Para ter um empreendimento de sucesso é preciso trabalhar duro?

09.10.2014
O que fazer para ter um empreendimento de sucesso? A grande maioria das pessoas acreditam que para ter um empreendimento de sucesso é preciso trabalhar duro. Vamos assumir que já temos definido o que é sucesso, então, fico curioso em saber o que é trabalhar duro para cada pessoa. Então eu gostaria de usar esse post no blog como se fosse um fórum, onde as pessoas pudessem contribuir com suas reflexões sobre o assunto. Para isso, fiz algumas questões para você responder apenas com sim ou não, e depois ver se faz sentido ou não para você:
  1. Trabalhar muitas horas é o mesmo que trabalhar duro?
  2. Fazer o que você não gosta é o mesmo que trabalhar duro?
  3. Fazer o que você gosta é o mesmo que trabalhar duro?
  4. Tomar decisões difíceis é o mesmo que trabalhar duro?
  5. Produzir muito em pouco tempo é o mesmo que trabalhar duro?
  6. Produzir pouco em muitas horas é o mesmo que trabalhar duro ?
  7. Trabalhar como escravo é o mesmo que trabalhar duro?
  8. Apagar um monte de incêndios todos os dias é o mesmo que trabalhar duro?
  9. Inovar é o mesmo que trabalhar duro ?
Agora, pegue as respostas que você respondeu “sim”, e substitua na frase: para ter uma empresa de sucesso você precisa ________________________. Por exemplo, se você respondeu sim para a primeira a pergunta 1, você vai preencher da seguinte forma: Para ter sucesso é preciso trabalhar muitas horas. Essa frase faz sentido para você? Agora faça o mesmo para a frase 2: Para ter sucesso é preciso fazer o que não gosta? E assim por diante. Resolvi fazer essa brincadeira para trazer um pouco de reflexão nas crenças que nós temos, afinal, muitas vezes essas crenças nos escravizam e vemos muito donos de Pequenas e Médias empresas (PME) virarem escravos dos seus negócios porque querem ter sucesso e acreditam que, para isso, precisam trabalhar duro. Falta para eles definir ou ressignificar o que é "trabalhar duro". E para você, o que significa trabalhar duro? Responda abaixo, estou louco para saber sua opinião.]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO