Montar um time de Marketing ou contratar uma agência?

28.12.2020

Caro comandante,

Há cinco anos, muitos falavam sobre as habilidades do futuro, quando se tratava de marketing digital.

O problema é que muitos empresários ainda tratam essas habilidades como se pertencessem ao futuro:

“Seria bom se eu tivesse, mas eu vivo sem ter.”

Mas essa é uma habilidade do presente!

Na verdade, uma habilidade obrigatória.

Isso porque, se você quiser crescer o seu negócio, você precisa:

Atrair – que é levar muitas pessoas para conhecer a sua empresa, seus produtos e/ou serviços;

Converter – fazer essas pessoas comprarem meus produtos e/ou serviços;

E reter – que é fazer esse cliente comprar novamente.

A pequena/média empresa, nunca vai ser pequena demais para não se ter nada de marketing.

Pode sim ter um perfil no Instagram, um perfil no LinkedIn, um site bem estruturado, uma página para as pessoas clicarem num botão e se inscrever...

Para fazer isso, você pode tomar dois caminhos: construir o seu time de marketing ou terceirizar.

Se a sua empresa já tem uma vocação para utilizar o marketing digital, você pode contratar pessoas para montar um time interno.

E aí vem a questão:

Onde você vai encontrar as pessoas para compor o seu time de marketing?

No mercado.

E aí, você vai precisar encontrar diversas pessoas para funções diferentes:

Uma pessoa para gerir o time de marketing, uma para editar o vídeo, uma pessoa para escrever de maneira persuasiva para atrair clientes, uma outra para gerir o tráfego de anúncios, por exemplo... e por aí vai.

Você vai precisar investigar, para contratar as pessoas ideais.

E nessa investigação, você vai ver que o salário de um gestor de tráfego, por exemplo, pode ser um valor alto para a pequena e média empresa.

Uma pessoa que já dá resultado, o salário é inflacionado.

E se você vai contratar uma pessoa e treinar ela... o resultado vai ser mais demorado.

O que pode ser uma saída, é encontrar uma pessoa que faça de tudo um pouco.

O problema é que uma pessoa só fazendo de tudo um pouco, não é escalável.

Há um limite para a quantidade de demandas que pessoa pode lidar.

Com o tempo, você vai precisar contratar mais pessoas.

E aí entra numa questão de orçamento: será se eu tenho dinheiro para contratar mais funcionários?

É interessante que você já tenha desenhado o organograma, para entender quais funções são mais urgentes e, assim, elaborar um plano de ação quanto a contratação do time de marketing.

Tudo isso de acordo com o seu orçamento, claro!

Se você ainda não sabe o que é organograma, é só clicar aqui que te ensino o que é.

Marcelo, minha empresa não tem orçamento para montar um time de marketing. O que eu faço?

A outra opção é contratar uma agência.

Assim, você consegue ter uma rampa de aprendizado.

E é claro, você vai investigar uma agência que seja boa e séria, para contratar.

Mas, tome cuidado com as agências que prometem, prometem... mas que no fim das contas, entrega bem pouco.

O que é necessário para contratar uma agência?

Para contratar uma agência, você tem que entender que é necessário ter um alinhamento com a agência contratada.

Porque também pode chegar muitos clientes, e se você não dá conta de atender todos...

Isso pode diminuir a qualidade do seu trabalho, gerar frustração para o cliente, e acabar criando uma má reputação da sua empresa e produto/serviço.

Uma boa tática, é você alinhar os aprendizados obtidos coma a agência, com alguém da sua equipe.

Assim, você consegue desenvolver a musculatura necessária para, lá na frente, montar seu próprio time de marketing.

“Mas eu não posso ter um relacionamento de longo prazo com a agência, Marcelo?”

Claro que você pode!

Mas vai além de fazer alinhamentos com a agência.

Isso porque, com o tempo, você pode:

I - Precisar de mais coisas do que uma agência pode oferecer...

II - No fim das contas, ver que o marketing digital é uma inteligência interessante para desenvolver dentro da sua empresa.

III – A agência pode mudar o tipo de público ideal dela... E aí ela pode, muito provavelmente, não entregar os serviços como antes, pois a sua empresa não se enquadra mais no público ideal da agência.

IV – Ainda, se você precisar de informações de maneira ágil, a agência pode não suprir a sua demanda. E a informação que você precisava rapidamente, pode não vir logo e causar alguns contratempos.

Enfim, vários contratempos podem aparecer.

O que eu recomendo? 

 

Se você ainda não entende de marketing digital, que você inicie com uma agência para ter uma rampa de aprendizagem... 

E se você já entende de marketing digital, pode começar com uma pessoa do time mais generalista e, a medida em  que a demanda for crescendo, ir contratando pessoas com especialidades mais específicas

Mas que você fique atento e disposto a desenvolver essa habilidade internamente.

O benefício de ter uma agência é que, se você não souber como fazer algo, a agencia vai ter mais agilidade para resolver.

Vou deixar aqui alguns vídeos sobre esse assunto, para você assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=kJt9H03uRPU&list=PLAwWmpQTa-lOSM8fro23tb0KYyGDl1g5E&index=3

https://www.youtube.com/watch?v=ba07KW-EkGU

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO