Visão sistêmica da empresa: benefícios e como criar

20.09.2023
Visão sistêmica da empresa: benefícios e como criar
A visão sistêmica da empresa pode ser entendida como uma visão panorâmica. Isto é, o gestor deve compreender a empresa na totalidade, a partir de suas partes.   Com essa abordagem é possível entender o funcionamento de cada processo e setor da organização, e que estão interligados entre si, influenciando todo o negócio.   Como exemplo, por meio de uma visão sistêmica, quando o gestor precisa tomar uma decisão para obter crescimento na empresa, ele faz isso conseguindo analisar o cenário todo. Isto é, torna-se capaz de pensar em todas as áreas da companhia, avalia as necessidades e os impactos que a decisão terá em cada setor, e como isso influenciará a empresa como um todo.   Mas que importância essa visão tem, como criá-la no seu negócio e que benefícios tem a oferecer? Confira este conteúdo que nós do EAG preparamos para você.  

Importância da visão sistêmica

  Após conhecer o conceito, deve-se entender a importância da sua aplicação nas diferentes áreas de uma empresa.  

Para a gestão

  Para o gestor, desenvolver a visão sistêmica é uma habilidade indispensável para garantir uma boa gestão.   Isso porque quem atua nessa posição estratégica e de comando precisa sempre estar a par de todas as áreas da empresa para tomar as melhores decisões. Assim, visualizar como cada parte influencia o todo é fundamental.   Além disso, um bom gestor também precisa incentivar que os colaboradores desenvolvam uma visão sistêmica e que a utilizem no cotidiano.  

Para o RH

  O conceito de visão sistêmica não é importante apenas na gestão. No RH os profissionais também precisam entender o que é a visão sistêmica para atrair e selecionar colaboradores que tenham essa habilidade no perfil.   Assim, fica mais fácil difundir esse conceito nas equipes e fazer com que ele faça parte da cultura organizacional da empresa.  

Para os colaboradores

  Em relação aos colaboradores, é essencial que tenham esse tipo de visão acerca da empresa para conhecer todos os processos.   Mesmo um profissional que atua no setor de vendas deve saber como funciona o setor de RH – ou vice-versa. Tendo essa visão geral, o funcionário compreende melhor sua função e sua importância na engrenagem da organização, o que faz com que gere melhores resultados.  

Benefícios da visão sistêmica nas empresas

  Os benefícios da visão sistêmica nas empresas são os mais diversos. Com gestores e colaboradores que aplicam a visão sistêmica, os projetos tendem a ser coordenados e executados da melhor forma, pois os profissionais passam a ver que tudo funciona de forma interligada.   Além disso, o gestor visualiza melhor e com mais clareza as responsabilidade de cada departamento. A partir disso, as tarefas são conduzidas de maneira mais dinâmica e organizada.   Porém os benefícios não param por aí, confira:  

Apoio na tomada de decisões

  Quando um gestor toma uma decisão considerando a visão sistêmica, a tendência é que ele tenha mais chances de optar pela melhor decisão para os negócios.   Visto que vai analisar o cenário com mais atenção a todas as questões, detalhes e fatores, sabendo como uma área impacta a outra, ou seja, consegue tomar decisões mais estratégicas.  

Melhoria contínua

  Outro benefício é que a visão sistêmica promove melhoria contínua em todos os processos e, consequentemente, nos resultados da empresa. Isso acontece porque os processos são desenhados e executados com mais qualidade e atenção.  

Aumento na produtividade

  A produtividade também é beneficiada, graças ao fato de que, com a visão sistêmica, os profissionais entendem melhor como suas atuações individuais são fundamentais para a empresa atingir metas gerais.   Assim, os colaboradores percebem a importância que representam para o negócio como um todo, despertando maior motivação e engajamento nas equipes. A partir disso, há melhora na produtividade.  

Redução de falhas

  Por fim, mais um benefício que vale a pena ressaltar é a redução de falhas, decorrente da motivação e do engajamento dos colaboradores. Afinal, profissionais que trabalham com mais motivação e comprometimento com as entregas têm uma taxa menor de retrabalho.   Veja também: Quais são as principais atividades de um CEO?  

Como desenvolver uma visão sistêmica em um ambiente empresarial?

  Você já entendeu o que é a visão sistêmica, assim como percebeu os benefícios que ela traz para o seu negócio. Mas como desenvolver e implementar esse conceito no seu ambiente empresarial?   Veja algumas dicas a seguir!  

Conheça a sua empresa

  Primeiramente é preciso que você conheça profundamente sua organização. Para isso, busque entender as funções e as responsabilidades de cada departamento. Conheça também os funcionários, suas competências e habilidades. Assim, terá maior capacidade de dominar o funcionamento da empresa.  

Entenda as metas e os objetivos

  Outra dica é estudar os objetivos e as metas adotados. Isso porque, para ter uma visão sistêmica, você precisa estar ciente dos anseios do negócio.   Então, conhecendo bem as metas e os objetivos, você compreenderá melhor onde a empresa está e aonde ela deve ir.  

Faça treinamentos

  Fazer treinamentos é uma estratégia valiosa para a implementação da visão sistêmica. Nesse sentido, crie um programa de capacitação em conjunto com o RH.   A partir dele, os colaboradores vão desenvolvendo essa habilidade de visualizar os processos e a empresa como um todo.  

Identifique os obstáculos

  Por fim, identifique os obstáculos e as origens de cada problema que encontrar. Essa é uma prática inerente a uma visão sistêmica.   Quem deseja desenvolver e aplicar esse conceito em uma empresa é obrigado a sair da superficialidade dos problemas. Isto é, analisar a fundo para encontrar a raiz de cada problema, para que, assim, ele não surja novamente.   Portanto, implemente a visão sistêmica na sua empresa e desfrute dos benefícios que essa abordagem oferece.   E não se esqueça: invista em treinamentos. Mas não apenas para os colaboradores, pois você enquanto Comandante também precisa se aperfeiçoar.   Para isso, navegue em nosso site e conheça o Programa EAG!
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO