegado.

Assim, ao estabelecer uma hierarquia bem definida, os colaboradores sabem exatamente a quem precisam responder, por exemplo: o estagiário ao gestor do setor, o gestor ao líder da equipe, o líder da equipe ao CEO e assim por diante. Depois disso, é preciso que aconteça o registro dessa organização, dando assim espaço para o organograma.

Qual a importância da hierarquia empresarial?

Uma empresa que possui processos bem estruturados terá menos problemas relacionados a desorganização, principalmente no quesito de acúmulo de responsabilidades ou delegações erradas.

Assim, ao designar um funcionário especificamente para aquele cargo, garante-se que exista o acompanhamento e entrega das funções, ressaltando a importância da hierarquia. Uma das frases que ressalta a importância sobre a existência dessa organização é: Quando uma tarefa é de responsabilidade de todas as pessoas, ela não é responsabilidade de ninguém.

Por isso, ao existir um responsável somente por aquilo, há a possibilidade de cobrança, de atenção e maiores resultados gerados. Mesmo em empresas autogerenciáveis - como o EAG -, é preciso a hierarquização das funções, proporcionando mais organização e atenção para as tarefas e resultados esperados.


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Quais são os 3 níveis hierárquicos de uma empresa?

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Estratégico

Considerado como o nível mais alto da hierarquia, é nessa divisão que estão posicionados cargos como:

  • CEO;
  • Presidentes;
  • Diretores;
  • Gestores.

E todos aqueles que tomam as decisões globais referentes a empresa. Assim, é aqui que são analisadas:

  • Tendências de mercado;
  • Situação monetária;
  • Influências internas e externas da organização;
  • Comportamento do consumidor;
  • Estratégias de posicionamento da marca.

Tático

Já nesse nível, há a inclusão dos gerentes de cada setor ou squad, assim, as tarefas que são aplicadas costumam ser organizacionais:

  • Área de marketing;
  • Financeiro;
  • Recursos humanos;
  • Designer de produto.

Aqui também há a responsabilidade de implementar as decisões estratégicas que foram tomadas pelos designados pela parte estratégica.

Operacional

Por fim, aqui são os administradores que precisam guiar os demais colaboradores para obter resultados surpreendentes. Assim, é preciso aperfeiçoar a produção dos serviços, principalmente em curto prazo, sempre seguindo as orientações do setor tático. Nesse nível, estão inseridos os supervisores e chefes de equipe.

Confira abaixo mais sobre o que Marcelo Germano tem a dizer sobre o fim das hierarquias nas empresas e tenha mais conhecimento sobre o assunto.
 

Hierarquia de cargos na empresa

Veja abaixo um exemplo simples de como uma hierarquia funciona dentro de uma empresa:

  1. Presidente;
  2. Assistente do presidente;
  3. Vice presidente;
  4. Gerente;
  5. Funcionário 1;
  6. Funcionário 2;
  7. Funcionário 3.

Como fazer organograma da hierarquia da empresa

Pensando em começar a construir um organograma dentro de sua companhia? 

Confira abaixo as dicas que precisam ser inseridas nesse processo para que ele seja o mais preciso e efetivo possível:

  • Pense na empresa como um todo: quais são os setores que você vai precisar que sejam definidos dentro de seu negócio?
  • Pessoas e funcionários: agora, deve-se imaginar quem são esses indivíduos em específico para que possam executar as atividades precisas e atender o cliente da maneira melhor possível;
  • Definição das responsabilidades: é preciso desenvolver o RCF, onde cada colaborador terá ciência do que precisa ser executado dentro de seu escopo;
  • Oficialização do organograma: pronto! Por fim, faça um documento que decrete que aquele é o organograma de sua empresa.

É claro que ele pode ser alterado posteriormente, porém, deve-se usa sempre como base o modelo atual para que a empresa possa se guiar em contratações em questões específicas.

Veja mais sobre: organograma empresarial

Como construir uma hierarquia empresarial de forma saudável?

Para construir uma hierarquia empresarial de uma maneira direcionada e com uma visão direcionada, é preciso aplicar alguns estudos de forma prévia:

  • Analise a empresa: qual é o objetivo de sua empresa? Como seu produto pode ser vendido em maior quantidade e qual o público alvo desejado?
  • Define os setores: depois disso, você deve definir de maneira específica quais são as divisões necessárias para que a "máquina continue girando", como por exemplo - marketing, comercial, financeiro e demais possibilidades;
  • Mapeie os cargos: agora, você deve especificar quem são as pessoas necessárias para ocupar cada lugar existente nos setores;
  • Faça um organograma empresarial: estabeleça exatamente qual é a função de cada pessoa, o que será executado e as tarefas que lhe serão delegadas;
  • Tenha o perfil do colaborador: você deve ter em mente qual será o perfil desejado de cada um. Geralmente pessoas do comercial são mais comunicativas, enquanto as do financeiro são mais analíticas...
  • Crie uma cultura organizacional fortalecida: ao vivenciar e disseminar a cultura organizacional de sua empresa você poderá atrair talentos e fortalecer a convivência diária por entre os colaboradores.

Depois disso, você deve começar todo o processo de contratação dos funcionários que ocuparão cada uma das cadeiras, analisando com cuidado e atenção mais do que somente as habilidades técnicas.

O que acontece quando não é respeitado a hierarquia empresarial?

Os pontos que são afetados dentro de uma organização no caso do não respeito aplicado a hierarquia da empresa, são:

  • Conflitos na execução de uma atividade;
  • Tempo desperdiçado e retrabalho;
  • Confusão na definição de prioridades;
  • Sobrecarga de funcionários;
  • Quebra de clima organizacional entre os colaboradores.

Comandante, esses sinais tem sido cada vez mais comuns dentro de seu negócio? Talvez este seja o momento ideal para analisar se os níveis hierárquicos da sua empresa não estão sendo desrespeitados.

Precisa de ajuda para montar a hierarquia da sua empresa?

Esses são os primeiros passos para conseguir ter uma empresa cada vez mais autogerenciável e sem caos.

Continue acompanhando aqui no blog do EAG mais temáticas sobre gestão de pessoas, como conseguir ter uma companhia cada vez mais rentável e parar de "apagar incêndios" a todo o momento.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO