Trabalho em equipe nas empresas: importância e dinâmicas estimulantes!

Compartilhe esse conteúdo

Tempo de leitura: 10 minutos

Trabalho em equipe nas empresas é fundamental para um ambiente de alta performance. Funcionários que estão em sintonia entregam melhores resultados e, por isso, é dever dos líderes estimular a integração dos colaboradores em prol de um objetivo em comum.

 

Um levantamento realizado pelo PageGroup mostra que algumas das habilidades mais valorizadas pelas grandes empresas da América Latina, são:

  • Trabalho em equipe (47,5%);
  • Inteligência emocional (33,8%);
  • Comunicação assertiva (28,8%).

Assim, entender como estimular o trabalho em equipe é mais do que importante: é primordial para que sua empresa tenha ótimos resultados.

 

Qual a importância do trabalho em equipe nas empresas

O trabalho em equipe é essencial para empresas que querem desenvolver seu potencial além do esperado.

 

Quando colaboradores de qualidade se reúnem, podem trabalhar em prol do aumento do desempenho da organização com mais afinco e mais vontade.

 

Além disso, há a reunião de diferentes pessoas com personalidades e aptidões, o que gera uma visão e ações ampla sobre o negócio, indo muito além do traçado.

 

Assim, quando essa dedicação de todos os membros é com um objetivo em comum, os resultados são alcançados mais facilmente.

 

Ademais, durante todo esse processo têm-se um maior desenvolvimento de habilidades profissionais, maior inteligência emocional, empatia, cuidado com o próximo e muito mais.

 

Trabalho em equipe x Trabalho em grupo

Trabalho em equipe x Trabalho em grupo

Você sabia, afinal, que existe uma grande diferença entre trabalho em equipe para trabalho em grupo?

 

É importante compreender que trabalho em grupo acontece nas linhas de produção, onde indivíduos com funções diferentes que atuam sozinhos, para no final, entregar um resultado único.

 

Enquanto isso, o trabalho em equipe é uma união entre pessoas compondo um time, assim, é preciso que vá além dos objetivos, mas que tenham valores e propósitos que os motivem a atingir a meta final.

 

É importante entender que isso não significa que todos vão pensar da mesma maneira, mas que o foco final é maior do que as pequenas diferenças que podem surgir no decorrer do processo.

 

Como trabalhar em equipe nas empresas

Segundo a matéria do portal Gallup, primeiramente é preciso definir qual é o objetivo final da equipe. Depois, compreender sua equipe, como podem colaborar da maneira mais eficiente – de forma individual e em grupo.

 

Veja abaixo alguns passos que podem ser aplicados para melhorar o trabalho em conjunto e atingir metas cada vez mais rápido:

 

1. Faça integração

É de suma importância que a integração seja feita, principalmente quando colaboradores novos vão ingressar na equipe, assim, é possível “quebrar o gelo” e introduzir essa nova pessoa ao grupo com mais naturalidade.

 

É no momento de integração que a cultura organizacional da empresa deve ser apresentada, quais são os hábitos e rotinas da companhia, explicar o que espera-se desse novo integrante e tudo que é relevante para uma boa convivência com os demais colaboradores.

 

Aqui no EAG é realizado um café de boas vindas, onde há o primeiro contato com o time, promovendo a sensação de acolhimento.

 

Depois disso, há a apresentação do código de cultura, assinatura do contrato e esclarecimento de detalhes, além do acompanhamento do anjo, que é uma pessoa designada especificamente para auxiliar o novo EAGÊNIO em sua jornada na empresa.

 

Ainda com dados de uma pesquisa realizada pela Gallup, funcionários que possuem um melhor amigo no trabalho tem um melhor desempenho e entrega de resultados.

 

Afinal, é comum passarmos a maior parte do nosso dia no trabalho, por isso, porque não ter alguém com quem nos sintamos acolhidos e à vontade?

 

Confira no vídeo abaixo mais sobre o processo de integração do EAG e inspire-se para aplicá-lo em sua empresa:

 

 

2. Crie dinâmicas de trabalho

Criar dinâmicas que envolvam os funcionários e deixe-os mais à vontade é uma das ações que devem ser tomadas pela companhia.

 

Algumas das que aplicamos aqui no EAG, são:

  • Positive focus: em todo início de reunião é preciso que todos os envolvidos agradeçam por três coisas de sua vida;
  • Reuniões contínuas: com encontros periódicos, fica muito mais fácil de promover a integração da equipe e contato com as novas pessoas;
  • Grupo de estudos: ao promover a educação e treinamentos dos seus colaboradores, cria-se um maior senso de pertencimento.

Essas são algumas das ações quais você pode se inspirar para aplicar em sua empresa, por isso, pense sempre em como você pode ampliar ainda mais essa interação entre os funcionários.

 

3. Desafie a equipe

É preciso que o líder saiba como e o que deve ser feito para estar sempre desafiando a equipe, assim, há o desenvolvimento contínuo de novas habilidades e aprimoramento em outras.

 

Lembre-se de realizar a delegação das funções e atividades de maneira transparente, dessa forma, todos sabem exatamente o que é esperado de cada um, com aplicação e esforço exímios em prol do objetivo final.

 

É nesse ponto que as metas e objetivos devem ser bem estabelecidos: desafiadores para motivar a equipe, porém, não impossíveis a ponto de dificultar a atuação no dia a dia.

 

4. Acompanhe sem fazer microgerenciamento

Com o desenvolvimento de seus funcionários até que alcancem uma empresa autogerenciável, você, comandante, poderá realizar o acompanhamento, porém, sem realizar o microgerenciamento.

 

É importante que seu colaborador tenha autonomia e liberdade para gerir seu tempo, afazeres e atividades da maneira que achar melhor, desenvolvendo maturidade profissional e pessoal.

 

Tenha maior autonomia para focar seus esforços em outros pontos da empresa, seja na parte de inovação, na contratação de novos talentos e até mesmo traçar objetivos novos.

 

5. Crie uma competição

Um líder inteligente sabe como criar competição entre seus funcionários, mas é claro, sempre de uma maneira positiva e sem permitir com que ninguém fique para trás!

 

Algumas das ações que podem ser aplicadas, são:

  • Sistema de pontuação dos colaboradores;
  • Ranking;
  • Missões que quando completas, gerem recompensas;
  • Premiação ou bonificação no final de cada projeto.

Incluir também desafios no dia a dia também estimula o engajamento da equipe, a motivação entre os funcionários e busca constante por resultados além do esperado.

 

6. Estimule a empatia

6. Estimule a empatia

A empatia é uma das características mais importantes e mais esperadas dos funcionários.

 

Essa habilidade permite com que os indivíduos sintam-se ouvidos e tenham a habilidade de escutar os outros com mais compaixão e paciência.

 

Dessa forma, acontece uma melhora da convivência diária, além de fortalecer temas interessantes, uma procura por novas soluções para o dia a dia, envolvendo mais ainda o time.

 

Conforme os dados do relatório Empathy Monitor, publicado pela Businessolver, a empatia possui impactos únicos, como:

  • 77% dos funcionários possuem mais disposição para trabalhar mais horas em um local empático;
  • 92% dos profissionais de RH acreditam que esse é um dos fatores decisivos para a retenção de talentos;
  • 80% da geração millennial e 66% dos baby boomers estão dispostas a deixar o emprego pela falta de empatia nas relações.

Por isso, desenvolver pessoas com empatia é uma das melhores ações, não somente para o crescimento profissional, mas também, pessoal.

 

7. Crie diálogo

Toda empresa de sucesso desenvolve e deixa aberto as possibilidades do diálogo.

 

Funcionários que sentem mais abertura se expressam mais, aplicam maiores ideias, sugestões do que pode ser melhorado, além de sentirem-se mais engajados com a empresa em questão.

 

O líder da empresa ou do setor deve gerar essa sensação de flexibilidade de ideias, além de receber ou recusar as novas sugestões sempre com educação e atenção, dando continuidade a esse diferencial.

 

8. Dê feedback

É de suma importância que feedbacks sejam aplicados aos colaboradores, sejam eles positivos ou negativos.

 

Quando positivos, servem para estimular, dar o devido valor, enaltecer e mostrar ao funcionário como ele deve continuar fazendo suas funções.

 

Enquanto que o negativo deve ser usado para redirecionar, apresentar sugestões, potenciais melhorias e relembrar o que a companhia espera do indivíduo.

 

Assim, os próximos passos e acontecimentos podem ser mapeados com mais facilidade, além da chance de ouvir o outro lado da moeda.

 

9. Dê clareza sobre tarefas a ser realizadas

Ao contratar um novo funcionário, é primordial que ele saiba exatamente quais são as funções de sua responsabilidade e como devem ser executadas.

 

Assim, diminui-se rumores, interferências e otimiza o trabalho do colaborador, onde esse sabe exatamente o que deve ser feito, sem perder tempo com esclarecimentos ou dúvidas.

 

10. Recompense a colaboração

Por fim, quando a equipe consegue atingir a tão desejada meta, é o momento de mostrar o reconhecimento da empresa.

 

Pode ser em formato de bonificação, premiação, um evento que simbolize esse marco ou tantas outras possibilidades.

 

O importante é inserir um ritual que deixe registrado e visível que a companhia sabe de tudo o que foi feito.

 

Dinâmicas de trabalho em equipe nas empresas

Você sabia que existem várias dinâmicas de trabalho que podem ser inseridas em sua empresa para melhorar ainda mais essa interação entre todos os funcionários?

 

Acompanhe quais são elas abaixo e inspire!

 

Método cumbuca

Aqui no EAG realizamos a aplicação do método Cumbuca, onde periodicamente e de forma aleatória uma pessoa é escolhida para realizar a leitura do capítulo de um livro.

 

Depois disso, 15 minutos são separados para a discussão. Porém, caso a pessoa sorteada não esteja presente, é obrigação dela deixar um áudio gravado com o resumo do que será discutido.

 

Mas, caso isso não seja realizado, a discussão não acontece e assim, esse capítulo em questão é dado como “perdido”, encerrando a dinâmica, onde na outra semana será realizado novamente o ritual com a próxima parte do livro.

 

O método cumbuca é sobre comprometimento não somente com os estudos individuais, mas também com toda a equipe envolvida.

 

Clique no vídeo abaixo e entenda melhor sobre os rituais existentes dentro do EAG:

Reuniões de alinhamento

Semanalmente são realizadas reuniões de alinhamento com toda a equipe EAG, onde é preciso expor:

  • O que foi feito no dia anterior;
  • O que será feito no dia da reunião;
  • Se há alguma dificuldade ou impedimento para a realização da ação.

Além disso, todas as quartas-feiras são realizadas as reuniões do “Marquetime”, onde o squad de marketing se reúne para verificar os resultados das ações aplicadas, quais são os números esperados e assim, se preparar para as próximas etapas.

 

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre como funcionam essas reuniões e tenha mais conhecimento para aplicar em sua empresa:

 

Jogos e Gamificação

Segundo a pesquisa realizada pela Word Tips, jogos inseridos no cotidiano no trabalho são benéficos para a produtividade e raciocínio dos trabalhadores.

 

Por isso, que tal incluir jogos específicos que possam elevar a integração de sua equipe e até mesmo o aprendizado? São várias as possibilidades, como por exemplo:

  • Quiz;
  • Jogos situcionais;
  • Jogos de realidade virtual.

As possibilidades são muitas!

 

Técnica 6.3.5

O método 6.3.5 é muito utilizado para ouvir a opinião de muitas pessoas sem a preocupação de se sentirem intimidados.

 

Veja como funciona abaixo:

  • 6 pessoas devem apresentar 3 ideias em apenas 5 minutos.

É realizada essa reunião do pequeno time e assim, devem escrever os três principais problemas em uma folha no tempo de 5 minutos.

 

Depois, essa folha é passada ao lado, onde o próximo indivíduo pode concordar, discordar ou debater mais ainda o que foi apresentado, sempre documentando tudo.

 

Após essa coleta de dados, repete-se o ciclo. Dessa forma, você terá uma grande quantidade de opiniões e ótimas ideias para colocar em prática na empresa.

 

Dinâmica da ilha deserta

Esse é um exercício simples de fazer e que apresenta ótimos resultados, principalmente para melhorar o relacionamento por entre equipe. Confira abaixo:

 

É preciso repassar o pequeno questionário abaixo para todos os participantes, que devem responder as seguintes questões:

  • Caso estivesse perdido em uma ilha deserta, quem do seu grupo você gostaria que estivesse com você?
  • Se você ganhasse uma viagem com direito a três acompanhantes, quem de sua equipe você levaria com você?
  • Por fim, caso fosse organizar um evento, quem de seu time você escolheria para te ajudar?

É preciso que todas as respostas tenham justificativas para as escolhas realizadas.

 

Assim, todas essas folhas são colocadas dentro de uma caixa e não identificadas.

 

Posteriormente, são lidas e assim, as características apresentadas em um quadro, mostrando quais são as palavras-chaves que mais remetem a companheirismo.

 

Dinâmica das mãos dadas

  1. Reúna o time em uma sala;
  2. Faça um círculo com todas as pessoas de mãos dadas;
  3. Peça com que todos os participantes memorizem quem são as pessoas ao seu lado direito e esquerdo;
  4. Agora, o grupo deve se espalhar pela sala;
  5. Depois de alguns minutos, coloque uma cartolina no chão da sala e peça com que todos os indivíduos “entrem” na cartolina;
  6. Quando todos estiverem acomodados, solicite que lembrem-se da formação inicial, pedindo assim que formem novamente o círculo sem sair da cartolina.

Assim, todos vão compreender que podem fazer muito mais com suas competências pessoais quando trabalham alinhados.

 

Dinâmica das características em comum

Essa atividade tem a intenção de mostrar que mesmo pessoas totalmente diferentes possuem características em comum, criando maior conexão entre todos os colaboradores.

 

Basta dividir o grupo em duplas ou trios, pedindo com que realizem questões sobre os gostos pessoais do outro colega.

 

Assim, cada um deve escrever o máximo de traços parecidos que encontrarem no outro indivíduo, gerando maior empatia entre todos.

 

Qual dinâmica de grupo usar?

Você deve escolher aquela dinâmica que acreditar ser mais propícia para sua equipe e também para o momento que a empresa está passando.

 

Ou, pode realizar uma de cada vez e assim, visualizar os melhores resultados em conjunto, portanto, tenha atenção e saiba aproveitar-se dessas pequenas ações para unificar mais ainda seu time!

 

Exemplos de trabalho em equipe em empresas de sucesso

Conforme relatos de empresários no artigo da Active Collab, confira algumas ações de equipes de sucesso e os seus impactos nas empresas:

 

Resume Companion

De acordo com Lauren, consultora de carreira e gerente de contratação da Resume Companion, o método de maior sucesso para criar maior interação entre os times foi a aplicação do senso de comunidade logo no onboarding.

 

Assim, foi realizada a integração de novos colaboradores com todos os participantes da equipe, permitindo com que trabalhassem em conjunto e assim, se conhecessem melhor.

 

Blinds Direct

Gerente de RH da Blinds Direct, Lee Fischer conta que o segredo para um trabalho em equipe de sucesso é baseado na solidariedade, respeito, comunicação e compreensão dos dois lados.

 

Ele conta que a dinâmica de maior sucesso foi a “troca de cargos”, realizada entre a equipe do site e do departamento de marketing.

 

Na ocasião, cada membro trocava de papel com um colega, compreendendo melhor a complexidade da função do outro, gerando mais empatia, respeito e conexão.

 

Guidefitter

CEO da Guidefitter, Koontz conta que o trabalho em equipe vai muito além do brainstorm ou ajudar os colegas em um trabalho: é sobre fomentar uma cultura de respeito e verdade.

 

Por meio de encontros além das funções corporativas, os colaboradores podem conversar, relaxar e discutir vários assuntos cotidianos.

 

Além disso, uma vez na semana são promovidos eventos em que cada profissional compartilha com os demais uma pequena vitória da semana, onde motiva e encoraja todos os outros, formando laços entre a equipe.

 

O que você está esperando para começar a aplicar várias dessas ideias no seu dia a dia e criar um time de maior sucesso?