Pressão no trabalho: como evitar em sua empresa

22.09.2023
Pressão no trabalho: como evitar em sua empresa
A pressão no trabalho é caracterizada por grandes expectativas de resultados e pela alta demanda. Sendo assim, ela pode surgir a partir de metas muito agressivas, carga excessiva de trabalho e prazos apertados.   Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas e Orientação da Mente (Ipom), 43% dos colaboradores entrevistados apontaram o ambiente de trabalho ruim como causa da pressão. Já para outros 38%, a causa é a cobrança dos chefes.   Esse cenário é prejudicial à empresa e aos colaboradores. Por isso, é essencial que a empresa equilibre a demanda de tarefas e o bem-estar dos profissionais para evitar as consequências que serão abordadas mais adiante.   E como fazer isso?   Acompanhe este conteúdo para entender mais sobre esse assunto tão importante. Confira dicas para evitar a pressão no trabalho dentro da sua empresa e veja os impactos negativos que a sobrecarga pode causar.  

Tipos de pressão no trabalho

  Especialistas no assunto indicam que existem 4 tipos principais de pressão no ambiente de trabalho. São eles:  

Pressão de tempo

  Nesse tipo de pressão, os colaboradores sentem que a carga horária diária de trabalho não é suficiente para que todas as atividades sejam feitas. Ou seja, ela é caracterizada pela falta de tempo.   Nesse caso, é possível relacionar essa pressão com recursos, ou materiais insuficientes, e com a sobrecarga de demanda.  

Autoexigência

  Outra modalidade de pressão é aquela criada pelo próprio colaborador. Ela tem caráter psicológico e normalmente é desenvolvida por uma necessidade que o profissional tem de ser reconhecido.    Também pode acontecer se o colaborador sente que não foi punido/repreendido como deveria em razão dos resultados negativos ou não satisfatórios que teve.  

Pressão de amigos e familiares

  A cobrança nem sempre está diretamente relacionada ao ambiente interno da empresa. Em alguns casos, ela surge da cobrança que o colaborador recebe dos amigos ou da família por estar muito ausente, em razão da dedicação ao trabalho.   Além disso, também pode acontecer pela necessidade de o colaborador arcar com as contas de casa e precisar prover o sustento da família.  

Pressão por resultados

  O quarto tipo de pressão é aquele que vem da cobrança por resultados. Isso é alimentado pelo chefe que cobra metas independentemente da quantidade de profissionais ou da estrutura disponibilizada pela empresa para que os resultados esperados sejam atingidos.  

Quais são os prejuízos para a empresa?

  Para entender a importância de evitar uma rotina de pressão excessiva no ambiente empresarial, é fundamental entender os prejuízos que isso causa ao negócio.   Por exemplo, a desmotivação e a insatisfação que a sobrecarga pode causar nos colaboradores.   Isso afeta a produtividade e a qualidade do trabalho, fazendo com que muitas vezes as tarefas tenham que ser refeitas, impactando as metas.   A rotatividade e a ausência são duas outras questões agravadas pela carga de pressão do trabalho.   Profissionais que se sentem pressionados além do normal tendem a buscar outros empregos. Com isso, a empresa é prejudicada pelo custo e pelo tempo destinados a novas contratações e treinamentos.   Também é comum o afastamento do trabalho por questões de saúde, o que desestrutura a equipe e a produtividade da empresa.  

E para os funcionários?

  Assim como a empresa é prejudicada, os funcionários também. Submeter um colaborador a pressões excessivas e constantes pode desencadear transtornos como burnout, ansiedade e depressão, gerando consequências negativas à saúde mental dos profissionais.   Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de burnout nas empresas são elevados pela pressão existente no trabalho – a OMS aponta que cerca de 32% dos profissionais brasileiros com sintomas de estresse sofrem de burnout.   Portanto, o principal prejuízo para os funcionários é a perda de qualidade de vida e bem-estar com o surgimento ou o agravamento de questões de saúde mental.   Veja também: Ambiente de trabalho saudável: como identificar falhas e promover a saúde  

Como lidar com a pressão no trabalho?

  Consciente do que gera pressão no trabalho e dos riscos que esse cenário causa, é papel do gestor proporcionar um ambiente de trabalho saudável e controlar a cobrança exercida sobre os colaboradores.   Para isso, algumas dicas podem ajudar:  

Não lide com a saúde mental como se fosse um problema

  O primeiro passo é não lidar com a saúde mental dos colaboradores como um problema. Afinal, garantir a boa saúde dos funcionários é vantajoso para sua empresa, ganhando em produtividade e resultados.   Então crie estratégias para melhorar o bem-estar e a saúde mental dos profissionais da sua empresa.    Para isso, forneça uma estrutura adequada, com recursos materiais e de pessoal, suficientes para dar conta da demanda de trabalho. Esse é o primeiro passo para não sobrecarregar a equipe.  

Forneça palestras e treinamentos

  Essa é uma estratégia clássica, mas eficiente. Com palestras e consultorias, os profissionais aprendem técnicas que auxiliam na manutenção da saúde mental, como:  
  • Meditação;
  • Alongamentos;
  • Exercícios de autoestima.
 

Organize prioridades

  Outra dica importante é organizar as tarefas em prioridades. Isso diminui o estresse no ambiente de trabalho, pois reduz o acúmulo de tarefas ao longo do dia.   Por isso, planeje as prioridades dos colaboradores, isto é, sinalize o que deve ser feito com mais urgência. E o restante, que eventualmente não for realizado em um primeiro momento, poderá ser executado ao longo da semana.   Além disso, é importante capacitar os profissionais para que tenham condições de identificar o que é prioridade. Dessa forma, eles conseguem planejar e organizar melhor suas tarefas, deixando para um segundo momento o que não é tão importante.   Isso evita que a rotina exaustiva gere ciclos de cansaço, estresse, ansiedade e cobranças. Inclusive, evita as frustrações geradas pela impossibilidade de atender a todas as demandas.  

Use ferramentas de gestão de prazo

  Mais uma dica muito útil é implementar ferramentas de gestão de prazos compartilhados.   Se todos puderem acompanhar os prazos das etapas de cada tarefa, os líderes não precisam questionar com frequência o funcionário sobre a entrega da etapa. Basta visualizar na ferramenta.   Isso porque questionamentos constantes acerca da conclusão de uma tarefa ampliam a sensação de pressão no trabalho.   Essas são algumas dicas para você saber melhor como lidar com pressão no trabalho e não gerar sobrecarga à equipe. E para conhecer mais sobre gestão e liderança, participe do Programa EAG.    Por meio dele, você aprende a comandar sua empresa do jeito certo, sem sobrecarregar você ou seus colaboradores.   Navegue em nosso site e encontre todas as informações sobre o Programa EAG!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO