4 maneiras de trabalhar a sua Gestão de Energia

14.06.2016
Transcrição do vídeo abaixo A grande verdade é o seguinte, as pessoas ficam querendo fazer gestão de tempo, gestão de tarefas, utilizar um monte de técnicas que efetivamente funcionam. Tem o método do Pomodoro, o GTD, há vários métodos que podem ser utilizáveis, mas que eu falarei em outro post. A verdade é que ao invés de você fazer gestão de tempo ou de tarefa, antes disso existe uma técnica mais importante que você precisa fazer que é Gestão de Energia, por incrível que pareça. Quem faz uma abordagem bastante interessante sobre esse assunto é o americano Tony Schwartz, em seu livro chamado What Really Matters. Eu tenho procurado praticar o que ele diz em seu livro e achei importante compartilhar isso com vocês. 

Energia Física

Quando a gente tem altos níveis de energia, nós produz muito mais. Schwartz dividiu, nos estudos dele, a energia em 4 aspectos. Primeiro aspecto é a Energia Física, e o que eu quero dizer com energia física? Duas coisas: alimentação e exercícios físicos. Alimentação para tudo aquilo que você come e te faz produzir mais energia ou te deixa mais cansado. Já exercício físico, a capacidade de liberar algumas substâncias no seu organismo, entre elas endorfina, e muitas outras que vão fazer com que você tenha disposição e níveis de energia maior para você produzir mais resultados para a sua empresa e no seu dia a dia. 4 maneiras de trabalhar a sua Gestão de energia

Energia mental

Outro aspecto é Energia Mental. O que acaba acontecendo com a gente, dono de pequenas e médias empresas, nós temos muitas ideias, a cabeça fica borbulhando de informações, ideias, coisas que vão ser legais, que não vão, problemas em casa, com funcionário entre outras coisas. O que acontece quando você tem um monte de ideias na cabeça, a sua energia mental vai lá embaixo. Muita coisa funcionando na cabeça faz com que a sua produtividade diminui. Se você quiser ter energia mental você tem que aprender a controlar essas “vozes” que tem na sua cabeça. Especialistas falam o seguinte, você precisa viver no momento presente. Se você viver no momento futuro você vai ficar ansioso por alguma coisa boa ou ruim que vai acontecer, por exemplo, você está para fechar um contrato e fica ansioso por aquilo. Ou tem algum problema acontecendo e isso pode ter uma consequência grave e você fica preocupado com aquilo. Então quando você fica ansioso significa que você está vivendo no momento futuro e isso não é bom. O mesmo acontece quando você começa a remoer problemas do passado e não sabe superá-los.

Energia emocional

Nós seres humanos somos uma coleção de emoções. Alegria, tristeza, mágoa, depressão, etc. Se não conseguimos controlar nossas emoções o nosso nível de energia decai. Dependendo da emoção, o nível de energia vai lá em cima, por exemplo, se você está muito feliz. Mas por outro lado, você está passando por uma dificuldade financeira, algum rever na vida, o que acontece? A sua energia vai lá embaixo. E a grande verdade é que tudo isso acontece por conta de emoções. E as emoções são interpretações da realidade, não quer dizer que aquela emoção é verdadeira. Pra você trabalhar emoções de uma maneira melhor, eu te aconselho duas coisas: procurar um Coach ou o meu amigo André Lima do EFT Brasil. Ele fala sobre emoções, em como lidar com emoções negativas, esse tipo de coisa. Tem uma técnica que chama EFT, uma técnica fantástica, eu utilizo e eu recomendo que você faça também.

Energia espirita

Quando eu falo de Energia Espiritual eu não estou querendo me referir a nenhum tipo de religião, não é o caso. Mas eu só quero dizer que com a energia espiritual você precisa ter um propósito de vida. Trabalhar por alguma coisa que é maior do que você mesmo, ter um propósito para você deixar um legado. Quando você tem um propósito, quando você pensa no legado que você vai deixar ou quando aquilo que você faz é impactante para você, para sua família, para seus amigos, o teu nível de energia vai muito além. As pessoas gostam e se sentir energizadas quando elas trabalham por alguma coisa que elas entendem que aquele projeto é maior que elas mesmo. E quando você faz isso seu nível de energia fica muito alto. Gestão de tempo, de tarefa, tudo isso é muito importante, mas uma camada superior, anterior e mais profunda é a Gestão de energia e aconselho você a começar a exercitar essa técnica que tenho certeza que seu desempenho será bem maior e benéfico para sua empresa. ]]>
Compartilhe

QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO