Plano de cargos e salários: o que é e como fazer na empresa

Compartilhe esse conteúdo

Tempo de leitura: 5 minutos

Estabelecer um bom plano de cargos e de salários é o primeiro passo para as empresas que querem ter sucesso na contratação de profissionais de qualidade e assim, consequentemente, um futuro promissor.

 

Quer começar a aplicar em sua companhia, porém, não sabe bem ao certo como funciona o procedimento inicial? Continue acompanhando esse artigo e tire todas as suas dúvidas referentes ao assunto.

 

O que é plano de cargos e salários

O plano de cargos e de salário é um procedimento interno da companhia, criado para que fique claro quais são as funções oferecidas, quais são as possibilidades de crescimento para o próximo passo, além da remuneração condizente de cada.

 

O principal objetivo disso é de promover uma maior clareza e organização para os colaboradores do que estão fazendo, quais são os próximos passos que podem tomar, incluindo também valores competitivos em relação ao mercado.

 

Dessa forma, é possível que o funcionário suba na hierarquia da empresa, ampliando seu conhecimento e sua participação em novos projetos.

 

Objetivos

Objetivos

É preciso primeiramente compreender que uma carreira é composta por vários empregos em sequência, enquanto isso, o plano de cargos é um processo que aplica o desenvolvimento do colaborador de forma interna.

 

Por meio dele, se tem uma disposição clara e com várias trajetórias de carreira, sendo assim, incentiva com que o indivíduo vá além daquilo que normalmente faria em uma empresa sem plano de cargo.

 

Ele pré determina quais são os passos necessários para que o colaborador cresça dentro da companhia, saiba quais são os próximos passos que deve executar e assim, sinta-se valorizado e com potencialidade de ir além.

 

Plano de carreira x Plano de cargos e salários

É importante compreender que existem sim diferenças entre um e outro.

 

O plano de cargos e salário é como um modelo de visualização de todos os cargos dentro de uma companhia.

 

Assim, para que essa empresa se desenvolva, é comum que seja identificado cada cargo de acordo com a necessidade, seguindo os níveis existentes – júnior, pleno e sênior -, assim como salários adequados para cada um deles.

 

Seja uma empresa grande ou pequena, essa hierarquia ajuda na gestão de equipe e demonstra a possibilidade de crescimento para todos.

 

Enquanto isso, o plano de carreira é uma estratégia da qual mostrará todas as ações e planos que o profissional precisa executar até atingir o objetivo desejado.

 

Esse processo deve ser bem estabelecido e programado, isso porque cada posição possui um propósito, sendo assim, oportunidades de constante crescimento e desenvolvimento.

 

Dessa forma, a diferença é de que o plano de cargos e salários é o documento da empresa diante das funções e remuneração, enquanto que o plano de carreira demonstra o caminho que deve ser seguido por cada pessoa.

 

Vantagens de ter um plano de cargos e salários na empresa

Agora que você já sabe bem ao certo do que se trata o plano de cargos e salários dentro de uma companhia, é mais do que preciso entender quais são as importâncias e valores que isso gera para a empresa.

 

Organização das finanças

Com esses dados concretos, a companhia consegue ter certeza de quais são os custos e encargos salariais referentes a companhia.

 

Dessa forma, pode-se verificar com mais clareza o ROI – Retorno sobre investimento -, certificando-se de que está de acordo com o que tinha sido planejado.

 

Equilíbrio do negócio

Com uma companhia mais competitiva, é possível ampliar as chances de sobrevivência e expansão dentro do nicho explorado.

 

Assim, o plano de cargos e salários permite uma maior clareza da estabilidade do negócio, isso porque acontece a contratação dos colaboradores corretos e alinhados com a cultura organizacional pregada.

 

Por meio dessas metas criadas, há uma projeção da trajetória de cada funcionário, desde o princípio da base do negócio, até os cargos mais altos existentes.

 

Clareza de funções e atividades

Com esse estabelecimento das funções para cada colaborador, gera-se mais clareza das responsabilidades, além da compreensão da importância do trabalho executado e quais são as oportunidades de crescimento.

 

Assim, essa maior segurança e transparência acaba gerando muito mais produtividade e engajamento dos envolvidos, reforçando o bem estar e clima organizacional.

 

Chamariz para novos talentos

Essa ação, quando divulgada, é uma ótima forma de fortalecer o employer branding da companhia, aumentando as chances de que maiores talentos se interessem pelas vagas em aberto.

 

Assim, maiores são as possibilidades de encontrar profissionais de alta performance e que estejam alinhados com a cultura organizacional do negócio.

 

Clique no podcast abaixo e saiba tudo sobre a importância de criar um plano de carreira dentro de sua empresa e comece a ver os resultados quando menos esperar!

 

Como se faz um plano de cargos e salários?

Pensando em começar de uma vez a fazer a implementação dos novos planos de cargos e de salários?

 

Veja abaixo um passo a passo simples para executar e assim, ter um o quanto antes dentro de sua companhia:

  • Pesquise: faça um levantamento sobre quais são as funções existentes dentro de sua companhia, entenda mais sobre o perfil de seus funcionários e quando há a necessidade de reajuste salarial;
  • Crie um novo escopo: por meio de todas as informações anteriormente coletadas, é a hora de criar um novo documento claro e simples;
  • Divulgue as mudanças: depois da aprovação dos gestores, é o momento de divulgá-lo para todos os colaboradores, explicando o organograma;
  • Escute dúvidas e sugestões: pode ser que alguém tenha questões que podem ser essenciais para o documento;
  • Introduza o plano: por fim, aplique esse novo estudo para todos os funcionários e explique como são os caminhos para a promoção de cada um.

Agora que você sabe mais sobre esse ação, escute o podcast abaixo e entenda com Marcelo Germano e Mariana de Azevedo como definir esse plano rapidamente.

Modelo de plano de cargos e salários

Mas, você sabia que existem tipos específicos de planos de cargos e salários?

 

Confira alguns deles abaixo e escolha aquele que melhor se aplica no seu negócio:

 

Carreira horizontal

Esse é o modelo em que não há a chance de subir de cargos no nível hierárquico, até porque todos os empregos estão no mesmo nível, onda acontece apenas a evolução das tarefas e responsabilidades.

 

Nesse caso, há o aumento salarial, porém, atrelado ao alto desempenho do funcionário.

 

Por isso, nesse estilo é tão importante o correto desenvolvimento de metas e objetivos para que todos os colaboradores saibam o que deve ser feito para ascender na empresa.

 

Plano de carreira em linha

Esse modelo dificulta o processo de mudar de área, isso porque os cargos em questão são padronizados.

 

Na maioria dos casos, as promoções acontecem de maneira simplificada pelo tempo de serviço.

 

Esse é o estilo usado em instituições públicas ou militares.

 

Plano de carreira paralela

Aqui os colaboradores conseguem atingir cargos de liderança dentro da hierarquia separada.

 

Ele é mais usado em companhias que possuem o sistema de trainees.

 

Carreira em Y

Com a necessidade de desenvolver os cargos de especialistas, esse modelo é direcionado para os profissionais que não tem padrão de líder, mas, querem continuar crescendo dentro da companhia.

 

Esse caminho bifurcado é conhecido como Y, onde há a possibilidade de ir para a área de gerente ou especialista.

 

Carreira em rede

Semelhante ao modelo anterior, esse estilo possui uma maior quantidade de cargos que o colaborador pode selecionar para seguir.

 

Esse é um modelo interessante porque estimula os trabalhadores a entenderem mais sobre as funções disponíveis e aquelas que mais gostam de executar.

 

Mas, é importante deixar claro que só acontecerá por meio do cumprimento das metas estipuladas.

 

Como comunicar plano de cargos para a equipe?

É essencial que depois da definição de como será o plano de cargos, ele seja divulgado para a equipe de sua empresa.

 

Assim, ela será valorizada pelos colaboradores, sendo que depois de compreendida, os funcionários trabalharam em prol desse esforço pessoal para atingir novas funções.

 

Nesse caso, é importante fazer uma reunião com todos os envolvidos, além de usar os canais de comunicação interna para reforçar as questões levantas.

 

Campanhas de endomarketing e ações empresariais são essenciais para engajar os trabalhadores e mostrar os benefícios dessa prática instalada.

 

Agora que você já sabe tudo sobre plano de cargos e carreira, comece o quanto a implementar isso em sua empresa e veja os resultados surpreendentes.