Cuide de si: empresário, sua saúde importa

05.12.2019

Tão fundamental quanto cuidar da sua empresa é cuidar da sua saúde. Afinal, o nosso bem-estar reflete diretamente no nosso trabalho.

Um cenário muito comum é o do empresário, que trabalha muitas horas por dia e deixa de prestar atenção nos cuidados pessoais e na própria saúde. Consequentemente, ele acaba adoecendo. 

A verdade é que o dono de empresa pode sentir um mal-estar, mas tem medo de se ausentar do próprio negócio e a rotina operacional ir por água abaixo. 

Só que não precisa ser assim. Na verdade, não pode ser assim. Um empresário precisa saber como tornar a sua empresa autogerenciável, para que ele possa se ausentar em diversos momentos da vida.

Eu, por exemplo, já sofri da síndrome de Burnout. Um distúrbio ligado à vida profissional, que acontece quando nos sentimos esgotados fisicamente e mentalmente, de forma que nos paralisa. Foi nesse momento que eu percebi que eu precisava fazer alguma coisa para melhorar a minha vida como um todo.

Dito isto, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG (Empresa Autogerenciável), vou explicar para você porque é tão importante equilibrar a sua vida profissional com a vida pessoal, para garantir a sua saúde e a da sua empresa. 

Te desejo uma excelente reflexão!

Por que a saúde do empresário é o mais importante? 

Veja bem essa situação: um dono de uma empresa trabalha mais 10h, 12h, 14h por dia no próprio negócio. Ele faz todas as operações da empresa, fica sobrecarregado de trabalho… e, consequentemente, não tem tempo para viver. Se identificou?

Pois é. Esse “estilo de vida”, cada vez mais disseminado como “comum” para um empresário que está buscando atingir o sucesso, não é nada saudável. Esse empresário pensa em trabalho desde a hora que acorda até quando vai dormir - isso quando dorme. 

Mas algumas consequências sérias podem surgir a partir dessa rotina. Tem muito empresário que está tão focado no trabalho que esquece de se alimentar. Ou, então, que não dorme direito. E o corpo começa a responder, com batimentos cardíacos acelerados, dores no estômago… Entre tantos outros sintomas físicos.

Ou seja: nenhum corpo aguenta esse ritmo de vida, ainda mais quando as horas de descanso normais para um ser humano são comprometidas. Por isso, a tendência desse empresário é adoecer gravemente ou viver doente, no aspecto físico ou no mental. 

E esse acaba sendo o único estado que o obriga a parar: enfermidade.

Só que, quando esse empresário para, consequentemente a empresa dele para também. Afinal, ele é quem estava no controle de tudo, não delegava tarefas aos seus funcionários, e queria que tudo saísse do jeito dele. E uma empresa parada, obviamente, é uma empresa que não fatura. 

Você pode saber mais sobre como DELEGAR TAREFAS aos seus funcionários nesse vídeo aqui:

 

https://youtu.be/Pc66TIUHBZM

Essa empresa parou porque esse empresário não se planejou, e não preparou a empresa para atuar como uma empresa autogerenciável e madura. Por isso, a ausência repentina desse empresário pode dar fim no faturamento da empresa.

Daí, vem conta atrás de conta. Prejuízo atrás de prejuízo. Os clientes vão embora, os funcionários pedem para sair, a concorrência engole o seu negócio. Quando esse empresário vê, a empresa se encontra à beira da falência. E isso pode deixá-lo ainda mais doente. 

Por isso o dono de empresa precisa se preocupar consigo mesmo antes de se preocupar com sua empresa. Parece uma manobra que não tem muito a ver com seu propósito como dono de uma empresa, mas é a sua vitalidade que vai lhe permitir ser de fato, inspirador para seus funcionários. 

Precisando de mais um choque de realidade para começar a agir diferente? Lá vai.

15 doenças mais comuns entre empresários

Em 2015, a operadora de saúde Omint realizou uma pesquisa sobre o bem-estar dos executivos brasileiros. E foram constatadas 15 doenças que são as mais comuns entre esse grupo.

A rinite foi a campeã, seguida de alergias de pele. Alguns dos motivos que colaboraram para essas incidências foram a qualidade do ar condicionado das empresas e a falta de limpeza adequada em carpetes, item muito presentes nos escritórios. 

Mas a lista também destaca problemas relacionados à falta de exercícios físicos, provenientes das jornadas exageradas de trabalho. Sobrepeso e dores musculares se destacam nesse quesito.

Veja essa lista das 15 doenças mais comuns entre os empresários brasileiros e repare se você sofre de algum desses males. Você pode nem ter associado essas doenças com a sobrecarga de trabalho:

  • Rinite;
  • Alergias de pele;
  • Sobrepeso;
  • Dores no pescoço e ombros;
  • Problemas de visão;
  • Ansiedade;
  • Enxaqueca;
  • Colesterol alto;
  • Asma ou bronquite;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Pressão alta;
  • Dores nos braços ou mãos;
  • Dores nas costas;
  • Problemas de tireóide.

Essas doenças podem causar diversos impactos negativos na sua vida de empresário. As doenças de pele, por exemplo, podem limitar a sua presença na empresa, ou até mesmo o seu contato com outras pessoas. 

Isso sem contar das dores, que podem ocasionar lesões mais graves, e a pressão alta que torna impossível lidar com fortes emoções. E a vida de empresário é, basicamente, saber lidar com muitas emoções. 

Fora a depressão e a ansiedade, que podem prejudicar o seu relacionamento com todos ao seu redor, incluindo os próprios funcionários.

Ou seja: algumas doenças podem se tornar graves na sua rotina, que até impossibilitam o empresário de gerir a empresa e a própria vida. O seu propósito tinha esse fim? Imagino que não.  

Como cuidar da saúde estando à frente de uma empresa?

Se você percebeu que está tendo uma jornada de trabalho exaustiva e ficando doente com frequência, a primeira coisa que você precisa fazer é separar a sua vida profissional da sua vida pessoal. 

“Ah, Marcelo, mas é difícil”. Tem gente que vai me dizer isso. Mas não é. Eu, por exemplo, já sofri a síndrome de Burnout, que é quando há um esgotamento pessoal e profissional, graças ao excesso de trabalho. Essa síndrome pode vir de doenças como a ansiedade e a pressão alta.  

Eu sofri os sintomas de Burnout quando tentei abraçar todas a operação de uma das minhas empresas. E, quando vi, entrei em colapso. 

Mas como, hoje, eu consegui separar a minha vida profissional da minha vida pessoal? Porque eu consegui tornar a minha empresa autogerenciável.

Lembre-se: o empresário que vive para o negócio dele não vive para ele próprio. Afinal, não sobra tempo para cuidar de sua saúde. E, se esse empresário não cuida de si e tem uma empresa totalmente dependente, a sua empresa também está ameaçada de adoecer. 

Por isso eu vou te mostrar como você cuida da sua vida profissional para poder cuidar da sua vida pessoal. E tudo isso tem a ver com gestão e gerenciamento. 

Cuide da sua empresa…

Se um empresário trabalha sem parar na própria empresa, executando todas as operações sozinho, a primeira coisa que eu percebo é uma falha de gestão. 

Esse fator centralizador não só afeta a sua saúde, mas também deixa sua empresa longe de ser autogerenciável.

Veja bem: toda empresa conta com dois tipos de trabalho. Um é o operacional, realizado pelos funcionários, que busca entregar produtos ou serviços aos clientes. O outro é o estratégico, feito pelo empresário, visando levar a sua empresa ao sucesso.

E de que forma esses dois tipos de trabalho se realizam? Alinhando constantemente a empresa à sua cultura organizacional, que é o conjunto que engloba os seus funcionários e os valores que conduzem todo o funcionamento do negócio;  e desenvolvendo, capacitando e delegando tarefas aos seus colaboradores.

Comandante, se você quiser saber mais como desenvolver uma cultura organizacional na sua empresa, separei um conteúdo interessante para você:

 

https://youtu.be/-v6QWTq8hN8

 

Ou seja: o lugar do dono da empresa não é no operacional do seu negócio. Isso é tarefa dos funcionários. Por isso, é imprescindível que você tenha confiança na sua equipe. Seu papel, com eles, será o de delegar tarefas para eles executarem. 

Quanto mais confiança você tiver em seus funcionários, e quanto mais você reconhecer a qualidade dessas entregas, mais satisfeitos eles vão se sentir na sua empresa. Além disso, eles vão saber que tipo de resultado devem entregar. 

Dessa forma, você não precisa ficar no controle de tudo. Por isso, delegue tarefas para a sua equipe. O tempo que você perderia fazendo o trabalho dos outros, vai se tornar em um tempo de qualidade para você fazer o que realmente importa fora do trabalho.

Esse é um dos segredos de uma empresa autogerenciável. O empresário que faz isso não tem uma empresa dependente e está em busca do sucesso.

… para cuidar de si

Agora que você já sabe como mudar radicalmente a vida do seu negócio, você vai ver que vai lhe sobrar tempo. E esse tempo será usado para cuidar da sua vida.

Organize-se, calcule o tempo que você irá ganhar se realmente se empenhar em tornar a sua empresa autogerenciável.

E isso inclui a prática de um exercício físico, marcar consultas médicas, cuidar da mente e passar um tempo de qualidade ao lado da família.

Para mim, isso é uma vida de alta performance: quando eu separo o pessoal do profissional. 

E eu só consegui fazer isso porque eu tornei a minha empresa em autogerenciável. Após conseguir alinhar e arrumar todos os processos do meu negócio, ganhei tempo de vida. E, para mim, meu tempo de vida é fundamental para aproveitar com as minhas filhas.

Por isso, saiba quais são as suas prioridades da vida pessoal e encaixe-as na sua rotina. O mais importante é você ter tempo de descanso e de lazer para conciliar com o trabalho. E, assim, evitar problemas de saúde. 

Considerações finais

A sua saúde está diretamente relacionada à saúde da sua empresa. 

Quando você tem tempo de se exercitar, de aproveitar o seu tempo livre, de se alimentar bem e descansar regularmente, isso reflete na forma como você conduz a sua empresa. Agora, quando você vive preso ao seu trabalho, você não está cooperando para continuar a frente dele. 

Por isso que muitos empresários acabam levando suas empresas ao caos. Trabalhar muito não é sinônimo de trabalho duro. Isso acaba se tornando um trabalho burro, quando você concentra todas as atividades da empresa para si, levando a si à exaustão.

Então, a forma ideal de separar a sua vida profissional da pessoal é tornar a sua empresa em autogerenciável. Não permita que o seu negócio se torne dependente da sua presença. 

Delegue tarefas aos seus funcionários, capacite-os para fazê-las e trabalhe na parte estratégica do seu negócio, que é onde você já deveria estar.

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a acabar  com o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO